×

Publicidade

Ponte interditada há mais de um mês na RO-459 é arrastada pelo rio Jamari em Alto Paraíso, RO

Não há previsão de construção de nova ponte e acesso ao município se dá pela RO-457.

33 ponte - Ponte interditada há mais de um mês na RO-459 é arrastada pelo rio Jamari em Alto Paraíso, RO - correio de rondôniaInterditada há mais de um mês, a ponte sobre o rio Jamari, localizada na RO-459, não resistiu à força da correnteza e cedeu nesta semana em Alto Paraíso (RO), no Vale do Jamari.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos de Rondônia (DER-RO), o local só poderá ser avaliado após o nível do rio abaixar e não há previsão de quando a rodovia ficará trafegável novamente.

Para tentar amenizar os problemas, o diretor da 2ª Residência Regional do DER-RO em Ariquemes, Derson Celestino, informou que conversará com a direção-geral do departamento para verificar a possibilidade de usar uma balsa para fazer a travessia como meio provisório até a construção de uma nova ponte.

Continua após a Publicidade

banner equilibrio - Repatriação, indicação para STF e disputa nas comissões marcam semana no Senado - correio de rondônia

Por enquanto, o acesso até o município se dá pela RO-457, mais conhecida como Travessão B-40, mas por não ser pavimentada, as condições da estrada vicinal ficam precárias com as chuvas.

O DER-RO afirma que equipes realizam os trabalhos de raspagem na via para melhorar as condições do tráfego frequentemente. Ainda assim, os condutores acabam levando mais tempo para concluir o trajeto até a cidade.

O supervisor de fiscalização do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RO), Paulo Barro, saiu de Porto Velho para cumprir uma requisição do Ministério Público (MP-RO) e fiscalizar as unidades públicas de saúde de Alto Paraíso, mas por conta do problema, a viagem ficou mais longa, o que para ele atrapalha bastante.

“Ficamos quase que impossibilitados de cumprir a demanda e com o percurso mais longo, a gente fica numa situação de perda de prazo. Teríamos que apresentar um relatório, que fica impossibilitado de confeccionar sem ter feito a visitação”, citou.

Sem ter conhecimento preciso da localidade, Paulo Barros também reclamou sobre a falta de sinalização na RO-457.

“As estradas vicinais não estão boas e em época de chuva a situação fica mais complicado. A precariedade é maior e o acesso também fica dificultado pela falta de sinalização, que daria um direcionamento mais correto para quem não conhece o local”, destacou.

Interdição da ponte

Os problemas com a ponte na RO-459 começaram em fevereiro com a enchente do rio Jamari e foi interditada pelo DER-RO no dia 7 de fevereiro.

No dia 7 de fevereiro, o nível do rio subiu e alcançou a base da ponte e horas depois a estrutura ficou completamente submersa.

Quatro dias depois, a ponte continuava submersa pelo rio e o DER informou que a estrutura havia sofrido danos e que estava em risco de queda.

No dia 12 de fevereiro, o DER colocou dois montes de terras nas cabeceiras das pontes para tentar impedir a travessia de veículos que se arriscavam em passar pela ponte.

No dia 14 de fevereiro, uma das cabeceiras da ponte desmoronou.

Fonte: Jeferson Carlos, G1 Ariquemes e Vale do Jamari

Ver comentários