×

Vigilância Sanitária alerta para cuidados na compra de açaí em Porto Velho

Cuidado deve-se ao registro de casos da doença de Chagas, nos estados do Amazonas e Acre.

Vigilância Sanitária alerta para cuidados na compra de açaí em Porto Velho - correio de rondôniaA Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Divisão de Vigilância Sanitária, faz um alerta quanto aos cuidados na compra e consumo do açaí. O cuidado deve-se ao registro de casos de contaminação do produto com fragmentos do Trypanossoma Cruzi, mais conhecido como barbeiro, causador da Doença de Chagas, nos estados do Amazonas e Acre.

Recentemente, foi confirmado um caso de doença de chagas na fase aguda, em Porto Velho. Mas, segundo a investigação do departamento de Vigilância em Saúde da Semusa, a contaminação ocorreu fora da capital.

“Foi feita a investigação entomológica na casa do paciente, um rapaz de 16 anos, e não foi encontrado vestígios do barbeiro, tudo indica que a contaminação ocorreu em Guajará-Mirim, onde ele nos informou que comeu carne de caça e tomou açaí”, explicou a coordenadora de prevenção a Doença de Chagas, Rosenete Nogueira da Paz.

Publicidade

O chefe da Vigilância e Licença Sanitária, Ronald Gabriel Passos, explica que o consumidor deve observar se o estabelecimento que vende açaí tem a licença da Vigilância para comercialização do produto. “Os batedores de açaí devem seguir as orientações da Vigilância Sanitária, quanto a higienização do ambiente e equipamentos, em todas as etapas do processamento. Agora, estamos intensificando a fiscalização nesses locais”, Informou.

Manipulação – colheita a preparação

Na colheita, o produtor deve evitar colocar o fruto direto no chão, transportando-o utilizando ‘basquetas’ (caixas plásticas vazadas).

No local de armazenamento, evitar acúmulo de material que não está sendo usado para não se criar abrigos de pragas como: barbeiros, ratos e baratas. O transporte do fruto deve ser realizado em local limpo e arejado, de preferência em ‘basquetas’ cobertas.

O local de produção deve ser construído com material de fácil limpeza, com tela, forro e não deve ter frestas e aberturas. As luminárias devem estar longe da máquina de moer ou bater (pois os insetos são atraídos pela luz).

Etapas do Processamento

A primeira etapa do processamento é o peneiramento, que tem como finalidade eliminar sujeiras que estão no fruto. Durante essa etapa fique atento e observe se existem insetos que não foram eliminados através do peneiramento.
Lavagem do Fruto
1ª etapa; apenas com água corrente.
2ª etapa; deixar o fruto de molho por 20 minutos em uma mistura de 20 litros de água com 150
ml de hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária (que tenha indicação para uso em alimentos).
3ª etapa; lavar com água limpa.

Fonte: Rondônia ao Vivo

Ver comentários

Continue Lendo...

Porto Velho é sede do Seminário Investe Turismo

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), em parceria com o Sebrae, Fecomércio, Embratur e Ministério do Turismo realiza, na próxima segunda-feira (21), às 8h, no Teatro Guaporé, em Porto Velho,…

Leia Mais
Mais de dois mil imóveis residenciais serão entregues em Porto Velho

Em solenidade marcada para as 9h30 desta sexta-feira (18), no Residencial Morar Melhor, em Porto Velho, os Governos Federal e do Estado de Rondônia farão a entrega das 816 unidades habitacionais que ainda restam, de…

Leia Mais
Em Porto Velho, PRF participa de evento em hospital infantil

A ação, promovida pela Secretaria de Saúde de Rondônia, contou com a colaboração da PRF na doação de brinquedos e gibis às crianças em tratamento médico.

Leia Mais
Reunião no MP discute reordenação do calendário escolar e repasse de faturamento de empresa para conta judicial de intervenção

A Promotora de Justiça da Educação em Porto Velho, Priscila Matzenbacher Tibes Machado, se reuniu na manhã desta quarta-feira (10/10) com o Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves; o Secretário Municipal de Educação, Márcio Félix;…

Leia Mais
'Geladeira Solidária' oferece comida de graça para moradores de rua

Geladeira está na avenida Governador Jorge Teixeira.

Leia Mais
Programação em comemoração ao aniversário de Porto Velho

A programação é organizada pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) e tem entrada gratuita. Um palco foi montado em frente ao Mercado Cultural para as apresentações. Axé, samba, pagode, sertanejo e forró estão na…

Leia Mais