×

Servidores do Fórum de Cacoal participam de palestras e realizam exames preventivos

Servidores do Fórum de Cacoal participam de palestras e realizam exames preventivos

A ação do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário no Estado de Rondônia (Sinjur) ocorreu no plenário do Tribunal do Júri do Fórum Ministro José Américo de Almeida, na rua dos Pioneiros, no cento de Cacoal e reuniu dezenas de servidores e aposentados do Judiciário, nesta quarta-feira, 17, para assistir às palestras de Adroaldo Lamaison e César Batista, além de realizar exames preventivos de glicemia, pressão arterial e participar de sorteios de brindes alusivos aos 30 anos de fundação do Sinjur, comemorado em 2019.

Segundo a presidente Gislaine Caldeira, a ação é uma inovação que faz parte do projeto Escola do Sinjur, iniciativa que propõe a realização de eventos informativos e formativos aos filiados, com o fito de ampliar os conhecimentos e habilidade, tanto para uso no dia a dia do trabalho forense quanto para o cotidiano em família e em sociedade. Por isso os temas abordados têm a ver com o autoconhecimento, autocuidado e atenção à saúde e motivação. “Temos desafios como trabalhadores, enfrentamos tantas lutas diárias para fazer nosso trabalho e ainda tem a casa, a igreja, a família, os amigos e demais atividades que nos envolvemos. Fora o fato de que muitos dos nosso direitos não são devidamente atendidos ou até mesmo ameaçados. Isso tudo gera uma carga de pressão e estresse sobre o trabalhador. Vimos aqui para mostrar uma visão dessa realidade a partir dos ensinamentos desses dois brilhantes profissionais”, afira Gilaine.

De bem com a vida

O tema da palestra do ex-padre católico Adroaldo Lamaison é a motivação. Como ele próprio alerta é um esforço para ascender a chama que existe dentro do coração de cada um. Por isso, o filósofo, teólogo, gestor de marketing e recursos humanos, entre outras formações e experiências profissionais, usa a música, a crônica, o bom humor e a sinceridade para demonstrar como cada um pode atuar para ser uma pessoa melhor, seja como profissional, mãe, pai, filho, esposa, ou seja, “nos diversos ‘papéis’ que temos na vida”.

Residente em Caxias do Sul – RS, há mais de 20 anos o professor percorre o Brasil para falar para empresários, jogadores de futebol, religiosos e executivos. Ele propõe uma reflexão que todos devem fazer para buscar equilíbrio entre as diversas atividades desempenhadas e as angústias, desafios e aspirações do ser humano. Profundo, o tema é tratado com leveza, em linguagem simples e ao som de músicas parodiadas e grandes sucessos da música popular, como “Tocando em frente”, de Almir Sater, Lamaison põe todos para cantar.

Saúde

Já o enfermeiro e professor universitário César Batista, da Unimed Porto Velho, que também realizou exames com os servidores, falou sobre os cuidados com a saúde. Explicou diversos hábitos que podem ser alterados e melhorados para que a pessoa alcance mais qualidade de vida, a partir do abandono do sedentarismo e a busca por alimentação saudável.

Ver comentários

Continue Lendo...