×

Publicidade

Colunal Social Jusmar Lustoza – Ponto E

Setembro Amarelo

–  Como parte da programação referente à Campanha Mundial de Prevenção ao Suicídio (Setembro Amarelo), a Unesc promoveu no último dia 12, o evento “Abraço à Unesc” com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica e a sociedade cacoalense sobre o tema. O cerimonial teve início com a concentração de alunos e professores em frente à instituição e em seguida, de mãos dadas, circundaram todo o prédio em um grande abraço. 10!! Veja flashes especiais em nosso site. jusmarlustoza.com.br .

Continua após a Publicidade

Oriente Bar

– No último dia 12 foi inaugurado o Oriente Bar, Tabacaria e Petiscaria em Cacoal. Tem como sócios os jovens (esq. p/ dir.) Célio A. Silva Jr., Jordan Setubal Salvador e Pedro Henrique Santos. O Oriente Bar fica na Av. Cuiabá, próximo à Facimed. Ambiente arrojado!!! 10!! Veja algumas fotos em nosso site. jusmarlustoza.com.br .

Um brinde

– O brinde vai para Maria Alice Bertoni, de Cacoal. Comemorou nova idade na última segunda-feira. Continua recebendo os cumprimentos de amigos que compõem uma longa lista, além da família, claro. O carinho especial vem do esposo, Valter Bertoni. Parabéns!!!

Jesus & Silva em festa

– O advogado Jean de Jesus Silva, sócio da Jesus & Silva Sociedade de Advogados, comemora aniversário nesta quinta-feira, 27. Parabéns!! Recebe homenagem especial dos colegas de trabalho e também da família. Felicidades!!

Aniversário

– Quem está festejando aniversário nesta sexta-feira, 28, é o diretor de planejamento institucional da Unesc, Rodrigo Nascimento. Parabéns! Fecha a semana recebendo os cumprimentos dos amigos, mas o carinho maior vem da família, em especial da esposa, Danuta B. Nascimento. Casal 20!!

Parabéns!!!

– Os parabéns vão para a diretora administrativa da Central CresiSIS, em Ji-Paraná, Inês Filus. Conduzindo com toda competência o seu ofício, somou muitos amigos, além de colegas muito parceiros, de longa data!! Está em flash com Vornei Bernardes da Costa e Gilmar Odorisi, membros da diretoria da CrediSIS Leste. Aplausos!!

Da Facimed

– O jovem Bruno Olsen, publicitário da Facimed, soma mais um ano de vida neste sábado. Recebe os sonoros parabéns da grande equipe que compõe a instituição, sob a presidência da professora Sandra Carrijo Marques. Felicidades!!

Ícone na Cardiologia

– Entre os ícones da Cardiologia no Estado, a médica cardiologista Fernanda Dettmann terá um domingo mais que festivo. É dia de comemorar o seu aniversário. Momento especial para reunir a família e amigos para comemorar.

Dia de Supera!!

– A franqueada Supera de Cacoal, Claudinéia Henker, festeja duplamente esta semana: o sucesso da Supera – ginástica para o cérebro e a passagem do seu aniversário, 30 de setembro. Parabéns!!! Apoio e carinho incondicionais do esposo, o advogado Dirceu Henker. Legal!!

Viva!!!

– Deixamos aqui os cumprimentos para a médica pediatra e neonatologista Sandra Lopes de Santana Silva. Comemora aniversário no próximo domingo. Parabéns!! Está entre os profissionais que destacam conhecimento na edição de setembro da revista Ponto E. Profissionalíssima!

Vale a pena ver de novo

– A pedidos, o programa Ponto E especial dos 23 anos da Unimed Ji-Paraná, comemorados em abril, será reprisado neste final de semana. Um primor!! A festa aconteceu no salão de eventos Millenium e teve como tema principal “Uma noite em Paris”. Au concour!! Em decorrência do programa eleitoral gratuito, a exibição será às 11:00h, no sábado, pela TV Suruí, canal 15, e em vários horários pelas redes sociais, no sábado e no domingo. Fique ligado!!!

Ponto E – dia 30!

– A edição de setembro da revista Ponto E está disponível on-line!! www.revistapontoe.com.br. Em destaque na capa, vivenciando a experiência pela segunda vez, sendo que a primeira foi em 2014, está a equipe da Farmácia Pró-Fórmula Supreme, lançando o protetor solar em bastão com fórmula exclusiva, que age também corrigindo imperfeições na pele por ter tonalidades diferentes. Legal!! A versão impressa entra em circulação em todo o Estado a partir do próximo dia 30. A edição de final de ano já está sendo projetada. Participe!! (69) 99257-7850.

Acadêmicos da UNESC-Cacoal são aprovados no Exame do CFC

– A UNESC-Cacoal alcançou excelente desempenho no último Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Foram aprovados os estudantes Cássia Franciele Silva Amaro, Leandro Souza Merlin, Rogério Braum Schulz e Wender Souza Lemke, todos do 8º Período de Ciências Contábeis da instituição.

O percentual alcançando pelos estudantes do 8º período que se inscreveram no Exame, é de 66%, um ótimo desempenho em relação às médias estaduais e nacionais.

Para a Diretora Geral da UNESC, Professora Natividade Cury, e o Diretor Institucional, Dr. Antônio Carlos do Nascimento, a aprovação dos acadêmicos ainda na fase de conclusão da graduação mostra que a concepção pedagógica da Instituição está no caminho correto, priorizando a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Acadêmicas de Odontologia da Facimed orientam gestantes indígenas sobre saúde bucal

– Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, a população indígena brasileira soma mais de 800 mil, com 305 diferentes etnias. A fim de garantir às próximas gerações melhor qualidade de vida aos indígenas, acadêmicas de Odontologia do 3º e 4º período da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), fizeram orientações sobre saúde bucal na Casa de Saúde do Índio (CASAI) em Cacoal. Aproximadamente 20 gestantes e puérperas (aquelas que acabaram de dar à luz ou tiveram filhos há pouco tempo) receberam informações de como ter uma alimentação rica em cálcio, orientações sobre caries, cuidados que se devem ter na amamentação.

Segundo as acadêmicas, desde quando a mãe fica sabendo da gravidez, durante o pré-natal, ela deve ter um cuidado redobrado com a própria dentição, pois problemas na gengiva podem causar parto prematuro. “Existem bactérias na boca, no suco gengival que podem passar até pela placenta e induzir um parto prematuro, com uma linguagem bem simples falamos sobre boca seca, sobre dentes e gengiva mais sensíveis. Elas puderam tirar dúvidas em relação aos bebes e a elas mesmas. Tivemos a oportunidade de ensiná-las formas de higienizar a boquinha do recém-nascido, explicou a estudante Vitória Gonçalves de Oliveira.

Participaram da ação as acadêmicas Hadassa Araújo, Karina Behenck, Ana Paula Ribeiro, Dileusa Marinho e Vitória Gonçalves de Oliveira com a orientação da professora Zilanda Martins de Almeida.

Medicina da Facimed faz ação comunitária e atendimento à domicilio em Cacoal 

– O projeto Medicina na Comunidade, vem contribuindo para a saúde da população do município. Acadêmicos de Medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) promovem ações comunitárias articuladas, por meio da disciplina de interação comunitária, de forma a equacionar os problemas sociais, reduzir a exclusão e as disparidades regionais, colocando a serviço da sociedade o conhecimento que é produzido na faculdade pelos estudantes.

“A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, possibilitando uma relação transformadora entre faculdade e sociedade. Nesse contexto, a Facimed tem como objetivo promover as ações proporcionando benefícios tanto aos acadêmicos do curso de Medicina quanto à comunidade local, a partir das atividades desenvolvidas, ampliando o espaço de aprendizado oferecido pela instituição na formação acadêmica”, explicou a enfermeira e professora da disciplina de interação comunitária, Mariana Kely Diniz Gomes de Lima.

Os atendimentos ajudam amenizando as demandas inerentes ao município relacionadas à saúde. Pesquisar, aprender sobre temas relacionados e estender o conhecimento adquirido à comunidade é a que sustenta a formação acadêmica nas mais modernas metodologias de ensino.

Ver comentários