Rondônia, 20 de outubro de 2017

Coluna Papo Reto: Partido progressista, Crime e Ecologia e Xeque-Mate em Cacoal

Publicidade

LULA E A PRESIDÊNCIA

No último dia 13 deste mês, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva esteve em Curitiba para depor em mais uma ação em que ele é réu, acusado de ser o chefe de uma quadrilha que teria armado um esquema para desfalcar os cofres públicos. Lula nega todas as acusações e se diz vítima de uma armação da imprensa, juntamente com o Ministério Público e o Judiciário. Neste caso específico do depoimento da semana passada, o líder petista é acusado de ter negociado com o empresário Emílio Odebrecht um terreno onde seria construído o Instituto Lula. O ex-presidente afirma que tem dúvida sobre a isenção do juiz Sérgio Moro responsável pelas ações relacionadas com a Lava Jato que tramitam em Curitiba. Muitas pessoas acreditavam que após o ex-ministro Antônio Palocci ter feito declarações onde cita Lula como chefe do esquema, a popularidade do petista caísse nas pesquisas sobre a sucessão presidencial em 2018. Lula aumentou os percentuais e lidera com folga todos os cenários possíveis pesquisados pelos institutos. É possível, segundo um especialista da área, que o eleitor brasileiro não tenha sido contaminado pelos meios de comunicação que pregam todos os dias acusações contra Lula.

ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

Os últimos dias de mandato do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, à frente da Procuradoria serão lembrados pelos caciques do PMDB por muitos anos. A questão é que o PGR encaminhou, dois dias antes de deixar o cargo, uma nova denúncia contra o presidente Michel Temer. Na última quarta-feira, o Supremo iniciou a votação sobre o envio ou não da denúncia à Câmara dos Deputados. Na votação, os ministros da Suprema Corte decidiram, por 10 contra 1, encaminhar a denúncia em que Michel Temer é acusado de chefiar uma organização criminosa e tentar obstruir a Justiça. O único voto a favor de Temer foi do ministro Gilmar Mendes que proferiu discurso inflamado em defesa do presidente. Nos últimos meses, Gilmar Mendes tem atuado como uma espécie de advogado de Temer no STF, fato que tem irritado milhões de brasileiros. Além de assumir publicamente a defesa de Michel Temer e diversos outros políticos acusados de inúmeros crimes, o ministro se transformou em inimigo declarado do ex-procurador geral da república e chegou a dizer que Rodrigo Janot deveria ter pedido a própria prisão. Na primeira denúncia enviada ao STF por Janot, o presidente precisou distribuir mais de 4 bilhões em emendas para convencer os aliados de que a denúncia era frágil. Agora vem outra denúncia. Analistas afirmam que a segunda é mais grave e mais bem fundamentada, o que vai exigir muito trabalho do grupo de defende Temer.

PARTIDO PROGRESSISTA

Na semana passada, o Partido Progressista passou a ter nova Diretoria Municipal no município de Cacoal. O Engenheiro Agrônomo Fernando Martins de Almeida, funcionário da EMATER, foi nomeado para conduzir os destinos progressistas. Fernando foi candidato a vereador pela sigla em 2016 e obteve excelente vocação. A escolha do seu nome para presidir o PP em Cacoal representa muito mais solidez para os planos da presidente estadual da agremiação, porque ela poderá ter um grupo realmente muito forte que se movimentará para ganhar votos para na Capital do Café. Sendo assim, é provável que o nome de Jaqueline seja escolhido pelo PP de Cacoal como o único nome da sigla para disputar uma cadeira na Câmara federal por Cacoal. “Estamos nos organizamos para fazer o partido crescer a cada dia no estado e a atuação da nossa presidente estadual tem sido determinante, por isso queremos trabalhar para tê-la ocupando uma cadeira em Brasília”, comentou Fernando Agrônomo, ao assumir a presidência do PP. Atualmente Jaqueline Cassol tem visitado todos os municípios organizando o partido e conversando com as lideranças locais. Certamente o nome dela estará entre os nomes mais destacados na disputa por uma cadeira federal.

CONFÚCIO PROMETE AROCHO

O governador Confúcio Moura publicou em seu blog uma opinião onde determina que seus assessores promovam o máximo de arrocho na liberação de recursos apara diárias, cursos, viagens e treinamentos de servidores. Certamente ele não sabe que praticamente todos os setores de seu governo sofrem com a falta de recursos para as necessidades mais básicas. As polícias civil e militar não têm viaturas, material de expediente e muitas vezes nem combustível para trabalhar. O arrocho, como sempre, vai atingir apenas os servidores de patentes irrelevantes, porque os tubarões vão continuar tendo os privilégios do Governo da Cooperação. Os afilhados de deputados e senadores que estão no governo não sofrerão nenhum corte de verbas, pois eles são alimentados com privilégios justamente por serem cabos eleitorais do governo. O recado dado pelo governador em seu blog é uma tentativa de dizer que seu governo faz economia, mas a publicação tem um viés mais eleitoral. Como no próximo ano teremos eleições e Confúcio é cogitado para disputar um cargo, é natural que ele queira passar a imagem de político certinho e econômico. Esse arrocho que Confúcio Moura exige de seus subordinados é o arrocho do arrocho, porque diversos setores do governo estão quebrados. Dois dias depois de fazer a postagem no blog, o próprio governador autorizou inúmeras viagens de secretários e outros assessores de luxo.

CRIME E ECOLOGIA

A situação de poluição dos rios que cortam o município de Cacoal é uma coisa muito preocupante, em virtude do nível em que a poluição chegou. Uma simples averiguação pode revelar que dezenas de esgotos residenciais despejam todo tipo de sujeira, todos os dias, no leito dos rios. Não existe nenhuma fiscalização e a situação é muito grave. O vereador Nilton Cesar da Mata, que tem buscado acompanhar de perto a situação, recebeu uma informação de que existe um esgoto que sai do Hospital Regional de Cacoal e cai no Tamarupá, um dos rios atingidos pela poluição no município. Caso esta informação seja verdadeira, é necessário que os eventuais culpados sejam punidos, porque seria uma contradição sem precedentes. Já está programada uma ação com a participação de cerca de 80 pessoas entre voluntários e instituições públicas para iniciar os trabalhos de limpeza e tentativa de despoluir os rios. Os trabalhos começam pelo rio Pirarara e posteriormente os demais, objetivando que todos os rios que banham a cidade passem pelo processo de limpeza. Pelo que consta nas avaliações, inúmeras toneladas de lixo de todo tipo foram jogados nos rios de Cacoal, nas últimas décadas. É uma realidade muito trágica!!!

XEQUE-MATE EM CACOAL 

A prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues Neri (PMDB) vai precisar de muita habilidade para resolver um problema provocado pelo vereador Euzébio Brizon, do mesmo partido da prefeita. Ocorre que Brizon fez algumas declarações muito infelizes em áudios que circulam em todos os grupos de whatsapp do município. Nos citados áudios, ele reclama de assessores da prefeita e declara que no dia seguinte procuraria a prefeita para dizer a ela que ela teria que decidir com quem fica. As declarações possuem um tom muito autoritário e que sugerem a ideia de que o vereador que manda na administração. O vazamento dos áudios ocorreu na quarta-feira, mas até o presente momento o vereador parece não ter procurado a prefeita. Caso as pessoas que ele cita nos áudios continuem no cargo, ele sofrerá um desgaste muito grande, pois vai deixar a impressão de que não tem credibilidade com a administração. Caso as pessoas que ele diz claramente que iria “pedir a cabeça” sejam exoneradas, então ele realmente manda na administração e neste caso o descrédito será da prefeita. As pessoas que conhecem melhor Euzébio Brizon dizem que ele só faz barulho, mas é controlado pela prefeita.

 SOLIDARIEDADE EM CACOAL

Nem tudo no município de Cacoal é objeto de discórdia! No próximo dia 11 de novembro, no Cacoal Selva Park, haverá um Jantar Solidário cuja finalidade é a aquisição de recursos e de apoios para o Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (CERNIC). A instituição tem exatamente as mesmas atividades da APAE no município e faz um trabalho realmente digno de merecer elogios. Vale destacar que as pessoas que dirigem o CERNIC são pessoas muito dedicadas, tecnicamente capacitadas e de excelente conduta moral. Esses dados sobre a direção da instituição servem para destacar que os poucos recursos que chegam ao CERNIC são administrados de maneira muito transparente e as famílias atendidas sabem de tudo que acontece. Na realidade, em um país com tantos problemas morais e éticos, o CERNIC é um belo exemplo de amor ao próximo, de seriedade, de solidariedade de ética e organização. Talvez seja por isso que a sociedade cacoalense costuma colaborar nas ações realizadas pelo CERNIC. Em uma avaliação mais criteriosa, pode-se verificar claramente que, se recebesse o apoio que merece do poder público, o CERNIC seria uma referência não somente na região Central do estado de Rondônia, mas em todo o estado. Todas as pessoas interessadas podem comparecer ao Jantar Solidário do dia 11, pois, além de conhecer a história, as pessoas poderão contribuir com o importante trabalho do CERNIC.

INSTITUTO DA UTOPIA

O PMDB do estado de Rondônia é muito folclórico mesmo! Poucos dias atrás, o governador Confúcio Moura viajou para um município do interior de Minas Gerais, para receber o prêmio de “melhor governador do Brasil”. Ninguém sabe quem votou na pesquisa, nenhuma pessoa de Rondônia foi entrevistada e ninguém conhece o instituto que fez a pesquisa. Agora, estranhamente, a prefeita de Vilhena, Rosani Doandon, também do PMDB, amiga de Confúcio Moura e aliada de primeira hora do governo é “eleita” pelo mesmo “instituto” como a “melhor prefeita do Brasil”, com uma aprovação, segundo a assessoria da prefeitura de Vilhena, de 81% aceitação popular. Pelo andar da carruagem, só está faltando o mesmo instituto, daqui alguns dias, eleger o deputado Juracy Barbosa , conhecido por algumas pessoas como “Só na Bênção”, ser eleito como o “melhor deputado do Brasil”. Juracy Barbosa é um dos deputados mais inexpressivos da história de Rondônia. A escolha de Rosani Donadon como a “melhor prefeita do Brasil” resolve um grande problema do PMDB. Agora, o partido de Eduardo Cunha, Geddel Vieira e Valdir Raupp já tem um nome para disputar a presidência da república: a prefeita de Vilhena.

HERMÍNIO COELHO E CONFÚCIO MOURA

O deputado Hermínio Coelho esteve, poucos dias atrás, em Cacoal onde participou de algumas atividades políticas, entre elas o anúncio do início dos trabalhos de recuperação das estradas vicinais de Cacoal que contam com recursos de emendas parlamentares de iniciativa do deputado pedetista. Além disso, Hermínio participou da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores da Capital do Café e foi convidado a usar a palavra. Na ocasião, ele comentou que havia a possibilidade de acontecer a filiação do governador Confúcio Moura ao PDT, sigla dominada pelo senador Acir Gurgacz no estado. Hermínio Coelho é conhecido no estado como o maior opositor do governador, mas afirmou na tribuna da Casa de Leis de Cacoal que aceitaria apoiar uma eventual candidatura de Confúcio ao senado, caso o governador entre para o PDT. Já há algum tempo que existem comentários sobre a possibilidade de Confúcio deixar o PMDB e migrar para uma sigla onde ele possa encontrar guarida para seu projeto político. Isto quer dizer que o sonho do deputado Maurão de Carvalho de disputar a cadeira hoje ocupada por Confúcio pode ser, mais uma vez, adiado, visto que o PMDB estaria negociando uma composição em que o senador Valdir Raupp possa ter mais chance de disputar sua reeleição. A situação do senador do PMDB este não é tão simples, pois ele é acusado por delatores da Lava Jato e por membros do MPF de ter recebido recursos ilegais de campanha..

ELEIÇÕES NO SINTERO

Nos próximos dias deverá começar oficialmente o processo eleitoral para renovar a Diretoria do SINTERO. Pelas informações que circulam nos bastidores, Nereu Klosinski e Manoelzinho do Sintero já estão se movimentando desesperadamente nos bastidores. Eles trabalham para ampliar o tempo que estão dirigindo o sindicato da educação em Rondônia. O grupo liderado por Nereu, Manoelzinho e outros dinossauros do sindicalismo rondoniense está há quase 30 anos no comando do Sintero. Sempre que chega o período eleitoral, eles inventam alguma história para se perpetuar no poder. Este ano, a história contada por eles em todos os lugares é que, para haver união no sindicato, não pode ter mais de uma chapa. Além disso, eles passaram a atacar diversos filiados que não concordam com a atual situação do Sintero e querem a mudança. Para tentar impedir a mudança que parece muito provável, os dirigentes atuais passaram a vincular os nomes de possíveis adversários com políticos que a categoria tem restrições. É uma maneira sórdida de tentar se manter no poder. Nas eleições de 2014, eles andaram o estado inteiro dizendo o que candidato concorrente era presidiário. Tudo mentira! Parece que a estratégia de mentir e inventar fofocas é uma das armas preferidas por alguns sindicalistas que estão no comando do sindicato hoje. Resta saber se os filiados irão acreditar em novas mentiras, mais uma vez.

MALA PRETA

O processo eleitoral do Sintero, aliás, precisa melhorar muito. Esta semana, uma pessoa da atual Diretoria Executiva partiu de Porto Velho e passou em diversos municípios com a missão de comprar pessoas que fazem parte da oposição. É lamentável que dirigentes de uma entidade sindical que é constituída de trabalhadores da educação adotem esse tipo de postura, em pleno século XXI. Felizmente, a missão de tentar corromper opositores foi infrutífera, porque as pessoas ouviram as propostas e se recusaram a aceitar. Antes, os dirigentes que estão à frente do sindicato por quase 30 anos fizeram de tudo para que existisse uma única chapa. Quando perceberam que está estratégia poderia fracassar partiram para o esquema da mala preta. É difícil saber de onde veio o dinheiro que seria usado para comprar filiados, mas é possível que seja do próprio sindicato. Claro que pode não ter a participação de todos os dirigentes, porque alguns deles não concordam com essa prática, mas é preciso que todos os filiados fiquem atentos.

PARLAMENTANDO

Ponte de safena

Um político ladrão vai preso depois de ser acusado de coagir testemunhas, desviar verbas públicas e roubar algum dinheiro público. Já no xadrez, a velha raposa passa mal do coração e é levada às pressas pra um hospital. Depois de todos os exames, o médico explica, com ar grave:

— Não chegou a ser um infarte, mas terei que fazer uma ponte de safena no senhor.

O político olha pra um lado, olha pro outro, puxa o médico pelo colarinho e diz baixinho no ouvido dele:

— Uma ponte não, doutor… Faça logo três, superfaturadas: uma pra mim, uma pra minha família e a terceira o senhor divide com sua equipe.

Fonte: Jornal Correio de Rondônia

Publicidade

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Comente com o Facebook

Publicidade

Previsão do Tempo

Publicidade

Últimas Notícias