×

Exposição fotográfica na Fundação com imagens de Nambiquaras tem entrada franca

Fotos de Washington Kuipers retratam dia-a-dia, cultura e tradições de indígenas.

Exposição fotográfica na Fundação com imagens de Nambiquaras tem entrada franca

A exposição continua aberta ao público até o dia 16, sempre das 8h às 12h, mas visitas guiadas podem ser marcadas - Foto: Secom-VHA

A exposição “Nambiquaras da Amazônia: Riqueza Cultural e Tradição” permanece aberta ao público na Fundação Cultural de Vilhena (FCV) até esta sexta-feira, dia 16 de agosto, entre as 8h e 12h. A mostra é composta por fotografias do artista Washington Kuipers que retratou indígenas da etnia nambiquara em diversas situações de seu cotidiano e eventos especiais, como o ritual da “Menina Moça”.

Em exibição desde o dia 26 na FCV, as dezenas de fotografias em tamanho grande impressas em alta qualidade revelam rituais indígenas, cenas do dia-a-dia e belos close-ups das marcantes expressões dos moradores da aldeia, que pouco têm contato com a tecnologia.

A exposição conta com a organização dos produtores culturais Washington Kuipers, Marcio Guilhermon e Andréia Machado que fazem parte do Ponto de Cultura e Mídia Livre Serpentário Produções e da Associação Diversidade Amazônica (Acemda).

Publicidade

O projeto foi contemplado pelo “Prêmio de Fotografia Dana Merril – 2017” da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). “Estou muito feliz com a realização da exposição, pois acredito que ela vai contribuir para a valorização da cultura indígena Nambiquara. Agradecemos ao Governo de Rondônia e a Sejucel pelo apoio as manifestações culturais do Estado, bem como de meus amigos que sempre estão me apoiando, além, é claro, da Fundação Cultural”, disse Washington Kuipers.

A jovem indígena Rana Gabriela Mamaindê que foi retratada na exposição garante estar orgulhosa da exposição. A exposição acontece na Fundação Cultural de Vilhena até o dia 16 de agosto e está aberta a visitação de segunda-feira a sexta-feira entre das 8h às 12h.

Cerca de 300 pessoas já visitaram a exposição, contando também com as visitas guiadas de estudantes em comitivas organizadas pelas escolas locais. Para agendar os passeios basta entrar em contato pelo telefone 98144-7590.

“Estamos sempre abertos a receber novos artistas da cidade. Temos uma galeria bem localizada e com amplo espaço para que os artistas divulguem seu trabalho artístico. Parabenizamos ao sucesso que está sendo esta linda mostra do Washington enquanto nos colocamos à disposição para todos os interessados”, explica Kátia Valléria, presidente da FCV.

Ver comentários

Continue Lendo...

Barreiras sanitárias da Prefeitura já abordaram quase 70 mil pessoas em Vilhena

Secretaria Municipal de Saúde já identificou casos positivos para Covid-19 durante abordagens na rodovia.

Leia Mais
Escolas municipais recebem serviços de limpeza em pátios externos

Trabalhos fazem parte de um conjunto de ações que estão sendo realizadas nas escolas municipais de Vilhena.

Leia Mais
Ponte na Linha 144 é concluída pela Prefeitura de Vilhena em parceria com o DER

Com 16 metros de extensão, ponte facilitará o tráfego de produtores e moradores da zona rural.

Leia Mais
Prefeitura de Vilhena adquire duas ambulâncias para Hospital Regional

Recurso faz parte de R$ 2,7 milhões que vereadores destinaram para o município após economia no Legislativo.

Leia Mais
Agentes comunitários de Saúde do Cristo Rei produzem máscaras para moradores do bairro

Iniciativa angariou apoiadores de postinho, que já costuraram mais de 600 máscaras de tecido.

Leia Mais
Prefeitura prorroga prazo para pagamento do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza

Medida visa dar “fôlego” e amenizar dificuldades dos prestadores de serviço durante a pandemia da covid-19 devido às restrições da atividade comercial.

Leia Mais