×

Acadêmicos de engenharia da UNIR visitam a UHE Jirau

Acadêmicos de engenharia da UNIR visitam a UHE Jirau

(Fotografia: Da Assessoria)

Com o objetivo de fortalecer o aprendizado teórico, alunos de Engenharia Civil da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) visitaram a Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau no dia 18 de julho. Os estudantes estão no 9º período do curso e nessa atividade prática, estiveram sob a responsabilidade do professor Paulo de Tarso Oliveira, que ministra a disciplina de Instalações Prediais II.

“O objetivo foi enxergarmos a engenharia acontecendo, não mais de uma forma acadêmica, mas de uma forma extremamente prática e profissional”, afirmou o professor Paulo. O grupo foi recepcionado pela equipe de Relações Institucionais da Energia Sustentável do Brasil, concessionária da UHE Jirau, e conheceu a Casa de Força da Margem Direita, onde estão instaladas 28 das 50 unidades geradoras (turbinas), a Área de Montagem, a Subestação Isolada a Gás, o Sistema de Transposição de Peixes e o Centro Cultural de Nova Mutum Paraná, onde estão as peças arqueológicas resgatadas na área de influência da Usina Jirau.

Para o estudante Carlos Felipe Carvalho, as informações foram esclarecedoras e ficou surpreso com o que viu. “Queríamos ver como funciona uma hidrelétrica. Eu já tinha vindo na época da construção, quando trabalhava em uma empresa que cuidou da parte de asfaltamento, e agora é muito legal ver como Jirau está estruturada”, comemorou.

Diferente de Carlos, esta foi a primeira vez que a estudante Júlia Lorenzetti visitou a UHE Jirau. “Fiquei encantada, nunca tinha entrado em uma empresa com gestão de qualidade tão grande. Esta é uma oportunidade única, em que podemos tirar todas as nossas dúvidas. Tive a satisfação de ver de perto a dimensão de uma hidrelétrica de grande porte que está localizada na nossa região. Tenho a convicção que conhecer a Usina Jirau irá agregar valor à minha vida, tanto no aspecto profissional, quanto pessoal”, destaca Júlia.

Ver comentários

Continue Lendo...