×

Em sete meses, mais de 600 casos de violência contra a mulher são registrados em Ariquemes

Denúncias podem ser feitas pelos contatos 190 da Polícia Militar, 197 da Polícia Civil e 180 da Central de Atendimento à Mulher.

Em sete meses, mais de 600 casos de violência contra a mulher são registrados em Ariquemes

Foto: Reprodução

O número de casos de violência contra a mulher em Ariquemes (RO) aumentou cerca de 18% nos primeiros sete meses de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados repassados pela Polícia Civil.

De janeiro a julho de 2021 foram registrados 511 casos de violência contra a mulher, entre eles: lesões corporais e ameaças. Já em 2022, no mesmo período, já foram 607 casos registrados.

Quando se trata de feminicídios, que é quando a mulher é assassinada pelo fato de ser mulher, somente neste ano, dois casos foram confirmados e outras quatro tentativas registradas. A tabela abaixo também mostra os casos tentados e consumados dos dois últimos anos:

continua após a Publicidade

Quantitativo de inquéritos policiais de casos onde a vítima é mulher em Ariquemes (RO)

202220212020
Feminicídio consumado212
Feminicídio tentado490

Medidas protetivas

Segundo dados repassados pela Polícia Militar (PM) sobre a patrulha Maria da Penha, até o mês de julho nas cidades da região do Vale do Jamari rondoniense, haviam 324 medidas protetivas de urgência ativas.

As medidas protetivas são ordens judiciais que têm objetivo de proteger pessoas que estejam em situação de risco, perigo ou vulnerabilidade. A Lei Maria da Penha, por exemplo, prevê a solicitação de medidas protetivas para impedir a violência doméstica, fazendo com que o agressor não se aproxime da vítima.

Após as denúncias, os casos são encaminhados para a Delegacia da Mulher em Ariquemes para que possa ser formada uma rede de proteção.

Para que a vítima saia dos ambientes de violência o município conta com uma casa para acolher a mulher e também, se necessário, os filhos.

Denúncias podem ser feitas pelos contatos 190 da Polícia Militar, 197 da Polícia Civil e 180 da Central de Atendimento à Mulher.

Ver comentários

Continue Lendo...

Auxílio emergencial para famílias atingidas por cheia é criado em Ariquemes

Uma lei sancionada em Ariquemes (RO) criou um auxílio financeiro para as famílias vítimas da enchente do rio Jamari. Serão pagas duas parcelas mensais no valor de um salário mínimo, cerca de R$ 1,2 mil…

Leia Mais
Foto: Ilustrativa/Pixabay

Evento online conta com músicos, dançarinos, atores e outros artistas na programação.

Leia Mais
Dr. Luiz Paulo enaltece ações do projeto Jovem Aprendiz em Ariquemes/RO

O projeto social leva oportunidade de primeiro emprego.

Leia Mais
Jovem leva mais de 2 mil ferroadas de abelhas ao ser atacado em Ariquemes

A vítima chegou em estado grave na unidade de saúde e foi entubada.

Leia Mais
Ônibus com 43 alunos sai da estrada e quase cai dentro de 'brejo'

Acidente foi na Linha 617 em Jaru. Problemas mecânicos podem ter causado o acidente.

Leia Mais