×

MPRO obtém desocupação de unidade de conservação Resex Roxinho na região de Machadinho do Oeste

A desocupação ocorreu após articulação do MP, que instaurou procedimento.

MPRO obtém desocupação de unidade de conservação Resex Roxinho na região de Machadinho do Oeste - correio de rondônia

O Ministério Público de Rondônia obteve, na última sexta-feira (11/01), a desocupação da Reserva Extrativista Roxinho, por aproximadamente 60 famílias pertencentes ao grupo denominado Amigos da Terra. O grupo havia se instalado na  região, localizada no Município de Machadinho do Oeste, em 18 de dezembro de 2018, construindo mais de 30 barracos e uma porteira na entrada da Unidade de Conservação.

A desocupação ocorreu após articulação do MP, que instaurou procedimento objetivando a desintrusão das famílias. Com as investigações, colheu-se a informação de que os ocupantes pertenciam a um grupo nominado “Amigos da terra”, oriundo do Município de Ariquemes.

Publicidade

Com o acompanhamento contínuo da Polícia Militar Ambiental, a Promotoria de Machadinho do Oeste realizou reunião com o representante das famílias e seu advogado e, após demonstrar todas implicações administrativas e criminais ocasionadas pela invasão da Unidade de Conservação, estabeleceu prazo de três dias para que as famílias retirassem a porteira, destruíssem os barracos e desocupassem a unidade.

Na ocasião, também foi ofertada a disponibilização de ônibus e outros veículos que levariam o grupo de volta às residências em Ariquemes. Os ocupantes concordaram em sair imediatamente, sem qualquer conflito ou resistência, tendo sido levados ao Município de Ariquemes.

Após a desocupação, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), juntamente com o Departamento de Estradas de Rodagens (DER/RO), realizou a destruição do acampamento na Resex e a total limpeza da área.

A ação de desocupação também teve o apoio da Prefeitura de Machadinho do Oeste, por meio da Secretaria de Ação Social e Secretaria de Obras, das Polícias Militar e Polícia Militar Ambiental.

Fonte: Ascom MP/RO

Ver comentários

Continue Lendo...

DER soluciona antigo problema de alagamento na rodovia 205

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER-RO), tem trabalhado com intensidade na busca por melhor trafegabilidade nas estradas de Rondônia, cumprindo à determinação do governador…

Leia Mais
MPF recomenda que Ibama não emita licença ambiental para Hidrelétrica Tabajara

Eletrobrás deve aprofundar estudos para complementar informações sobre os impactos da eventual barragem na região de Machadinho D’Oeste (RO).

Leia Mais
Serviços na RO 133 são executados pelo DER em Machadinho D’Oeste

O Departamento de Estradas e Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) atende o município de Machadinho D’Oeste por meio da 6ª Residência, cumprindo a determinação do governador do Estado de Rondônia, coronel Marcos Rocha, de…

Leia Mais
MP obtém liminar para que seja realizada sinalização em ruas e avenidas de Machadinho do Oeste

A decisão, obtida pelo órgão ministerial, é passível de Agravo de Instrumento.

Leia Mais
Homem é morto a pauladas e pedrada durante briga em Machadinho do Oeste , RO

Uma mulher e dois homens fugiram em uma motocicleta após as agressões contra a vítima.

Leia Mais