×

Coluna Social – Ponto E

Coluna Social - Ponto E

Por que ter equipamentos médicos bem calibrados?

expressao 1 2 - Coluna Social - Ponto E

– Esta semana recebemos nossos convidados para o programa Ponto E no Sicoob Fronteiras. A empresária Rosângela Ramos, à frente da Medical Center; Cacoal e Porto Velho; explicou a importância de ter equipamentos médicos sempre bem calibrados. A advogada Rebecca Furlanetto, especialista em Direito Tributário, destacou estratégias que empresas têm seguido para amenizar os reflexos da pandemia na economia. A Comfé Café Panificadora e Confeitaria, entre tantas delícias, serviu saborosa torta de frango com creme de milho. Sensacional! Contato: (69) 9 9243-3652. Confira as novidades da Heringstore. O programa vai ao ar no sábado ao meio dia pela TV Suruí, canal 15, e em vários horários pelas redes sociais, no sábado e no domingo. Siga nosso canal no YouTube (Jusmar Lustoza). Fique ligado!!

Publicidade

Mais uma Centermed

expressao 2 2 - Coluna Social - Ponto E

–  Presente em Rolim de Moura e Ji-Paraná, a Centermed alça voo mais alto e chega também em São Francisco do Guaporé. A nova unidade clínica foi inaugurada recentemente e está sob o comando do casal Fernanda Fachiano, na administração, e Márcio Mariano, fonoaudiólogo, compondo o corpo clínico. Parabéns e mais sucesso!!!

Festa no Sicoob Fronteiras

expressao 3 1 - Coluna Social - Ponto E

– Quem comemora nova idade esta semana é o diretor administrativo do Sicoob Fronteiras Tiago Zandoná; 14 de agosto. Parabéns! Dinâmico e muito perspicaz, faz a diferença no bom andamento da cooperativa. Felicidades!

Casa & Decoração comemora

expressao 4 1 - Coluna Social - Ponto E

– A equipe da Casa & Decoração brinda esta semana mais um aniversário do empresário Wender Garcia; 16 de agosto. Parabéns! Vida longa com muita saúde.

Da Unesc

expressao 5 1 - Coluna Social - Ponto E

– Na última terça-feira, 11 de agosto, o diretor executivo da Unesc, Ronald Campos, celebrou mais um aniversário. Recebe homenagem da equipe de trabalho, dos amigos e da família. Parabéns!!

De Presidente Médici

expressao 6 1 - Coluna Social - Ponto E

– Os parabéns vão para a médica Tatiana Overcenko, de Presidente Médici. Brinda mais um aniversário esta semana; 10 de agosto. Felicidades!!

Um brinde

expressao 7 1 - Coluna Social - Ponto E

– O brinde vai para o empresário Agnaldo Catelan. Comemora mais um aniversário esta semana; 10 de agosto. Parabéns! O carinho especial vem da esposa, a farmacêutica Simoni Silvestro Catelan. Casal 20!!

Comunicação em festa

expressao 8 1 - Coluna Social - Ponto E

– Semana festiva na Comunicação no Estado. As homenagens ficam voltadas para o repórter Claudinei Sorce, entre os grandes profissionais que compõem a imprensa de Rondônia. Festeja aniversário esta semana; 13 de agosto. Aplausos!!

Rondônia quer música ao vivo

expressao 9 1 - Coluna Social - Ponto E

– Com o isolamento social por conta da pandemia, os músicos se afastaram dos palcos. Já deu saudade de tantos bons talentos que temos em Rondônia. Enquanto esta fase não passa, o caminho é curtir os artistas preferidos pela Internet. A semana é especial para a cantora Adriana Meira. Talentosíssima! Comemora mais um ano de vida; 15 de agosto. Parabéns!

Mais um escritório de negócios

expressao 10 1 - Coluna Social - Ponto E

– A cidade de São José dos Quatro Marcos, distante 310 km da capital mato-grossense, é um dos três municípios escolhidos pelo Sicoob Fronteiras para receber um escritório de negócios, como parte do projeto de expansão da cooperativa em Mato Grosso. Para a escolha de São José dos Quatro Marcos foi levado em consideração o seu potencial de desenvolvimento, principalmente devido ao avanço do agronegócio. Outras duas unidades de negócios foram abertas pela cooperativa em Barra do Bugres e Mirassol d’Oeste. A expectativa é atrair novos cooperados e, com isso, contribuir com o desenvolvimento dos municípios, além de expandir sua área de atuação em Mato Grosso. Diretor Administrativo do Sicoob Fronteiras, Tiago Zandoná, explica que a abertura dos escritórios antecipa à chegada de agências da cooperativa na cidade. Conforme o planejamento estratégico da instituição, o tempo de captação de novos cooperados para a cooperativa pelos escritórios de negócios é de seis a oito meses. O objetivo é inaugurar as três novas agências em Mato Grosso até março de 2021. “A abertura dos escritórios faz parte da estratégia de captação de cooperados. Os próximos meses até a inauguração das agências nas cidades serão de muito trabalho, visitas, apresentação de produtos e serviços da cooperativa”, relata. O interesse pelo cooperativismo tem sido um dos diferenciais para a abertura de contas na cidade. Segundo a gerente da agência, Rosângela das Chagas, além da entrada de novos cooperados que possuíam contas em bancos privados, o escritório tem registrado também a migração de outras cooperativas para o Sicoob. “No interior, o cooperativismo é muito forte e as pessoas costumam estar mais familiarizadas. O agronegócio também contribui para esta aproximação com cooperativas. Com o bom posicionamento do Sicoob no mercado, a captação de novos cooperados tem sido muito boa”, relata. De acordo com a Diretora de Negócios da cooperativa, Rosilaine Repiso, a imagem positiva da instituição tem auxiliado na captação de novas carteiras na região. “O nosso objetivo é fazer parte do desenvolvimento dessa região, que conta muito com o agronegócio. As visitas realizadas pelos nossos gerentes têm resultado quase sempre em abertura de contas. Estamos com boas expectativas”, conta a Diretora. O escritório de negócios do Sicoob Fronteiras em São José do Quatro Marcos está localizado na Avenida Dr. Guilherme Pinto Cardoso, 662 – Centro. Para agendar uma visita, é possível também entrar em contato com as gerentes pelo telefone: (65) 3251-1549 (Assessoria de Comunicação Sicoob Fronteiras).

Unesc amplia atuação em Cacoal investindo na área da saúde

expressao 11 1 - Coluna Social - Ponto E

– Mesmo em meio à pandemia e aos impactos ocasionados pelo novo coronavírus, a Unesc não tem medido esforços para investir no setor educacional em Rondônia. Diante da sua consolidação em Cacoal, Porto Velho e Vilhena, a instituição avança ainda mais com o lançamento de novos cursos. Para 2021, a  Unesc amplia a sua atuação na área da saúde e, a princípio, lança em Cacoal os cursos de Enfermagem e Farmácia. Com ampla atuação nesta área em sua unidade de Vilhena, onde oferece inclusive o curso de Medicina, a Unesc traz agora para a “Capital do Café” toda a estrutura em saúde que a coloca entre as melhores instituições de Rondônia e da Região Norte, sendo muito bem conceituada pelo MEC – Ministério da Educação. Com investimentos em infraestrutura, como laboratórios, equipamentos, tecnologia e um corpo docente altamente qualificado, o objetivo da Unesc é manter a sua tradição no ensino superior, construída ao longo de 35 anos de atuação no estado de Rondônia. “Rondônia é um estado em constante desenvolvimento e Cacoal é uma cidade pujante, que se destaca como polo universitário. Atendendo ao anseio da nossa região e com investimento em um ensino de qualidade, a Unesc amplia a oferta de cursos, fomentando todo o estado de Rondônia”, destaca a diretora geral da Unesc, Natividade Cury. (Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Cacoal)

Benefícios do Extrato aquoso do Abajeru na adiposidade é tema de artigo publicado por professora da Unesc em revista internacional

expressao 12 - Coluna Social - Ponto E

– Um artigo escrito pela coordenadora do curso de Nutrição da Unesc, professora Mestre em Nutrição e Saúde Heloísa Portela, foi publicado recentemente na revista científica internacional “Nutrición Hospitalaria”, de Madrid, na Espanha. A coordenadora da Unesc desenvolveu uma pesquisa sobre os efeitos do extrato da planta Abajeru (Chrysobalanus icaco) na adiposidade e seu mecanismo de ação na expressão gênica e protéica da acetil-CoA carboxilase (ACC), uma enzima essencial na lipogênese, que é a formação metabólica de gordura, ou seja, a transformação de materiais alimentares não gordurosos em gordura corporal. A pesquisa foi feita em laboratório, em ratos wistar, onde foram divididos em um grupo regular ou controle (GC) e um grupo com dieta rica em gordura (DFC). “Dois grupos alimentados com dieta hiperlipidica foram tratados com solução salina e extrato aquoso de Chrysobalanus icaco (AECI) por quatro semanas. O peso corporal e a ingestão de alimentos foram avaliados. Amostras de tecido adiposo subcutâneo, retroperitoneal e periepididimal foram coletadas e pesadas e os adipócitos do tecido periepididimal foram isolados e analisados. Nisso, a expressão gênica e protéica de ACC no tecido subcutâneo foi determinada”, detalha a coordenadora do curso de Nutrição da Unesc. Com a pesquisa da professora Heloísa Portela, foi possível avaliar que o extrato aquoso da planta Abajeru mostrou-se benéfico para o tratamento da obesidade, impedindo o armazenamento de gordura e melhorando a homeostase glicêmica. A professora destaca a importância do desenvolvimento de mais estudos para a comprovação da eficácia sobre a ultilizaçao do extrato para o tratamento da obesidade em Humanos.  O artigo “Effect of na aqueous extract of Chrysobalanus icaco on the adiposity of Wistar rats fed a high-fat diet na Revista internacional Nutrición Hospitalaria” foi publicado em julho e está disponível no link https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32686442/. O Chrysobalanus icaco L. é um vegetal pertencente à família Chrysobalanaceae, conhecida popularmente como Abajeru, guajuru, guajiru, ariu, abajiru e ajirú. É um arbusto ou árvore de até 10 metros e possui folhas variadas, flores em racemos, geralmente esbranquiçadas, e drupas comestíveis, especialmente quando postas em conservas. O frutos também são comestíveis. O Chrysobalanus icaco ocorre em regiões costeiras tropicais das desde a Florida a sul do Brasil. (Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)

Ver comentários

Continue Lendo...

Coluna Social - Ponto E

Iniciativas do Sebrae em foco – O Sebrae, sempre com atenção especial aos empresários e àqueles que planejam ingressar neste universo, foi representada no programa Ponto E desta semana pela gerente de Cacoal, Thuylla Gomes…

Leia Mais
Coluna Social - Ponto E

Sorte é sorte!!!! Tem que acreditar – A promoção nacional “Sorte Assim Só no Sicoob” fez jus ao nome ao surpreender com um automóvel HB20 0km, na última sexta-feira, 02 de outubro, a microempreendedora individual…

Leia Mais
Coluna Social - Ponto E

Sicoob Fronteiras – 21 anos!! – Quando acreditamos nos nossos valores e no poder que eles têm, conseguimos ir muito mais longe. É isso que o Sicoob Fronteiras vem fazendo ao oferecer produtos e serviços…

Leia Mais
Coluna Social - Ponto E

ARCA doa cestas básicas – No dia 15 de agosto, a Associação Rural de Cacoal-ARCA, em parceria com a Casa de Dança Rodolfo Gonçalves, realizou a Expoac: a Live Solidária, arrecadando cestas básicas para algumas…

Leia Mais
Coluna Social - Ponto E

Em foco – Entre os profissionais vips que participam desta edição da revista Ponto E está o médico oftalmologista João Lannes Simões Jr.. Brinda nova idade esta semana; 07 de setembro. Parabéns!!! Saúde, paz e…

Leia Mais
Coluna Social - Ponto E

Martins sorteia churrasqueira – Há alguns dias, o Mercado Martins, conhecido também como o “Amarelinho da Esquina”, sorteou uma bela churrasqueira entre os seus clientes, entre outros brindes. A cada compra o cliente recebia cupons…

Leia Mais