×

BC define regras de divulgação de taxa de câmbio de cartão de crédito

BC define regras de divulgação de taxa de câmbio de cartão de crédito

Foto: Ilustrativa/Pixabay

O Banco Central (BC) definiu as regras para a divulgação das taxas de conversão de gastos em moeda estrangeira em cartão de crédito de uso internacional. Em circular publicada na edição de hoje (23) do Diário Oficial da União, o BC determina que a taxa de conversão do dólar deve ficar disponível nos canais remotos de atendimento ao cliente, inclusive por meios eletrônicos, com acesso direto ao público no menu relativo a cartões de uso internacional.

A divulgação das taxas de conversão deve ser realizada independentemente de identificação ou autenticação do usuário, diz a circular.

Além disso, a taxa de conversão deve ter quatro casas decimais e deve ser divulgada tanto em formato de dados abertos (acesso livre para modificação e compartilhamento), quanto em formato final para utilização direta pelo público.

Publicidade

Quanto ao histórico, a circular determina que a informação deve abranger as taxas de conversão praticadas, no mínimo, a partir de 1º de março de 2020, até 30 de agosto de 2020. A partir de 1º de setembro de 2020, o histórico deve abranger as taxas de conversão praticadas, no mínimo, nos últimos 180 dias.

O BC também determina que o histórico deve conter a opção para a consulta da última taxa de conversão disponível.

A circular publicada hoje detalha norma definida no final do ano passado. Na época, o BC determinou que os gastos feitos em moeda estrangeira nos cartões de crédito internacionais terão seu valor fixado em reais pela taxa de conversão vigente no dia de cada gasto realizado. A medida passa a valer a partir a partir de 1º de março de 2020. Com essa medida, o cliente ficará sabendo já no dia seguinte quanto vai desembolsar em reais, eliminando a necessidade de eventual ajuste na fatura subsequente.

Ver comentários

Continue Lendo...

Petróleo dispara após Irã atacar base americana

O barril do petróleo WTI disparou em meio ao aumento da tensão no Golfo Pérsico na noite desta terça-feira, 7, após o Irã disparar mísseis balísticos contra – ao menos – duas bases com soldados…

Leia Mais
Instituições financeiras estimam inflação de 4,13% em 2019

Projeções para o crescimento do PIB foram mantidas.

Leia Mais
Seguro DPVAT será até 85,4% menor em 2020

Conselho também aprovou estudo para fim de monopólio do seguro.

Leia Mais
BC eleva estimativa para crescimento do PIB em 2019 e 2020

Dados estão no Relatório de Inflação, divulgado trimestralmente.

Leia Mais
Pagamento do funcionalismo público do Estado será no dia 20

O terço de férias também será pago no mesmo dia.

Leia Mais
Caixa começa a pagar PIS de trabalhadores nascidos em dezembro

Valor pode ser consultado no Aplicativo Caixa Trabalhador.

Leia Mais