×

Publicidade

Colunal Social Jusmar Lustoza – Ponto E

One Fit

– O Cacoal Shopping continua agregando novos segmentos ao empreendimento, fortalecendo-se cada vez mais como um perfeito centro de compras, lazer e promoção de saúde. No último sábado foi inaugurada a One Fit Academia. O empresário Éverton da Silva apostou em equipamentos de última geração, importados, acompanhando lado a lado a mesma tecnologia desenvolvida nos grandes centros. Todos os aparelhos possuem marcadores digitais e o botão “chama professor”; apertou, vibra o relógio do professor que prontamente já se colocará a sua disposição. Quanto às modalidades, destaca o onecross; crossfit dentro da academia; e o oneintense, sendo dois ambientes diferentes. Sucesso!! Veja fotos seletas em nosso site. jusmarlustoza.

Metamorfose

Continua após a Publicidade

– A nova coleção Ana Hickmann, lançada em todas as lojas Rommanel, recebeu o título Metamorfose. Foi inspirada nas mulheres que resgatam a capacidade de transformação feminina e principalmente a força presente nas batalhas diárias. É uma coleção atual e lúdica, mesclando o universo da fantasia com o real. A inspiração veio de elementos que levam as mulheres a esse mundo, como tons de marrom, design rústico e elementos de batalha, como escudos e flechas, sem falar do brilho das pedras e peças poderosas para as guerreiras da vida real. O flash, na loja de Cacoal, registrou (esq. p/ dir.) a gerente, Katia Lobo, a supervisora, Greiciele Soares, as consultoras de venda Jéssica Couto e Poliana Souza, e a operadora de caixa, Jaqueline Silva. 10!!!! Veja flashes da nova coleção em nosso site. jusmarlustoza.

Em foco na Mazzutti VW

– Tudo pronto para o programa Ponto E do próximo final de semana. Em gravação na Mazzutti VW, o flash registrou a gerente da concessionária, Maria José Barbosa; à esq.; recebendo os convidados especiais: a gestora dos cursos EAD da Facimed, Rosani Lenzi, e a responsável pelo setor de seguros da CrediSIS Leste, Carliane Ramos dos Santos, acompanhada pelo gerente de contas, Amauri Iamada. No próximo sábado ao meio dia pela TV Suruí, canal 15, e em vários horários pelas redes sociais. Fique ligado!!

5º Leilão Show

– A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), em parceria com a Casa de Apoio Amor Fraterno, realizou no último domingo o 5° Leilão Show. O leilão solidário, em prol do Hospital São Daniel Comboni, foi um grande sucesso graças ao apoio e à colaboração de toda comunidade, determinantes para que a ASSDACO pudesse alcançar sua meta de arrecadação. O presidente da ASSDACO, Dr. Claudemir Borghi; em foco com colaboradores; agradeceu imensamente o apoio de todos que abraçaram a causa. Nossas reverências!

CDL em festa

– Semana festiva na CDL em Cacoal. O gerente, Thiago Silva, recebeu o carinho dos colegas de trabalho na passagem do seu aniversário, 28 de maio. Parabéns!! Já está a todo vapor na organização da tradicional feira Cacoal Liquida, programada este ano para acontecer no estacionamento do subsolo do Cacoal Shopping. Boa ideia!!

Um brinde

– O brinde vai para a médica Juliana Oberdoerfer. Comemorou aniversário na última segunda-feira, 28 de maio. Recebeu carinho especial dos amigos e da família, em especial, dos pais, o casal empresário Neuza e Jaime Oberdoerfer, proprietário das Óticas Precisão (Cacoal e Alta Floresta do Oeste). Felicidades!!

Nova idade

– O locutor de palco Fião Junior está entre os melhores profissionais do segmento na Região Norte. Participou recentemente na condução da nona edição do Amigos & Viola e está comprometido com toda a programação da 20ª Expoac, começando pelo Baile Show da Rainha Expoac, agendado para o dia 14 de julho no salão de eventos do Parque de Exposição. Fião trocou de idade nesta quarta-feira, 30 de maio. Recebe os nossos cumprimentos.

De Porto Velho

– Esta sexta-feira, 1º de junho, promete ser de muita festa para o advogado Demétrio Justo, de Porto Velho. É dia de comemorar seu aniversário. Recebe os sonoros parabéns dos amigos que compõem longa lista, em especial da família. Felicidades!!

Na Endo ARPE

– Os parabéns vão para a endodontista Jussara Hoffmann, colaboradora da equipe da Odontologia da Clínica ARPE. Festeja aniversário nesse sábado. Brinda com os amigos e a família. Final de semana movimentado!! Aplausos!

Sabadão

– Final de semana festivo para o administrador do Hospital e Maternidade São Paulo, Wesllem Reis. Comemora aniversário neste sábado, 02 de junho. Parabéns! O chamego especial vem da esposa, Joelma Sesana, secretária municipal de Saúde em Cacoal. Casal “20”!!

Atividades na Terra Indígena Sete de Setembro

– Os acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da Unesc-Cacoal estão desenvolvendo atividades referentes a Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Terra Indígena Sete de Setembro, por meio de parceria acadêmica firmada entre a UNESC e a Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí. A Metareilá é uma instituição fundada no ano de 1989, e atua na defesa e preservação do patrimônio cultural e territorial, buscando promover a garantia da biodiversidade e a formação dos povos e lideranças indígenas no intuito de construir e fortalecer a sua autonomia. O trabalho está sendo realizado pelos acadêmicos Adriana Martins de Oliveira Mendes, lnir Oyexiener Cristovão Surui, Elias Pereira Junior, Luana Jessyca Dias, Lucas Queiroz de Oliveira, Renata Nunes Sobrinho, Sabrina de Oliveira Ferreira e Vanessa Oliveira Lopes, sob a supervisão do professor Leonardo Rosa Andrade, o qual é o professor responsável pelo acompanhamento do Estágio, e da professora Lila Francisca Reis Matos, orientadora de TCC dos acadêmicos. As atividades buscam envolver toda a comunidade indígena, de modo a projetar soluções para o desenvolvimento sustentável do Povo Paiter Suruí, visando as áreas de saneamento, mapeamento de castanheiras, mapeamento das áreas de produção de café e um programa de produção agropecuária associado a um programa de sentinela, o qual servirá para promover renda e minimização das invasões na Terra Indígena. De acordo com o professor Leonardo, “o desenvolvimento destes projetos são relevantes, pois tem grande potencial de repercussão internacional, pois, ao mesmo tempo em que gera renda, é capaz de promover a defesa da terra, da cultura e tradições indígenas e todas as demais formas de manifestações culturais além de ser significativa para a promoção da saúde”.

Semana da Engenharia na capital

– A Unesc-Porto Velho promoveu, de 14 a 17 de maio, em conjunto com as coordenações dos cursos e os acadêmicos do 3º período de Engenharia de Produção e 5º período de Engenharia Civil a IV Semana da Engenharia. O evento foi bastante diversificado, foram realizadas palestras sobre a Indústria 4.0, a legislação e segurança nos contratos de prestação de serviços dos futuros engenheiros. Também foram oferecidos à comunidade acadêmica da área de engenharia e arquitetura palestras, mini cursos e visitas técnicas. As atividades tiveram como objetivo fomentar e ampliar a discussão referentes a atividades de segurança, contratos, projetos, prestações de serviços e ações na área da engenharia.

Curso sobre e-Social, EFD-REINF

– No dia 22 de maio o Conselho Regional de Contabilidade, em parceria com a Unesc-Cacoal, realizou curso sobre o e-SOCIAL (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas), EFD-REINF (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais) e considerações sobre a Reforma Trabalhista, ministrado pelo Advogado Tributarista Edison Garcia Júnior, de Curitiba-PR.  Conforme informações do portal SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), o EFD-REINF é um dos módulos do SPED a ser utilizado pelas pessoas jurídicas e físicas, em complemento ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social). Segundo o presidente do CRC/RO, Joelso Tavares de Andrade, o e-Social unificará todas as obrigações previdenciárias e trabalhistas das empresas, o que exigirá uma série de providências, especialmente quanto à migração dos sistemas informatizados para o e-social. O curso contou com expressiva participação de acadêmicos da Unesc e profissionais da contabilidade de Cacoal e região, sendo que os profissionais registrados/ativos no CRC/RO e com anuidade regular puderam se inscrever gratuitamente no curso.

Nivelamento em língua portuguesa

– Nos dias 04, 11 e 18 de Maio de 2018, a Unesc-Cacoal ofereceu aos seus acadêmicos ingressantes uma série de aulas / palestra de capacitação em Língua Portuguesa e Metodologia da Pesquisa Científica, visando minimizar os impactos que alguns acadêmicos têm em iniciar o curso superior, principalmente no que se refere a escrita e a elaboração de trabalhos acadêmicos. As aulas foram realizadas no período vespertino e noturno. Ministradas pelo professor, Dr. Rômulo Giácome de Oliveira Fernandes, foram abordados os seguintes temas: dia 04 de maio, Técnicas de Leitura e Produção textual; dia 11 de maio, Tópicos de Correção Gramatical; e na última sexta-feira 18 de maio, Noções iniciais de Metodologia Científica e ABNT. Atendendo mais de 200 acadêmicos, o programa terá seu desfecho com uma avaliação diagnóstica, último módulo, no dia 25 de maio, que proporcionará uma análise descritiva do nível de cada acadêmico ingresso e possibilidades de sugestão de estudos e materiais. O professor Dr. Rômulo Giacome acredita que o mais importante é fazer com que o acadêmico tenha uma condição metalinguística sobre seu próprio texto, ou seja, seja crítico e corretor de sua produção.

Sucesso em canal de Youtube

– Acadêmico da Facimed é sucesso no Youtube. Ele é formado em Fisioterapia desde 2006, mas logo caiu nos encantos da medicina, Olavo Silva Valente, é acadêmico do 5º período do curso na instituição, além de estudante e professor na área de fisioterapia, Olavo agora se tornou youtuber. A história do canal “EnsinaMed” é recente, começou este ano e partiu da necessidade de Olavo ensinar os alunos além do que ele já fazia em sala de aula. “Eu leciono no ensino superior há 10 anos, fiz mestrado na área de saúde coletiva. Atualmente o estudante busca conhecimento na internet para otimizar o seu tempo, uma vez que a característica do acadêmico do ensino superior mudou muito no Brasil na última década. Eles optam por esses vídeo-aulas mais curtos e dinâmicos.  Alguns alunos me pediram para fazer uns vídeos, fui fazer um teste, foi bem difícil o começo, por ter que encarar uma câmera e foi assim que saiu o primeiro vídeo”, contou. No canal Olavo posta conteúdos da área da saúde de uma forma bem dinâmica e divertida, o resultado dos vídeos atrai estudantes do ensino médio e universitários. A ideia tem dado tão certo que em menos de 2 meses o canal já soma mais de 500 inscritos. “Quando você produz um material educativo, você quer que atinja um número máximo de pessoas. O objetivo é que os vídeos possam servir de ensino e propagação do conhecimento. Quero passar o que eu aprendi. Meu maior desejo é que o aluno que esteja em casa possa pensar: ‘Nossa aprendi um conteúdo por meio de uma vídeo aula’, essa é a minha maior satisfação”, destacou. Antes de começar os vídeos, Olavo teve que estudar sobre o assunto. Ele afirma que assistiu a vários tutoriais para aprender. “Eu gravo os vídeos em casa mesmo, no quarto da minha filha, mas hoje eu faço com chroma key, que é a substituição de fundo, eu estreei o “EnsinaMed” com o professor da Facimed Luiz Fernando com um fundo bem legal, as ideias vêm surgindo e vou modificando”, disse. Atualmente, o que o estudante de Medicina mais deseja é que o canal cresça para que possa atingir mais universitários de forma rápida e principalmente gratuita. Ele ainda tem desafios pela frente, mas garante que quer ajudar muitas pessoas. “Eu percebi que o aluno não fica mais de dez minutos assistindo ao vídeo. A linguagem tem que ser muito rápida. Quero tentar uma forma de trazer a dinâmica da sala de aula para o vídeo. Estou estudando tecnologia para que as projeções apareçam ao mesmo tempo, para que as pessoas possam de fato entender aquilo que procuram”, finalizou. E você aí, ficou curioso? Quer aprender mais sobre as diversas áreas da saúde? Então se inscreva no canal EnsinaMed, deixe sua dúvida e, claro, dê aquele like e compartilhe para ajudar o Olavo a continuar nesse mundo cheio de conhecimento que é a internet.

Censo canino e felino 2018

– A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam realizados censos da população canina e felina periodicamente. É de extrema importância o conhecimento da quantidade de cães e gatos para o planejamento e avaliação das ações de controle das diversas doenças zoonóticas. A secretaria municipal de saúde, por meio do setor de zoonoses, em parceria com a Agência de Vigilância em Saúde do Estado de Rondônia (AGEVISA), realizou o censo canino e felino 2018. O trabalho de levantamento de dados contou com a parceria de acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Facimed. “A participação dos estudantes nesse processo visou possibilitar a vivência prática de conceitos teóricos abordados em sala de aula, como estimativa de populações, epidemiologia veterinária e zoonoses. As atividades desempenhadas por eles foram compostas por levantamento de campo da população animal alvo do censo, tabulação e digitação de dados coletados com objetivo de estimar a população canina e felina no município de Cacoal”, destacou o médico veterinário da AGEVISA, professor Me. Cristian José da Silva. O objetivo do levantamento é instalar medidas estratégicas para prevenção de doenças zoonóticas de relevância a saúde pública, bem como planejar com base em dados atualizados as futuras campanhas de vacinação antirrábica canina e felina, avaliar e implementar ações que possibilitem o aumento da cobertura vacinal, principalmente dos felinos, com a elaboração de estratégias para controle da população canina e felina que vivem nas ruas da cidade. Foram tabulados e analisados dados de 51 bairros da cidade, totalizando 19.472 animais, sendo 15.702 cães e 3.770 gatos. O resultado final do censo canino e felino somado os animais da zona rural e urbana totalizou 26.943 cães e 8.983 gatos, ou seja, 35.926 animais em Cacoal.

 

Ver comentários