Rondônia, 16 de dezembro de 2017

Coluna Social Jusmar Lustoza – Ponto E

Noite de autógrafos – IES

– Despertando desde cedo o gosto pelo universo literário, a equipe do Instituto Educacional Soma-IES desenvolveu projeto com 52 alunos, entre 3 e 5 anos, no sentido de cada um construir o seu primeiro livro. Missão cumprida! Na coordenação pedagógica, a professora Ana Rúbia Menezes contou com o apoio das professoras de língua portuguesa da instituição, Cláudia Tigur, Andressa Borges e Shirley Andrade. O lançamento das obras aconteceu em noite de autógrafos nesta terça-feira em cerimônia realizada na própria instituição. Presença importantíssima dos pais dos autores mirins, incentivadores incondicionais. Nobre iniciativa!!

Criatividade x Desenvolvimento

– A Associação Comercial e Industrial de Cacoal – ACIC realizou importante palestra no auditório da Unesc, grande parceira, nesta quarta-feira, voltada principalmente para os empresários. O tema “Economia criativa como estratégia de desenvolvimento” foi desenvolvido pelo professor Dr. Ronaldo Lemos. Currículo invejável!! Foi recebido e acompanhado em Cacoal pela presidente da ACIC, empresária Daniela Bianchini, e sua equipe. 10!!!

Segurança x Tecnologia

– Cacoal foi o município escolhido pela ALCA Network (distribuidora de tecnologia em soluções de segurança), com o aval e presença do proprietário, Guilherme de Mello Barandas, de Maringá-PR, para sediar o 1º Encontro Tecnologias em Monitoramento para Segurança Pública em Rondônia. A escolha foi porque Cacoal se tornou referência no Estado no sistema de videomonitoramento por meio das ações de uma central que é gerida pela Associação Comercial e Industrial de Cacoal-ACIC, sob a presidência da empresária Daniela Bianchini, e controlada pelo 4º BPM, sob a batuta do comandante Júlio Iago Vieira Trindade, com manutenção por meio de parceria com o Poder Executivo Municipal e iniciativa privada. O objetivo maior foi buscar aprimoramento no quesito segurança, como contagem de pessoas, reconhecimento facial e de placas. Participaram autoridades, prefeitos, associações comerciais, gestores públicos e entidades ligadas ao setor de segurança de todo o Estado. A sociedade agradece!!

Dia do Doador de Sangue

– No Dia Mundial do Doador de Sangue, 25 de novembro, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia Fhemeron, unidade de Cacoal, recebeu os doadores em clima de festa, servindo farto café da manhã e sorteando brindes ofertados por empresas do município que sempre estão envolvidas nas ações sociais. O aposentado Nilton Gomes dos Reis, doador fiel há muitos anos, foi contemplado com o presente da Farmácia Yassuda, recebendo das mãos do empresáro Romeu Moreira. Mais que parabéns e presente, merece nossas reverências por sempre ter sido um cidadão consciente e consequentemente responsável por ter ajudado a salvar muitas vidas.

Verão Santa Lolla

– A Santa Lolla lança sua coleção Verão. Arrojada!! Na loja de Cacoal registramos algumas peças e consequente satisfação da equipe pela grande procura dos clientes, atendendo todos os estilos. Em foco no site jusmarlustoza estão as linhas Fun, Tubarão, Infantil, e, dando um destaque maior, já que falamos em verão, a linha Aloha está “top”, destacando a moda praia, inspirada com força no Havaí. Os preços? Imbatíveis! Falando em preço, nas compras acima de 450 reais você leva de presente uma linda toalha de praia Aloha. Show!! Assinam embaixo as consutoras de venda (esq. p dir.) Micheli Betini, Nagila Campi e Sara Constâncio. “Au concour”!!

Procurando Nemo

– Em mais uma superprodução, sempre surpreendendo o grande público, a professora de balé e empresária Adriana Barbosa; ao centro; consolida cada vez mais a sua competência no que se propõe a fazer. O espetáculo “Procurando Nemo”, realizado no Teatro Municipal de Cacoal no último sábado, foi impecável!! O Ballet&Cia Adriana Barbosa tornou-se um celeiro de grandes talentos, descobertos e incentivados pela professora Adriana, com aguçado feeling, o que lhe permite sentir sinais de boa desenvoltura nos alunos, mesmo ainda muito pequenos. Parabéns e mais sucesso!!

Um brinde

– O brinde vai para a empresária Ana Maria Marcon (Revisa). Festejou aniversário na última segunda-feira. Semana especial de muitos cumprimentos da longa lista de amigos que conquistou em tantos anos morando e apostando em nosso Estado. O carinho especial, além da família, vem do esposo, o empresário Acelino Marcon. Casal “20”!!

ABEC em festa

– Semana especial no Instituto de Idiomas ABEC. A jovem Cindy Spagnol, filha da teacher Elizângela Spagnol, comemorou anivesário na última quarta-feira, 29. “Congratulations”!! E o ditado se repete na vida real: “filho de peixe, peixinho é”. A aniversariante domina o inglês como ninguém, fruto de muito estudo e respeito à metodologia proposta pela escola. “Cheers”!!

Em Espigão

– O empresário e advogado Márcio Dettmann reúne a família e amigos neste domingo para comemorar a passagem do seu aniversário, 2 de dezembro. Aproveita o almoço também para se confraternizar com os convidados, já dando boas vindas ao Natal. O chamego maior vem da namorada, a jovem Francielen Onofre, bacharel em Direito. Felicidades!!!

Neste sábado!!

– Esta semana recebemos nossos convidados do programa Ponto E na Revestir Prime. Entre eles, a professora Sandra Carrijo Marques, diretora geral do IES e presidente da Facimed, e o presidente da Fundação Cultural de Cacoal – Funccal, Emanuel Alves, destacando todas as iniciativas para comemorar o aniversário de 40 anos de Cacoal, brindado no último domingo. Data mais que especial!! O programa vai ao ar neste sábado ao meio dia pela TV Suruí, canal 15. Veja também em vários horários pelas redes sociais.

16º Seminagros

– A 16ª edição do Seminário Internacional de Agricultura, Pecuária, Logística e Turismo Sustentável – Seminagros estará acontecendo no início da próxima semana, 04 e 05 de dezembro, no Maxímus Hotéis, em Ji-Paraná, sendo que a iniciativa será marcada também por momento de homenagens, o Prêmio Ecoturismo. Na programação do evento está a palestra com o tema “Educação Ambiental para a juventude após o Acordo de Paris”, que será ministrada pela Dra. Marialice Antão, mestre em Direito do Urbanismo e do Meio Ambiente e doutora em Direito Ambiental, ambos pela Universidade de Limoges/França. O evento reunirá os principais players públicos e privados dos estados do Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Acre e Amapá, que discutirão os novos rumos desses estados frente à realidade da abertura das saídas para o Pacifico, com a visão holística dos países andinos e suas populações de milhões de consumidores dos produtos amazônicos brasileiros e troca com os amazônicos internacionais. Maiores informações: (13) 97411-5099.

Aluno Pesquisador

– Egresso do curso de Biologia da Facimed é destaque em escola de Seringueiras pelo prêmio professores do Brasil. O biólogo Cristiano Santos Tamandaré se formou em 2013, e logo em seguida passou a lecionar em uma escola de Seringueiras. Em 2017, teve a ideia de criar o projeto “Aluno Pesquisador” com o objetivo de incentivar a iniciação científica nos estudantes e tornar as aulas de ciências mais interessantes. A participação dos alunos, divididos em 4 grupos, foi de todas as formas, desde o primeiro diálogo, com perguntas e dúvidas, até colocar em prática o projeto. Os grupos pesquisaram temas importantes para a sociedade, como o consumo de água na zona rural e na zona urbana de Seringueiras, lixo e educação ambiental e bullying na escola. Os artigos foram aceitos para publicação no X-SED Seminário de Educação, Desafios Contemporâneos Para Educação Amazônica e no IV Seminário de Educação Inclusiva. O projeto “Aluno Pesquisador” rendeu ao professor o título estadual do Prêmio Professores do Brasil 10ª edição. Parabéns!!!

Publicidade

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Comente com o Facebook

Publicidade

Previsão do Tempo

Publicidade

Últimas Notícias