×

Prefeitura divulga Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19

Grupos prioritários para imunização foram definidos com base no Plano Estadual de Vacinação.

Prefeitura divulga Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19

Foto: Assessoria/Secom-VHA

A Prefeitura de Vilhena divulgou nesta quinta-feira o Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19. O documento publicado em seu site traz uma versão simplificada de todas as normas e procedimentos técnicos que serão aplicados na campanha municipal de imunização. Com o lema “Vilhena Protegida”, a iniciativa pretende estimular os vilhenenses a serem vacinados e define detalhes da vacinação, como grupos prioritários, locais de aplicação, regras de segurança, registro de dados e outros.

“Como município temos uma missão importantíssima nesta pandemia: aplicar as doses das vacinas aprovadas. É uma responsabilidade gigantesca que nos preparamos nas últimas semanas para cumprir com zelo. A aprovação recente de duas vacinas no país nos permite vivenciar o começo do fim dos efeitos terríveis da covid-19. Ainda pode demorar alguns meses para tudo isso acabar, mas esse plano é a arrancada final dos nossos esforços contra o novo coronavírus”, explica o prefeito Eduardo Japonês.

Solidarizando com os vilhenenses pelas restrições impostas até o momento por decretos municipais, Japonês lembra que os cuidados devem permanecer. O mesmo é reforçado pelo secretário municipal de Saúde, Afonso Emerick. “Usar máscara, evitar aglomerações em casa, respeitar as normas e higienizar sempre as mãos são algumas das principais maneiras de evitar a contaminação. Estamos recebendo muitos casos de jovens contaminados e, apesar de muitos sobreviverem, aqueles que pegam a doença podem ficar com sequelas por vários meses. É, realmente, uma doença muito agressiva”, conta o secretário.

continua após a Publicidade

O PLANO – Compilado e organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação, o material foi desenvolvido pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). No Plano é revelada a sequência de prioridades nos grupos da população que serão vacinados na cidade. Já iniciada, a imunização dos profissionais de Saúde e indígenas é a primeira fase, composta por 2.041 pessoas segundo estimativa da Semus. Neste primeiro dia de vacinação, na quarta-feira, 20, foram vacinadas 52 pessoas, sendo 51 profissionais de Saúde e 1 indígena.

A segunda fase inclui, nesta ordem, os seguintes grupos: pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas de 70 a 74 anos, pessoas de 65 a 69 anos e pessoas de 60 a 64 anos. A estimativa é que estes grupos contenham 5.066 pessoas.

Já a terceira fase de vacinação em Vilhena estima contemplar 3.256 pessoas que apresentam alguma comorbidade como diabetes mellitus, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido (do tórax ou abdômen), anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Os trabalhadores da Educação, forças de segurança e salvamento, bem como funcionários do sistema prisional farão parte da quarta fase de imunização, compondo um grupo de 1.299 pessoas.

Há ainda outros grupos prioritários, que juntos somam mais de 500 pessoas, ainda carecem de classificação de prioridade pelo Plano Nacional de Imunização. Estes são pessoas com deficiências institucionalizadas, pessoas com deficiência permanente severa, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas, motoristas de caminhão, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e metroferroviário de passageiros, trabalhadores de transporte aéreo, trabalhadores portuários, população privada de liberdade acima de 18 anos e população em situação de rua.

Aqueles que não se encaixarem em nenhum destes grupos prioritários serão vacinados na sequência em campanha ampla de imunização nos postos de Saúde, conforme as demais vacinações corriqueiras e anuais já realizadas no município.

Acesse o PDF do Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19 “Vilhena Protegida” no link: http://bit.ly/planopmvcovid.

Ver comentários

Continue Lendo...

Prefeitura deve ouvir Comitê neste sábado e editar novo decreto municipal

Prefeito Eduardo Japonês esteve em Porto Velho durante esta semana.

Leia Mais
Cidade Limpa conclui trabalhos em cinco bairros

Operação faz limpeza e patrolamento de ruas sem asfalto em Vilhena.

Leia Mais
Vilhena recebe mais vacinas contra covid-19, veja perspectiva da vacinação no município

Campanha avança conforme as entregas de doses acontecem pelo Governo Federal.

Leia Mais
Prefeitura atualiza decreto com novas medidas restritivas

Vilhena tem novas medidas sanitárias para o enfrentamento da covid-19.

Leia Mais
Semagri traça meta para o plantio de 1 milhão de mudas de abacaxis

Produção colabora com rendas extras de produtores rurais do município.

Leia Mais
Semosp inicia operação "Cidade Limpa" no bairro São Jerônimo

A ação contemplará ruas e avenidas sem asfalto.

Leia Mais