×

Emoção em Ariquemes, crateras de soja e ambiente em Cacoal

papo reto 3 1 - Emoção em Ariquemes, crateras de soja e ambiente em CacoalLAVA JATO MIRIM

Como as investigações da operação Lava Jato tem sido desenvolvidas por fases, ainda não chegou o momento de apresentar os nomes dos políticos beneficiados com o chamado “Caixa 2”, nas eleições de 2012. Até o momento, a grande mídia tem divulgado conteúdos de delações relacionadas com eleições de candidatos a presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. A esfera municipal de governo ainda está na penumbra, mas já há evidências claras de distribuição de recursos nas eleições municipais de 2012. Como nesta época acontecia em Rondônia a construção das usinas do rio Madeira, certamente diversos candidatos que disputaram prefeituras rondonienses foram beneficiados com o dinheiro da Odebrecht. Alguns políticos do estado já não conseguem dormir com a mesma tranquilidade de antes. Vêm aí doações 2012!

PONTE PARA O FUTURO

continua após a Publicidade

O PMDB, os partidos aliados e o governo do presidente Michel Temer podem comemorar, sem medo de errar, um fato raro: fazia muitos anos que o Brasil não mobilizava trabalhadores de todos os setores para protestar contra um governo. Michel Temer e o PMDB conseguiram isso! Hoje no país não existe nenhum setor que não esteja participando das mobilizações de protesto contra as reformas do governo. Michel Temer e seus seguidores, que não chegam a 10%, segundo pesquisa recente sobre a popularidade do presidente, trabalham duramente para fazer alterações na legislação trabalhista e na legislação previdenciária, promovendo mudanças que despertam o ódio de milhões de trabalhadores. O governo entende que, para melhorar o país, é preciso que o trabalhador se aposente aos 65 anos e que tenha que trabalhar sem muitos direitos garantidos há quase um século. Enquanto isso, os poderosos continuam praticando a corrupção em todas as esferas de poder. O PMDB fez um documento para batizar esses atos do governo: chama-se “Ponte Para o Futuro”.

PONTE PARA BRASÍLIA

O senador Valdir Raupp já venceu várias eleições prometendo aos eleitores de Guajará-Mirim, município localizado na fronteira com a Bolívia, uma ponte para ligar os dois países. O curioso é que os eleitores da fronteira continuam acreditando na história. A deputada Marinha Raupp, esposa do senador, também já prometeu a ponte por várias eleições, tanto que aparece sempre entre os candidatos mais votados em Guajará-Mirim, há mais de 20 anos. Agora, o senador resolveu mudar de estratégia. Como no próximo ano haverá novamente eleição, ele passou a prometer a construção de uma ferrovia que vai ligar Rondônia aos demais estados do país, principalmente os estados onde existem portos que operam no transporte de grãos. Inicialmente, a ferrovia vai de Guajará-Mirim até Sapezal, município produtor de grãos no estado de Mato Grosso. Pouco tempo atrás, o senador levou a Guajará-Mirim o ministro Maurício Quintella, que é um deputado da base aliada do PMDB, para reforçar a ideia da ponte. Depois de ouvir por mais de 20 anos a história da ponte para a Bolívia, o eleitor da fronteira deve achar que essa história de ferrovia é uma ponte para Brasília em 2018.

BASE ALIADA

Para que o leitor rondoniense entenda com clareza o contexto, Maurício Quintella, atual Ministro dos Transportes, é deputado federal eleito por Alagoas e pertence à base aliada do governo Temer. Quintella é advogado e já foi secretário de educação em Alagoas, quando deixou o cargo acusado de participar de um esquema que desviou cerca de 52 milhões de reais da educação do estado. Ele fez um passeio com o senador Raupp em Guajará-Mirim e falou da possibilidade da ferrovia da soja. Como o governo de Michel Temer acaba em 2018, certamente não daria tempo para construir essa ferrovia, mas é uma tese que pode garantir muitos votos, como a ponte Brasil-Bolívia garante há mais de 20 anos.

EMOÇÃO EM ARIQUEMES

Em recente reunião do PMDB em Ariquemes, a emoção rolou solta. Tomaz Correia, suplente do senador Valdir Raupp e um dos principais caciques do partido no estado, fez um longo discurso em defesa do senador e presidente do PMDB de Rondônia. Tomaz Correia afirmou, com muita convicção, que Raupp sofre pelas injustas acusações que são feitas contra ele e que o senador é uma pessoa pobre. Segundo Tomaz Correia, o senador Valdir Raupp não teve dinheiro nem mesmo pagar o funeral da mãe dele, que morreu pouco tempo atrás. Nossa fonte confidenciou que não chorou para não deixar o senador ainda mais abatido, mas a situação foi comovente. Registramos nossa solidariedade ao senador, pela perda de sua genitora e pela sua frágil situação econômica. Infelizmente não temos como ajudar, mas registramos nossos sentimentos. Tadinho do senador!!!

IMPOSTO DE RENDA

Hoje é o prazo final para os contribuintes, do Brasil inteiro, apresentarem a Declaração de Imposto de Renda. A Receita Federal ainda não decidiu se as doações feitas pela Odebrecht serão tributadas, já que foram feitas para garantir a governabilidade do país. Os recursos que não são obtidos por doações da empreiteira devem, porém, ser declarados, porque ocultar patrimônio pode criar muitos transtornos. As pessoas que tiveram rendimentos tributáveis em 2016 superiores a 28 mil reais estão obrigadas a fazer a declaração. No caso do senador Valdir Raupp, como o suplente Tomaz Correia, já declarou a situação financeira dele, vamos consultar um técnico da Receita Federal, para saber se ele ainda precisar declarar, e na próxima edição, informaremos o leitor.

CRATERAS DE SOJA

Os condutores de veículos que trafegam entre os municípios de Vilhena e Pimenta Bueno, com certeza, estão indignados com os responsáveis pelo DNIT. O trecho está praticamente intrafegável. Ao sair de Vilhena, na direção de Pimenta Bueno, durante um percurso de cerca de 15 km, os motoristas precisam dirigir a uma velocidade que não atinge 30 km/h, porque a quantidade de buracos é tão grande que é impossível desenvolver uma velocidade maior. Naquela região, diversos acidentes graves já aconteceram e as autoridades responsáveis pela rodovia continuam fingindo que está tudo bem. O proprietário de uma borracharia localizada perto do distrito de Guaporé declarou para nossa equipe que está consertando uma média de 100 pneus por semana, em virtude de uma cratera que fica a uns 2 km de sua oficina.

TETRAPLÉGICO

A situação é vergonhosa e preocupante, porque o risco de mortes é muito evidente na região. Os buracos devem ser um prêmio do governo Temerpara os motoristas que trabalham na região que produz mais grãos no estado. É impossível encontrar um motorista que transporta grãos e que esteja satisfeito com a situação da BR 364. A propaganda feita pelo governo passa a impressão de que o agronegócio recebe total apoio e investimentos do poder público do país. Claro que não! Em muitos casos, os carreteiros estão fazendo o trabalho de tapar buracos com terra da beira da estrada, para evitar que continuem acontecendo acidentes. As condições de trafegabilidade da rodovia são tão precárias que ninguém acredita que exista o DNIT na região de Rondônia, isso se falarmos somente do trecho entre Vilhena e Pimenta Bueno, mas quem passa na região entre Presidente Médici e Ariquemes garante que a situação é pior. Como a BR 364 é a espinha dorsal do agronegócio, podemos dizer que, neste momento, o agronegócio está tetraplégico no estado de Rondônia.

XEQUE – MATE

Quando o período eleitoral se aproxima, muitos políticos começam aparecer. No final da semana passada quem apareceu foi a ex-deputada Elen Ruth. Aliás, apareceu não; ela foi encontrada. Depois de um longo tempo foragida, em função da condenação que obteve, após as investigações da Operação Dominó. Elen Ruth estava meio no esquecimento, mas é bem conhecida do eleitor da capital, onde foi eleita vereadora e deputada. A Operação Dominó, porém, colocou uma pedra no sapato da ex-deputada que agora vai fazer companhia para outros ex-colegas de mandato, na ala feminina dos presídios de Rondônia. É a vida! Depois de jogar muito dominó nos corredores da assembleia legislativa, ela agora vai precisar aprender as regras do xadrez.

AMBIENTE EM CACOAL

O universo político tem muitas mazelas, mas é bem divertido. Poucos dias atrás, o Secretário de Meio Ambiente de Cacoal recebeu em sua secretaria a prefeita do município. Imediatamente, ele reuniu todos os seus subordinados para receber a chefe. Ao abrir os discursos, o secretário afirmou para a prefeita que sua presença era fundamental no setor, porque aquele momento serviria para ela confirmar as coisas que ele diz aos servidores da secretaria. O secretário declarou que tudo que ele promete, em nome da administração, seus subordinados não acreditam e pediu à prefeita Glaucione Rodrigues para confirmar as promessas. Em Cacoal, muita gente acredita que o único motivo para o secretário do meio ambiente ter o cargo é que ele é irmão do vereador Rogério Chagas. Nosso editor discorda! Ele acredita que o secretário pode garantir um ótimo ambiente entre os servidores e a prefeita.

PARLAMENTANDO

A jornalista entrevista um famoso deputado de Rondônia:
– Deputado, o senhor pode nos dizer como começou a sua carreira de político?
– Ah! Foi logo na infância… Eu ainda estudava no primário…
– No primário?! – espantou-se a jornalista.
– Sim! Um dia meu pai me chamou e disse:
-“Filho, a partir de hoje eu vou lhe dar mil cruzeiros toda as vezes que você tirar uma nota maior que 7”.
Então, eu cheguei para a minha professora e falei:
-“Escuta, dona Clotilde, a senhora não gostaria de ganhar quinhentos cruzeiros de vez em quando?”.

Fonte: Jornal Correio de Rondônia

Ver comentários

Continue Lendo...

Pedagogia da enganação, inocentes e perseguidos e Paulinho do Cinema

FERNANDO SEGOVIA A criação do Ministério da Segurança provocou a queda do chefão da Polícia Federal, Fernando Segovia, que foi colocado no cargo sob muitas críticas de políticos da oposição e de colegas da PF….

Leia Mais

Vereador mais votado nas eleições de 2016, Paulo Roberto Duarte Bezerra, também conhecido como Paulinho do Cinema (PP-RO) é o atual presidente da Câmara de Vereadores do município de Cacoal (RO). Empresário de sucesso na…

Leia Mais

LULA E A PRESIDÊNCIA No último dia 13 deste mês, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva esteve em Curitiba para depor em mais uma ação em que ele é réu, acusado de ser o…

Leia Mais

REFORMA ELEITORAL Durante toda a semana, os deputados trabalharam duro nos bastidores e nas comissões, em Brasília, para tentar aprovar a chamada “reforma política” que deve servir para nortear as eleições de 2018. Alguns pontos…

Leia Mais

ELEIÇÃO INDIRETA O Ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, já enfrentou muitos protestos e muita rejeição pelas decisões que toma no TSE e também no STF, já que ele faz parte da Suprema Corte do…

Leia Mais

A CARNE É FRACA O estrago causado pela delação dos donos da JBS foi tão devastador que pegou o presidente Michel Temer de surpresa. O presidente postiço havia declarado, pouco tempo atrás, que demitiria os…

Leia Mais