×

Publicidade

Pesca do pirarucu é liberada acima da barragem da hidrelétrica Santo Antônio, em RO

O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental.

Pesca do pirarucu é liberada acima da barragem da hidrelétrica Santo Antônio, em RO - correio de rondônia

Foto: Divulgação/Instituto Mamirauá.

A pesca do pirarucu, um dos maiores peixes da Amazônia, foi liberada acima da barragem da hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) neste mês de junho.

Segundo a Sedam, a pesca era proibida porque a população da espécie vinha diminuindo e havia risco de extinção. Porém, um estudo científico mostrou o aumento de pirarucus no rio Madeira e, diante disso, o governo autorizou a pesca fora do período de defeso.

Publicidade

A pesquisa de mestrado sobre a população do peixe foi conduzida por Daiana Catâneo, sob a supervisão da doutora em ciências sócio ambientais e professora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Carolina Doria.

O estudo começou depois de uma provocação dos próprios pescadores, que procuraram a Unir para falar desse aumento da população de pirarucus. Isso começou em 2002 e se acentuou depois da cheia de 2014, quando rios, lagos, tanques transbordaram, também no lado boliviano, vindo a trazer milhares de pirarucus para o rio em Porto Velho.

A pesquisadora Daiana entrevistou 35 pescadores do estado e também da Bolívia para o estudo. Ao todo, 162 amostras de tecidos do peixe foram coletadas nessas localidades.

Segundo a doutora em ciência, durante um ano e meio foi concentrado o monitoramento da espécie acima da barragem da hidrelétrica Santo Antônio. A pesca abaixo da barragem da usina deve ser evitada, para manter a preservação da espécie.

Carolina diz ainda que o pirarucu está no topo da cadeia alimentar e é um predador de todas as outras espécies. Com o aumento da população, o pirarucu passou a oferecer riscos na reprodução dos demais peixes, por isso é necessário ser controlado.

Instrução normativa

Para a pesca do pirarucu em Rondônia, a Sedam estipulou as seguintes regras:

Fora do período de defeso, a pesca em lagos e lagoas tem que ter plano de manejo. Em rios basta a carteira de pescador profissional.
O tamanho não peixe não pode ser inferior a um metro e meio.
Para pescar e transportar é preciso documentação da Sedam.
A fiscalização será rigorosa pelas autoridades.

Peixe ‘gigante’

Considerado o bacalhau da Amazônia, o pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do planeta. Um adulto passa de dois a três metros e pesa de 100 a 200 quilos.

Fonte: G1 RO

Ver comentários

Continue Lendo...

Usina Hidrelétrica Jirau recebe estudantes da capital para visita institucional

Da teoria para a prática. Estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Laura Vicuña, de Porto Velho (RO), visitaram a Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau para conhecer a estrutura e a operação da quarta…

Leia Mais
Transporte Escolar Aquaviário atende alunos nas regiões ribeirinhas de Porto Velho

O governo de Rondônia concluiu o chamamento público para transporte escolar aquaviário das regiões ribeirinhas de Porto Velho. As 79 embarcações dos lotes 1, 2, 3 e 4 passaram pelas vistorias da Marinha e estão…

Leia Mais
TCE é homenageado pela Câmara de Porto Velho por doação de recursos às obras do Novo Heuro

Foi realizada nessa segunda-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal de Porto Velho (CMPVH), sessão solene para a entrega de títulos de Cidadão Honorário aos membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), em reconhecimento…

Leia Mais
Justiça de RO inaugura 4ª Vara Criminal, na comarca de Porto Velho

A 4ª Vara Criminal da comarca de Porto Velho foi instalada na manhã desta segunda (21), no Fórum Criminal Fouad Darwich Zacharias. A unidade judicial tem o objetivo de suprir o crescimento da demanda criminal…

Leia Mais
Porto Velho é sede do Seminário Investe Turismo

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), em parceria com o Sebrae, Fecomércio, Embratur e Ministério do Turismo realiza, na próxima segunda-feira (21), às 8h, no Teatro Guaporé, em Porto Velho,…

Leia Mais