×

Publicidade

Colunal Social Jusmar Lustoza – Ponto E

De Espigão do Oeste

– A Chácara Dettmann foi ponto de encontro no último sábado para selar a união matrimonial da bacharel em Direito Francielen Onofre Costa com o advogado Marcio Dettmann. O L & A Cerimonial conduziu com toda maestria a organização. A noiva, deslumbrante, bordou com muita delicadeza o seu próprio vestido. Que capricho! Entre os flashes do fotógrafo oficial, Piu Campos, de Pimenta Bueno, neste os nubentes fizeram pose com os pais da noiva, o casal Edinete e Osmar Costa. Felicidades!

– A decoração da cerimônia de casamento do casal Francielen Onofre Costa e Marcio Dettmann no último sábado em Espigão do Oeste ficou por conta da Rosa e Flor Decorações. Primor! Somente elogios para o buffet, assinado pelo Grill Sabor, o que não foi diferente com o saboroso bolo preparado por Edneide Lopes (Nêga), além de outros parceiros que muito contribuíram para que tudo saísse perfeito. O flash registrou os nubentes com os pais do noivo, Teresa e Arlindo Dettmann. Veja fotos seletas em nosso site, gentilmente cedidas pelo fotógrafo oficial, Piu Campos. www.jusmarlustoza.com.br.

Continua após a Publicidade

Bodas de Safira

– A advogada Veralice Veris, conselheira federal da OAB/RO, comemorou o décimo sexto aniversário de casamento com o advogado João Carlos Veris no último dia 31. Parabéns!!! O casal, de Ouro Preto do Oeste-RO, festejou suas Bodas de Safira na capital paulista. Felicidades!!

Arraiá Legal OAB

–  Aberto à comunidade, seguindo toda a tradição de um boa festa junina, a diretoria da OAB, subseção de Cacoal, organizou a terceira edição do seu encorpado “arraiá” reunindo advogados e familiares no último sábado na Aspojuc. Apesar do frio, quitutes típicos e um encorpado quentão seguraram o público. “Supimpa”!! Entre os membros da diretoria registramos (esq. p/ dir.) a presidente da subseção, Julinda da Silva, a tesoureira, Jaquelize Rodrigues, e a secretária geral adjunta, Nerli Fernandes. Veja fotos seletas em nosso site. jusmarlustoza.

Dia da Imprensa

– A imprensa brasileira completou 10 anos no dia 1º de junho. A Unimed Ji-Paraná não deixou passar em branco a importante data e reuniu profissionais parceiros para homenageá-los neste grande dia com café da manhã e entrega de presentes. O representante maior da cooperativa, Dr. Alcílio de Souza, diretor presidente, recepcionou os profissionais da imprensa ao lado de sua forte equipe. Em nome de todos os colegas, agradecemos o respeito e atenção que a Unimed Ji-Paraná sempre nos direciona. Sucesso, sempre.

Congresso de Fisioterapia

– O 10º Congresso Rondoniense de Fisioterapia foi aberto na última terça-feira no auditório da Facimed, reunindo, além de representantes do curso de Fisioterapia da instituição, acadêmicos e coordenadores de curso de mais 11 instituições de ensino superior, Rondônia e Acre; em foco. A diretora geral da Facimed, Daniela Shintani, anfitriã; à esq.; deu as boas-vindas aos presentes e abriu oficialmente o evento, que seguiu com a sua programação, encerrando nesta sexta-feira, 08 de junho. Veja fotos seletas da abertura do evento. jusmarlustoza.

Noite de autógrafos

– Nunca é tarde para correr atrás dos sonhos. A Sra. Ciesse Batista Firme, de 76 anos, formou uma linda família; 5 filhos, mais os netos e bisnetos. Em 2003, como mal sabia assinar seu nome, resolveu estudar, e foi mais além!! Viu aflorar seu dom no mundo das poesias. Com o apoio da família, da professora Lindomar dos Santos, presidente da ACLEC, e outros colaboradores, publicou seu primeiro livro na última sexta-feira. A cerimônia transcorreu no auditório da Facimed. Casa cheia!! “Viver a Vida e Saber Viver”. Este foi o título escolhido pela D. Ciesse. Dinâmica, já está reunindo material para construir o seu segundo livro. Simples, alegre, a poetiza recebe o maior presente da sua vida, que é o carinho e agradecimento dos filhos por tanto ter se dedicado na sua criação. Exemplo de união, seu patrimônio maior. Após o lançamento de sua primeira obra literária, a família festejou servindo coquetel a todos os presentes. Exemplo de vida!! Os livros podem ser adquiridos na Livraria Nobel, no Cacoal Shopping. Veja a cobertura fotográfica em nosso site. jusmarlustoza.

Bulgare

– O Cacoal Shopping apresenta mais uma novidade. A Bulgare Barbearia se somou aos segmentos que já compõem o maior centro de compras, entretenimento e promoção de saúde do interior do Estado. A inauguração aconteceu no último sábado e já começou com grande movimento!! Além de barba e cabelo, os profissionais estão preparados para serviços especiais, como selagem, sobrancelha e hidratação. Parabéns ao proprietário, Neirivan Temponi; à esq.; e toda sua equipe: os cabeleireiros Bruno Oliveira e Jefferson Fernandes, completando com a secretária, Larissa Ribeiro. Sucesso! Veja mais flashes em nosso site. jusmarlustoza.

Compra Premiada

– Toda terça-feira tem um toque mais festivo na praça de alimentação do Cacoal Shopping. Som ao vivo e o sorteio de mil reais para os clientes que compraram acima de trinta reais durante a semana. A regra é não acumular. Os cupons são destruídos após o sorteio. Apresentou a nota, retirou o cupom, preencheu, colocou na urna e a sorte está lançada. Na próxima terça-feira tem mais!! Participe! A promoção tem sido um sucesso. O casal proprietário, Davina Pizzaia e Ivan Caramoni, comemora o veloz crescimento do empreendimento. Cacoal e toda região agradecem!!

Gente nova

– O casal de fotógrafos Glaucione Gomes e Thiago Flor, entre os profissionais mais disputados da Região Norte, em especial na cobertura de casamentos, ganhou presentão no mês de maio. A pequena Vitória Flor chegou no dia 21 aumentando a família e trazendo muita alegria, principalmente para o irmãozinho, João Miguel Flor. Família abençoada. Completando as comemorações, o pai, Thiago Flor, brindou nova idade nesta quarta-feira, 06 de junho. Felicidades!!

No Sírio Libanês

– Compondo a equipe da odontologia da Clínica ARPE,  o cirurgião bucomaxilofacial José Leozir e a ortodontista Karyne Neves participaram no último final de semana na capital paulista da VI Jornada de Cirurgia Ortognática e Ortodontia, realizada no Hospital Sírio Libanês. Grandes nomes do País em suas respectivas áreas participaram do evento. Oportunidade ímpar!

No Araçá

– A gravação do programa Ponto E do próximo final de semana aconteceu no apartamento decorado do Residencial Araçá. A médica infectologista Lorena Castoldi Tavares destaca a importância de se prevenir contra doenças antes de sair do País. O diretor executivo da Amazontrip, Paulo Sérgio de Oliveira, explica o que é turismo corporativo e alerta as empresas quanto à economia quando se conta com uma agência especializada neste perfil de turismo de negócios. Fique ligado! No próximo sábado ao meio dia pela TV Suruí, canal 15, e no sábado e domingo em vários horários pelas redes sociais.

Noite Musical

– No último sábado, repertório variado da MPB sob a batuta do jornalista e músico Siderlândio Simões, presidente da Associação Cacoalense de Imprensa – ACI, atraiu seleto público mais uma vez no Castello’s Acústico Bar. Uma noite que abriu oportunidade para reviver a  boemia de disputados bares dos grandes centros. Show!! Flashes seletos em nosso site. jusmarlustoza.

Preto e Branco

– Há muitos anos na agenda da Casa de Dança Rodolfo Gonçalves, o Baile do Preto e Branco aconteceu no último sábado, com direito a café da manhã!! Apreciadores de estilos variados de dança de salão marcaram presença. Uma noite espetacular!! Parabéns ao professor Rodolfo Gonçalves, sempre inovando!! Está em flash aplaudindo alguns alunos da longa lista que prestigia o seu trabalho. Legal!! Veja mais fotos em nosso site. jusmarlustoza.

Gestão de Empresas Farmacêuticas

– Acadêmicos do 7° período do curso de Farmácia da Unesc-Vilhena criaram empresas fictícias em diversos ramos de atuação do profissional farmacêutico para aplicar os conhecimentos da disciplina de Gestão de Empresas Farmacêuticas. Com o auxílio do professor Felipe Vitali Lorensini, a turma se dividiu em grupos de sócios, onde puderam simular uma verdadeira gestão empresarial. Os trabalhos foram apresentados na forma de banner no hall de entrada da faculdade e foram visitados por outras turmas e todos que circularam pelo local, assim como alguns professores que fizeram a avaliação dos trabalhos. “A área da saúde é um campo que sempre está em expansão no mercado de trabalho, pois o índice de vida do ser humano está em crescimento e, com isso, aumenta a preocupação com o bem-estar físico e emocional das pessoas. Desse modo, o profissional que se formar em Farmácia terá sempre uma boa oportunidade de emprego”, de acordo com o professor Felipe. Os farmacêuticos empreendedores apresentam características que unem empreendedorismo empresarial e gestão administrativa, que acarretam no gerenciamento de seus próprios laboratórios, clínicas, farmácia ou na montagem de empresas inerentes as suas habilidades desenvolvidas durante sua graduação.

Engenharia Civil da Unesc-Porto Velho em visita técnica

– Nos dias 09 e 23 de maio, acadêmicos do 7º período do curso de Engenharia Civil da Unesc-Porto Velho visitaram a BetonTech, laboratório de controle tecnológico de concreto e solos. A visita foi acompanhada pelos professores Francisco Gonçalves Lacerda e Benício de Morais. O objetivo foi aliar os conhecimentos teóricos da disciplina de Mecânica dos Solos I com a prática construtiva aplicada na engenharia. Durante a visita, os acadêmicos puderam acompanhar, realizar e anotar em fichas de laudo técnico os resultados obtidos do controle de qualidade de solos dos seguintes ensaios: limite de liquidez, limite de plasticidade, análise granulométrica, sedimentação e compactação. Estes ensaios permitem classificar e prever comportamentos mecânicos e físicos do solo. As soluções da Mecânica dos Solos são, frequentemente, empregadas para a representação do comportamento de maciços de solo, graças a sua simplicidade e por obterem comprovação aproximada de seus resultados com o comportamento real dos solos, quando verificada experimentalmente em obras de engenharia. Os resultados apresentados no laudo, na prática, direcionam o engenheiro civil a ter parâmetros técnicos para a elaboração de projetos de fundações, obras rodoviárias aeroportuárias e barragens de terra.

4ª EXPOGEO

– No dia 25 de maio foi realizado na Unesc-Cacoal a 4ª EXPOGEO (Exposição de Geologia) do curso de Engenharia Civil, organizada pelos acadêmicos dos sétimos períodos que cursam a disciplina de Geologia aplicada, lecionada pelo Professor Mestre Danilo Bastos, idealizador e orientador da exposição. No evento foram expostos vários exemplares de minérios, rochas e minerais, além de vários banners com temas relacionados a Geologia regional. O evento este ano fez parte do 1º Workshop de Engenharia Civil e Ambiental, onde também foram apresentados trabalhos nas áreas de Recursos Hídricos, Hidrologia, Engenharia de Trânsito e Abastecimento de Água, através de protótipos, banners e apresentações orais.

Publicação em revista americana

– A docente do curso de Educação Física Dra. Laize Peron Tófolo teve o trabalho publicado na revista americana “Frontiers in Physiology”, considerada a segunda mais citada na área de fisiologia, com fator de impacto 4.134 e classificada A1 no qualis da Educação Física. O trabalho intitulado “Treinamento de exercício aeróbico atenua o crescimento tumoral e reduz a secreção de insulina em ratos com Tumor Walker 256” em inglês, “Aerobic Exercise Training Attenuates Tumor Growth and Reduces Insulin Secretion in Walker 256 Tumor-Bearing Rats”, surgiu da pesquisa de doutorado da professora Dra. Veridiana Mota Moreira, realizada no Laboratório de Biologia Celular da Secreção (LBCS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e orientada pelo professor Dr. Paulo Cézar de Freitas Mathias, na qual Laize participou e contribuiu com o desenvolvimento da pesquisa e da publicação. “Para nós pesquisadores, a publicação de uma pesquisa em uma revista científica bem conceituada é considerada a conclusão de uma etapa científica e motivo de comemoração devido ao reconhecimento do trabalho. Uma publicação bem sucedida nos mostra que somos capazes de desenvolver pesquisas de qualidade, com alto grau de confiabilidade e inovação, assim como os demais pesquisadores de outros países. Além disso, contribuímos com a ciência para a elucidação de mecanismos desenvolvidos com a prática de exercícios físicos e a importância a nível celular e molecular dessa prática, já que estudos deste tipo, ainda são escassos”, disse Laize. Ainda, segundo a professora, o tema foi escolhido pois se encaixa na linha de pesquisa estudada no LBCS da UEM, que tem como foco “a origem desenvolvimentista da saúde e da doença, estudado por pesquisadores do mundo todo, intitulado em inglês “Develomental Origens of Health and Disease – DOHaD”. Nesta linha de pesquisa o objetivo é entender os fatores determinantes para o desenvolvimento da saúde ou da doença na vida adulta, estudando o exercício físico como um fator que determinou o desenvolvimento da saúde em ratos Wistar. O artigo está disponível pelo link: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fphys.2018.00465/full

Acadêmicos de Psicologia visitam aldeia Paiter Suruí

– De acordo com o último censo do IBGE (2010), 0,4% da população brasileira é composta por indígenas, população que vem aumentando nos últimos anos e cresceu 39% em relação ao censo de 2000. Com a responsabilidade da prática psicológica em todos os contextos sociais e culturais acadêmicos do 9º período de Psicologia da Facimed fizeram uma visita aos indígenas da comunidade Paiter Suruí da linha 9. O objetivo do encontro foi o de propor aos estudantes a oportunidade de conhecer e construir conhecimentos teóricos e práticos compartilhados para intervenções responsáveis, apoiando-se em uma constante reflexão acerca dos horizontes de possibilidades e modos de ação no âmbito da psicologia cultural, promovendo saúde mental com um significado amplo. “Entendemos que tal estado depende de condições pessoais, mas também sociais para qualquer população. Diferente de uma visão estereotipada promovida pelos meios de comunicação, o psicólogo não atua apenas em consultório nem direciona seu trabalho apenas ao campo das doenças mentais”, afirmou a professora Michele Romão, responsável pela disciplina Psicologia dos Povos Indígenas. A coordenadora do curso, Leila Gracieli da Silva, também acompanhou a visita e destacou as áreas de atuação dos psicólogos. “No caso das populações indígenas, são diversas as possibilidades de contribuição, como demandas em saúde mental, educação, cultura, questões ligadas ao uso de substâncias psicoativas, identidade, visibilidade social, participação, formação acadêmica e políticas públicas, onde o psicólogo pode estar inserido atuando e compreendendo suas diversidades e demandas emergentes”, finalizou.

 

 

 

Ver comentários