×

Nove pessoas são presas por tráfico e agiotagem durante operação da Polícia Civil em Cacoal

Um policial civil e um advogado estiveram entre os alvos da operação.

Nove pessoas são presas por tráfico e agiotagem durante operação da Polícia Civil em Cacoal

Drogas foram apreendidas durante operação da Polícia Civil em RO — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Nove pessoas foram presas e mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a Operação Cátedra na manhã desta terça-feira (8) nos municípios de Cacoal (RO), na Zona da Mata, São Miguel do Guaporé (RO) e Presidente Médici (RO), na Região Central.

Segundo informações da Polícia Civil, a operação tem como objetivo coletar provas dos crimes de tráfico de drogas, financiamento ao tráfico, lavagem de capitais, usura e extorsão e de organização criminosa.

As investigações levantaram informações sobre a existência de uma organização criminosa, com sede em Cacoal, que atuava com tráfico interestadual de drogas, usura e extorsão (agiotagem), além de lavagem de dinheiro.

Publicidade

Ainda de acordo com a Polícia Civil, as investigações apontaram para a existência de dois núcleos de atuação, sendo um destinado à venda de drogas e outra voltada à agiotagem. A organização lavava o dinheiro das drogas e o utilizava para potencializar os lucros da agiotagem. Esses lucros, por sua vez, refinanciavam o tráfico de entorpecentes.

Cerca de 40 agentes cumpriram nove mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal da comarca de Cacoal. Um policial civil e um advogado estiveram entre os alvos da operação.

Durante a ação dos policiais uma quantidade considerável de droga, aparentando ser maconha, foi apreendida e com isso houve também prisão em flagrante.

A operação foi realizada pelo Núcleo de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais e o do Núcleo de Inteligência da Polícia Militar de Cacoal e de São Miguel do Guaporé.

Nome da operação

A Polícia Civil informou que a operação foi nomeada como Cátedra pois os principais integrantes da quadrilha seriam amigos desde a época em que cursaram Direito juntos em uma faculdade da região.

Ver comentários

Continue Lendo...

ANP realiza fiscalização em postos de combustíveis em Cacoal

Em atendimento ao Ministério Público de Rondônia, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou, no período de 12 a 16 de julho, ações fiscalizatórias em pontos de revenda de gás liquefeito…

Leia Mais
Luiz Paulo Batista participa de reunião virtual com pré-candidatos do PSD de Cacoal-RO

Atendendo ao convite do deputado estadual Adailton Fúria (PSD-RO), o advogado falou sobre as eleições 2020.

Leia Mais
Membros da sociedade cogitam participação de Jaqueline Cassol na disputa pela prefeitura de Cacoal/RO

Rumores surgiram após live no facebook com o vereador Jabá Moreira ocorrida na semana passada.

Leia Mais
Mais de R$ 5 milhões são investidos na reestruturação do Aeroporto de Cacoal

Com um investimento superior a R$ 5 milhões, as obras de ampliação do Aeroporto Capital do Café, em Cacoal, seguem em ritmo acelerado. Nesta semana, o secretário executivo regional de Governo, Celso Adame, visitou as…

Leia Mais