×

Mais partos: mães que optam por parto normal elogiam atendimento em Vilhena

Foto: Assessoria/Secom-VHA

Foto: Assessoria/Secom-VHA

O Hospital Regional de Vilhena (HRV) realiza, em média, 5 partos por dia. Aquelas que optam por parto normal relatam o carinho no atendimento com as mães pela equipe da unidade e a vantagem de estarem aptas para retornarem para casa apenas algumas horas após o nascimento de seus bebês. Três delas, que realizaram o parto nos últimos dois dias no HRV, contam suas experiências.

Beatriz Santos trouxe ao mundo o pequeno Kauã durante a tarde de terça-feira, 27 de julho, através de parto normal. “Esse é meu segundo filho, mas é o primeiro como parto normal. Eu tive muito medo de estar desassistida no momento do parto normal e optei pela cesariana na gestação passada. Meu medo, antes, era que eu sentisse muita dor e que as enfermeiras me deixariam sentindo dor, sem nenhum apoio, mas não foi assim. Durante todo o tempo elas estiveram ao meu lado. Em nenhum momento me senti desassistida”, revela.

Já Selma Soares afirma que também cogitou optar pela cesariana, se possível, já que gostaria de realizar uma laqueadura após o parto, mas Emanuel não quis esperar e o parto normal ocorreu sem complicações. “Em quinze minutos ele já estava nascendo, foi tudo muito rápido e logo estava com ele no colo, sem problemas”, conta.

continua após a Publicidade

Rosilene Santos teve seu terceiro filho, uma menina, que recebeu o nome de Sibele Emanuele. “Meus outros dois filhos nasceram de parto normal. Escolhi o normal porque é uma dor só, diferente do que a gente vê quando é realizada a cesariana, que tem uma recuperação mais difícil, com dores por vários dias. Já já vou para casa sem nenhuma dor, sem precisar mudar minha alimentação. Dói bastante na hora do nascimento, mas é algo que você consegue suportar e que logo depois acaba. Estou inclusive andando normal e está tudo muito bem”, assegurou.

MAIS PARTOS – O município registrou 2.041 partos (cesáreas e normais) em 2020, sendo 88% destes realizados no Hospital Regional de Vilhena, totalizando média de 4,9 partos por dia na unidade. Em 2021, no primeiro quadrimestre, foram registrados 699 partos no município, dos quais 89% no HRV, representando aumento de 5,8% no número de partos, passando para a média diária de 5,1 nascimentos no Regional.

RECOMENDAÇÃO DA OMS – A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a taxa ideal de cesarianas seja de 10% a 15% do total de partos, visto que a cesárea é uma intervenção cirúrgica e que, portanto, é prescrita em situações nas quais o parto normal não ofereça segurança à mãe ou ao bebê.

O Hospital Regional de Vilhena, inclusive, faz parte do projeto “Parto Adequado”, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, que valoriza o parto normal e reduz o percentual de cesarianas sem indicação clínica enquanto aumenta a qualidade e a segurança da atenção ao parto e nascimento.

 

Ver comentários

Continue Lendo...

3 mil cirurgias e cerca de 20 mil exames laboratoriais: comissão trabalha no preparo da maior força-tarefa de operações já feita na cidade - Foto: Assessoria/Secom-VHA

Vilhena realizará em breve o maior projeto de cirurgias eletivas da história do município, logística está sendo preparada.

Leia Mais
Balde Cheio: de 12,7 litros por hectare produtores conseguiram aumentar a produtividade para 175 litros por hectare - Foto: Assessoria/Secom-VHA

Projeto executado pela Prefeitura de Vilhena gera mais renda e qualidade de vida no campo.

Leia Mais
Idosos celebram retorno dos serviços prestados pelo Cati - Foto: Assessoria/Secom-VHA

Pandemia da covid-19 paralisou as ações realizadas pelo Centro durante o ano de 2020.

Leia Mais
Última edição do Ruralzão aconteceu em 2019 antes da pandemia da covid-19 - Foto: Assessoria/Secom-VHA

Competição amadora começa com cinco partidas a partir das 8h em Nova Conquista.

Leia Mais
Vilhena será sede do JIR pela terceira vez em sua história entre os dias 12 e 21 de novembro - Foto: Assessoria/Secom-VHA

Competição acontecerá em novembro e município se prepara para estar apto para receber atletas de todo o Estado

Leia Mais