×

Publicidade

Comércio varejista cresce 1% em julho

É o 3º resultado positivo do indicador, que acumula alta de 1,6%

Comércio varejista cresce 1% em julho

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 1% na passagem de junho para julho deste ano, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o terceiro resultado positivo do indicador, que acumula alta de 1,6% no período.

O volume de vendas também cresceu 0,5% na média móvel trimestral, 4,3% na comparação com julho do ano passado, 1,2% no acumulado do ano e 1,6% no acumulado de 12 meses.

Na passagem de junho para julho, sete das oito atividades pesquisadas tiveram alta nas vendas, com destaque para supermercados, alimentos, bebidas e fumo (1,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%) e móveis e eletrodomésticos (1,6%).

Publicidade

Também apresentaram crescimento tecidos, vestuário e calçados (1,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,7%), combustíveis e lubrificantes (0,5%) e livros, jornais, revistas e papelaria (1,8%).

Apenas a atividade de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação teve queda em julho (-1,6%).

No varejo ampliado, que também analisa os setores de veículos e materiais de construção, o volume de vendas cresceu 0,7%. O setor de materiais de construção cresceu 1,1%, mas a atividade de veículos, motos e peças recuou 0,9%.

O varejo ampliado também teve crescimentos de 0,5% na média móvel trimestral, 7,6% na comparação com julho de 2018, 3,8% no acumulado do ano e 4,1% no acumulado de 12 meses.

A receita nominal do varejo cresceu 1% na comparação com junho, 6,7% na comparação com julho do ano passado, 4,9% no acumulado do ano e 5,4% no acumulado de 12 meses. Já a receita do varejo ampliado cresceu 0,3% na comparação com junho, 9,5% na comparação com julho de 2018, 6,8% no acumulado do ano e 7,2% no acumulado de 12 meses.

Ver comentários

Continue Lendo...

Abertura de empresas em Rondônia cresceu 26% entre outubro e novembro

A desburocratização no registro, da extinção de taxas à dispensa de licenciamentos para algumas atividades, fez aumentar o número de abertura de novos empreendimentos em Rondônia. Ao fazer o comparativo entre o período de 1º…

Leia Mais
Governo oficializa descontingenciamento do Orçamento de 2019

Ao todo, foram liberados R$ 13,976 bilhões que estavam bloqueados.

Leia Mais
Países do Brics se reúnem nesta semana em Brasília

Grupo ganhou força com crise econômica de 2008 e hoje tem banco.

Leia Mais
Apostas lotéricas ficam mais caras a partir de domingo

Foram reajustadas as oito modalidades de jogos da Caixa Econômica.

Leia Mais
Taxa extra na conta de luz aumentará em novembro, informa Aneel

Bandeira tarifária está na cor amarela e passará para vermelha patamar 1.

Leia Mais
Começa saque do FGTS para nascidos em fevereiro e março

Banco antecipou o calendário de retirada de até R$ 500 por conta.

Leia Mais