×

Publicidade

Coluna Social – Jusmar Lustoza

Jubileu de Pérola

1 - Coluna Social - Jusmar Lustoza - correio de rondônia

– Cerimônia emocionante marcou o Jubileu de Pérola da loja maçônica O Samaritano na última sexta-feira. Retrospectiva, narrada pelo orador da loja, Nelson Rangel Soares Filho, mostrou a dedicação dos irmãos no enfrentamento de tantas dificuldades para que a loja O Samaritano chegasse ao que chegou. São 30 anos de muitas conquistas e promoção de muitos benefícios em prol da comunidade. A loja foi fundada em 27 de janeiro de 1989, tendo suas atividades iniciadas na residência do irmão Antônio Virgílio Augusto; in memorian; no primeiro piso do antigo Supermercado São Marcos. Ficaram registrados como fundadores da loja maçônica O Samaritano: Antonio Virgílio Augusto, Benigno Joaquim Costa, Célio Bernardes, Eduilço Barbosa Góes (in memoriam), José Albuquerque Cavalcante, Ilson Barbosa Melo, Levi das Chagas, Nilson Barbosa Melo e Moacir Suave. Nossas reverências!!

Continua após a Publicidade

banner equilibrio - Repatriação, indicação para STF e disputa nas comissões marcam semana no Senado - correio de rondônia

2 - Coluna Social - Jusmar Lustoza - correio de rondônia

– Os três primeiros que tiveram iniciação na loja maçônica O Samaritano foram homenageados na celebração dos 30 anos da loja na última sexta-feira, todos presentes: Ivan Dias Medeiros, Nelson Rangel Soares Filho e Sidnei Martinez Galiano, em foco com o atual venerável mestre, Francisco Eudes Dias Sobrinho, que fez a entrega das placas. Nestes 30 anos, alguns veneráveis mestres, uns até por mais vezes na função, estiveram à frente da loja: Levi das Chagas, Ilson Barbosa Melo, Nilson Barbosa Melo, Antonio Virgílio Augusto (in memoriam), Nelson Rangel Soares Filho, Luiz Quintanilha Junior, Tochiuqui Nakadakare, Francisco Hermes Nunes de Lucena, Enivaldo Bussola, Gervaldo Bruni e, atualmente cumprindo a missão, Francisco Eudes Dias Sobrinho. A loja maçônica O Samaritano contribuiu na fundação de 12 Lojas no Estado. Fundou a Ação Paramaçônica Juvenil (APJ) e O Clube Rosas de Sharon (mulheres e filhas de maçons), além de abraçar várias obras sociais em Cacoal. Aplausos!! Durante o jantar festivo, realizado no salão social do templo, os aniversariantes dos meses de janeiro, fevereiro e março foram homenageados. Parabéns! Passagem histórica. Veja a cobertura completa em nosso site. jusmarlustoza. com.br.

Senhor Smart

3 1 - Coluna Social - Jusmar Lustoza - correio de rondônia

– Franquia fundada em São Paulo, especializada em Assistência técnica de smartphones, tablets e venda de acessórios, a Senhor Smart se instala em Cacoal. A filial foi inaugurada no último sábado. O diferencial maior da Senhor Smart está no atendimento ao cliente. Caso queira, você pode acompanhar o conserto do seu smart, além de contar com acessórios diferenciados. Legal!!! Em flash está a franqueada Karla D. Cordeiro ao lado sua mãe, Zeni Cordeiro da Silva, e de seu irmão, Felipe Cordeiro da Silva. Sucesso!!! Veja fotos seletas do coquetel de inauguração em nosso site. jusmarlustoza.com.br .

Helena – 1 aninho

4 - Coluna Social - Jusmar Lustoza - correio de rondônia

– A pequena Helena Carrasco, com o apoio de seus pais, Juliana e Diego Carrasco, reuniu a família e amigos na residência dos avós paternos, Milene e Carlos Carrasco, no último sábado para comemorar o seu primeiro aniversário. Muito graciosa, a aniversariante ficou a postos para a sessão de fotos. O flash se completa com os avós maternos, Marli Miranda e Joel Rodrigues. Parabéns!!! Veja fotos seletas em nosso site. jusmarlustoza.com.br.

De Ariquemes

5 - Coluna Social - Jusmar Lustoza - correio de rondônia

– O brinde vai para a advogada Cynthia Patrícia Muniz, de Ariquemes. Trocou de idade em plena segunda-feira de carnaval, 04 de março. Parabéns! Continua recebendo os sonoros parabéns dos amigos que compõem longa lista no Estado. Felicidades!!

Gente nova

6 - Coluna Social - Jusmar Lustoza - correio de rondônia

– No último dia 1º, nasceu a pequena Melissa A. Bento Valim. É filha do casal Tatiane Valim e Pedro Guedes A. Bento. Alegria também do primogênito do casal, o pequeno Álvaro Gabriel B. Valim. Os avós paternos, o casal empresário Riene e Aguinaldo Alves Bento, proprietário da Art Pães Panificadora e Confeitaria em Cacoal, não se cabe de tanta felicidade. Que a pequena Melissa tenha muita saúde e um futuro brilhante. Aplausos!!!

Parabéns!!!

7 - Coluna Social - Jusmar Lustoza - correio de rondônia

– Os parabéns vão para o empresário José Ricardo Linhares. Festeja aniversário nesta quinta-feira, 07 de março. A comemoração maior aconteceu há pouco tempo em merecidas férias na Flórida-Estados Unidos junto com a família. Felicidades!!!

De Rolim

8 - Coluna Social - Jusmar Lustoza - correio de rondônia

– O cirurgião-dentista Luciano Lima, à frente da Odonto Lima em Rolim de Moura, curte semana especial com a passagem do seu aniversário, 09 de março. Parabéns! Está entre os profissionais que estarão abrilhantando a edição dos 11 anos da revista Ponto E. Em breve!!

Um brinde

9 - Coluna Social - Jusmar Lustoza - correio de rondônia

– O brinde vai para a advogada Thalita Gonçalves. Festejou aniversário no último dia 05 com o carinho especial da família. Felicidades!!!

Neste sábado

10 - Coluna Social - Jusmar Lustoza - correio de rondônia

– Programa especial neste sábado ao meio dia pela TV Suruí, canal 15. Em gravação no apartamento decorado do Residencial Araçá, a maneira inteligente de morar bem, entre os nossos entrevistados está o advogado e empresário Elizeu Silva, proprietário do Foto Digital Fotográfica, especializado em formaturas. Participa também o consultor financeiro Pedro Cardoso, à frente da P7 Intermediações, orientando pessoas com alguma deficiência quanto ao direito que possuem de adquirir um automóvel com até mais de 30% de desconto. Fique ligado!!!

No Dia das Mulheres, A trajetória da Unesc contada pela mulher que acompanhou tudo desde o início e bem de perto

11 - Coluna Social - Jusmar Lustoza - correio de rondônia

– Quem vê a serenidade no olhar de Natividade Cury, sempre acompanhando tudo o que acontece de sua mesa estrategicamente posicionada na secretaria acadêmica, não imagina a luta desta mulher para tornar e consolidar a Unesc uma referência no ensino superior, em toda a região Norte do Brasil.

No início da década de 1980, ao lado do esposo e de amigos, Native deixou o estado de São Paulo para conhecer o recém criado estado de Rondônia. A visita durou 30 dias, e praticamente todos os municípios foram visitados. “A princípio, nós viemos para Rondônia para analisar o estado, conhecer as potencialidades e analisar o que poderíamos implantar aqui. Conversamos com muitos prefeitos, fizemos todo o levantamento e voltamos para São Paulo”, conta Native Cury.

Algum tempo depois da visita a Rondônia, a família Cury foi surpreendida com um bilhete enviado pelo prefeito de Cacoal, Josino Brito, através de uma banda musical da Cidade de Tupi Paulista. “Foi algo muito interessante, a prefeitura de Cacoal contratou para animar o carnaval aqui, uma banda da nossa cidade, lá de Tupi Paulista. Nisso o Josino Brito ficou sabendo que um grupo de Tupi tinha interesse em investir em Cacoal e enviou, pela banda, um bilhete para o Cury. Depois do bilhete, Cury voltou à Cacoal para conversar com o prefeito”, relembra.

Conforme conta Natividade, na conversa com seu esposo, o prefeito deixou bem claro que o que ele mais queria para Cacoal era uma faculdade. Josino Brito propôs e Ismael Cury aceitou o desafio de implantar uma instituição. Como incentivo e apoio o município doaria uma área para a instalação da faculdade.

“O prefeito deu a área, que é essa mesmo em que estamos hoje. A área havia sido desocupada pelo Incra e possuia barracões antigos. O Josino deu o prazo de quatro anos para que as aulas começassem, se não o terreno teria que ser devolvido ao município. Aceitamos o desafio! Nos dois anos seguintes o Cury ficou em Cacoal, preparando todo o projeto de implantação da Faculdade e eu fiquei em São Paulo, com as crianças, que estavam estudando, e também trabalhando por lá, para que tudo desse certo e conseguíssemos implantar a primeira instituição de ensino superior privada de Rondônia”.

Com a aprovação do curso de Pedagogia, pelo Ministério da Educação, a Unesc iniciou as aulas em 1987, dois anos após a inauguração e dentro do prazo estipulado pelo prefeito de Cacoal, Josino Brito.

“Nesse ano, nos mudamos definitivamente para Cacoal. Vim com meus filhos Anny Sibelly, Fhariz Gilbran e Adriana Cristina, ao encontro do meu esposo Cury, para iniciarmos juntos a nossa trajetória em Rondônia”, recorda Natividade.

Este era só o começo! De 1985, quando foi criada, passando por 1987 quando iniciaram as primeiras aulas, até o pioneirismo e a tradição alcançados em 2019, a Unesc vivenciou muitas mudanças e evoluções. Natividade Cury tem acompanhado todas elas!

“Na minha trajetória dentro da Unesc eu já fiz de tudo, sempre subindo degrau por degrau. Hoje sou a diretora geral, mas já exerci o cargo de secretária, coordenadora pedagógica, diretora pedagógica. Também limpei muito chão e rodei muita prova no mimeógrafo” brinca.

Mas, realmente! Ao longo dos 34 anos de existência, a Unesc mudou muito e todas as mudanças sempre foram acompanhadas de perto por esta mulher de fibra, de atitude e de olhar sereno. “Eu ainda não posso dizer que me sinto uma pessoa realizada, pois sinto que a minha trajetória ainda não chegou ao fim. Estar na educação é o sentido da minha vida. É a educação que provoca a mudança que almejamos para o mundo em que vivemos. Saber que eu posso contribuir com a evolução de cada ser humano que passa pela Unesc é a missão da minha vida”, celebra Natividade Cury.

Assim como Native, muitas outras mulheres tem a sua trajetória entrelaçada com a história da Unesc. Ano após ano, centenas de mulheres contribuem não apenas com a consolidação da primeira faculdade de Cacoal, mas com os avanços nas mais diversas áreas do conhecimento. De acordo com o Censo do MEC, 68,7% dos alunos no ensino superior são mulheres. Na Unesc, a presença feminina é ainda maior. As mulheres correspondem a 69,3% dos alunos da instituição. Através da Educação, as mulheres não estão apenas alcançando seu lugar, mas superando todos os desafios, obstáculos e estatísticas.

Ver comentários