Siga o CR
×
Siga o CR

Cacoal

Atendimentos de hemodiálise continuarão em Cacoal

Vereadores intercedem por pacientes renais e os atendimentos de hemodiálise pagos pelo SUS continuarão em Cacoal.

Reunião foi realizada na sede da Sesau em Porto Velho.

“Estamos preparados para qualquer momento assumir a hemodiálise em Cacoal”, afirmou o secretário estadual de saúde de Rondônia Luis Eduardo Maiorquim, durante reunião no dia 07 de novembro, na sede da Sesau em Porto Velho, agendada depois que vereadores de 16 cidades se mobilizaram em Cacoal no dia 05. Foi  nessa data em que a Prefeitura de Cacoal, responsável pelo repasse do recurso garantido pelo SUS, aditivou o contrato com o Centro de Diálise de Cacoal. Houve temor das autoridades das cidades que têm pacientes renais com atendimentos pagos pelo SUS, considerando que estes seriam garantidos somente até o dia 10, prazo de encerramento do contrato.

“Faltando apenas cinco dias antes deste encerramento, ainda não tínhamos posicionamento pela continuidade do contrato. Foi preciso interceder por estas pessoas que três vezes por semana precisam fazer hemodiálise, dependem dela para viver. O que importa para nós é assegurar a permanência destes serviços aos pacientes”, disse o vereador de Cacoal Jabá Moreira , que tomou frente da mobilização realizada no dia 05 na Câmara de Cacoal, quando foi composta a comissão por 20 vereadores de nove cidades: São Felipe do Oeste, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Cacoal, Pimenta Bueno, Alto Alegre dos Parecis  e Santa Luzia.

“Um ano passa rápido , precisávamos ter uma resposta certa sobre isso”, disse a vereadora Dina de Maderon de Pimenta Bueno. Estiveram recepcionados pelo secretário em seu gabinete ainda os deputados estaduais Só na Benção, Luizinho Goebel, secretários municipais de saúde de Rolim de Moura Dr. Jorge Tenório e ainda o gestor de Alto Alegre dos Parecis. “Este é um momento de celebração para todos nós, agradecemos ao Dr. Maiorquim pelos esclarecimentos e garantia de que os serviços não sairão de Cacoal, mesmo se houver descontinuidade do contrato em vigência”, disse o vereador Jabá, informando ainda que pela falta de comunicação entre o município de Cacoal e Governo , não havia nenhum encaminhamento referente ao processo na Sesau.

Positivo 

Os parlamentares tiveram acesso a cópia da auditoria realizada recentemente na empresa prestadora do serviço e Dr. Maiorquim enalteceu o envolvimento dos vereadores por e considerou importante estarem acompanhado de mais perto dos serviços de atenção básica. ” Com essa nossa união podemos avançar em muitas outras áreas” , disse o vereador Elias Chagas de Nova Brasilândia, conhecido como Elias da Saúde.

Fortalecimento  

A mobilização recebeu apoio da União das Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) e da União dos Vereadores do Brasil (UVB). O comprometimento dos parlamentares rondonienses tem sido referência para os vereadores de todo país. O empoderamento do legislativo municipal no Estado conta também com o vereador Ismael Crispin, que preside a Ucaver, eleito em 2018 para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa como deputado estadual eleito.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Comente com o Facebook

Publicidade

Curta Nossa Fanpage

Publicidade