×

Encerramento do Fórum Municipal de Educação provocou reflexões e gargalhadas com palestrantes

Com cerca de 1500 pessoas, evento reuniu secretários de educação e representantes de 49 municípios de Rondônia.

Encerramento do Fórum Municipal de Educação provocou reflexões e gargalhadas com palestrantes

Imagem: Semcom/VHA

Aplaudidos de pé, os palestrantes do último dia do Fórum Municipal de Educação 2020 provocaram reflexões, risadas e momentos de confraternização para os cerca de 1500 participantes do dia de encerramento, na última sexta-feira, 21/02. Destinado aos profissionais de Educação da Prefeitura de Vilhena, o evento foi considerado por muitos como o maior encontro para esta classe da história da cidade e foi organizado pela Prefeitura em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Assembleia Legislativa.

“Hoje temos representantes da Educação de 49 municípios de Rondônia no Fórum e tenho certeza em afirmar que acabamos de realizar o maior evento que Vilhena já viu neste segmento. Faço questão de valorizar nossos servidores e aqui pudemos ver que o evento foi elaborado por quem realmente sabe das necessidades da Educação, que são os profissionais da Semed”, garantiu Eduardo Japonês.

Os palestrantes renomados, todos professores, formaram um time de peso para o terceiro dia do evento: o superintendente do Sebrae, Daniel Pereira, o filósofo, escritor e historiador Leandro Karnal e o humorista Diogo Almeida. Vivian agradeceu efusivamente aos presentes enquanto comemorou o sucesso do fórum. “Estou no cargo de secretária hoje, mas sei a realidade do município, pois sou professora há 12 anos na Prefeitura. Por isso, fiz questão de elaborar um fórum que realmente acrescentasse informações, motivação e, acima de tudo, inspiração aos participantes. Estou feliz em ver, por meio da reação de vocês, que atingimos nosso objetivo!”, comentou.

Publicidade

No terceiro dia do fórum, o ex-governador Daniel Pereira falou sobre Educação Empreendedora, destacando os serviços do Sebrae em parceria com a Prefeitura. “Vilhena foi a segunda cidade do Estado a aplicar o Empretec para os profissionais da Educação e os vários projetos importantes que temos com a Prefeitura mostram que nosso trabalho conjunto está dando muito resultado na cidade”, garantiu.

Leandro Karnal elaborou sua palestra, a pedido da Secretaria Municipal de Educação, com o tema “Como Ensinar Neste Novo Modelo de Sociedade”. Seus conselhos, que revelam sua longa experiência no magistério, mantiveram todos compenetrados na apresentação. “É um enorme desafio para professores de Vilhena e de todo o mundo dar aula nos tempos atuais. Não fomos preparados para lidar com as constantes mudanças de paradigmas, que antes demoravam uma geração para ocorrer e hoje acontecem várias vezes dentro da mesma geração”, evidencia.

Mesmo assim, Karnal pontuou que é possível encontrar uma solução e boas respostas para este desafio. “No entanto, algo que a Filosofia nos ensina, acima de tudo, é que devemos fazer boas perguntas. Não existe Educação perfeita mas existe uma Educação melhor do que a que fazemos hoje. Os pais têm que confiar no projeto da Prefeitura e também nos educadores. Os pais precisam confiar e acompanhar. Devem viver na escola, não abandoná-la. Eles têm direito e, sobretudo, dever de estar na escola estimulando a evolução de seu filho”, revelou.

Diogo Almeida encerrou o Fórum com uma palestra-show bem humorada que fez todos caírem na gargalhada. “Toda escola tem um grupo no WhatsApp com os servidores. Esse grupo segue as regras do Plano Nacional de Educação, da Base Nacional Curricular Comum e tem até frases do Cortella. Mas sempre tem um outro grupo. E nesse segundo grupo não estão a diretora e também não estão as chatas. Então, se você é servidor e está só em um grupo… já sabe né!”, contou.

A professora municipal da escola Nina Paul, Poliana Girolometto, foi uma da que usou as redes sociais para externar sua felicidade com o evento. “Foi maravilhoso! Sou imensamente grata em ter participado deste fórum. São conhecimentos que levarei por toda a minha vida. Parabéns a todos pela ótima organização e pela dedicação”, completou.

Ver comentários

Continue Lendo...

Postos de saúde de Vilhena aumentam em 86% o número de consultas e procedimentos

Em 2019 diversas medidas garantiram que a Atenção Básica atendesse muito mais pessoas em comparação com 2017.

Leia Mais
Prefeitura investe quase R$ 100 mil em programa emergencial para atender produtores durante pandemia

Semagri lançou o “PAA Municipal Emergencial” para garantir renda aos agricultores e alimentação a entidades beneficentes.

Leia Mais
2ª etapa de cirurgias de catarata em Vilhena começa com exames clínicos pré-operatórios

“Projeto Visão” é promovido pela Prefeitura através de emenda parlamentar da deputada federal Jaqueline Cassol.

Leia Mais
Prefeitura de Vilhena estende horário de funcionamento da Semfaz até as 17h

Prazo final para pagamento de IPTU com desconto é segunda-feira, dia 16.

Leia Mais
Veja o resultado final do concurso público da Prefeitura de Vilhena

Convocação deve começar imediatamente, conforme secretarias solicitarem.

Leia Mais
Semtic e Setur apresentam ações e planejamento para inovações no Turismo local e regional

Reunião com secretários e representantes de prefeituras, entidades e empreendimentos turísticos discutiu avanços no setor.

Leia Mais