×

Clubes anunciam intenção de criar liga para organizar Brasileiro

Iniciativa conta com o apoio de 19 dos 20 clubes da Série A.

Os principais clubes brasileiros de futebol anunciaram nesta terça-feira (15) que têm a intenção de criar uma liga independente para comandar o campeonato nacional do país, com 19 dos 20 clubes da Série A apoiando a decisão de formar uma liga que possa lhes garantir mais controle do esporte.ebc - Clubes anunciam intenção de criar liga para organizar Brasileiroebc - Clubes anunciam intenção de criar liga para organizar Brasileiro

Diferentemente de países como Inglaterra, Espanha e Alemanha, onde a liga é comandada por um órgão separado da associação nacional de futebol, as ligas profissionais no Brasil são controladas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Há muito o que fazer, e isso começa já”, disse o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, no Twitter. “Por novo calendário, mais planejamento, investimentos e receitas. Por democracia, com equilíbrio, união e trabalho. Sem conflitos, sem ressentimentos”, afirmou.

continua após a Publicidade

Os 19 clubes brasileiros (o único que não assinou o documento foi o Sport Recife, que está sem presidente) entregaram uma carta à CBF expressando sua decisão pela “criação imediata de uma Liga de Futebol do Brasil” que será fundada assim que possível.

A carta diz que a decisão é “em razão de diversos acontecimentos que vêm se acumulando ao longo dos anos e revelam um distanciamento total e absoluto” entre os clubes e a CBF.

A decisão acontece em um momento de insatisfação generalizada com a CBF, que em 31 de maio aceitou sediar no Brasil a Copa América de 2021 com duas semanas de antecedência, enquanto o Campeonato Brasileiro está acontecendo.

 

Ver comentários

Continue Lendo...

Foto: Ilustrativa/Pixabay

Partidas serão disputadas em três estados e no DF, segundo ministro.

Leia Mais
Aleksander Ceferin, presidente da Uefa - Foto: OneFootball

Ceferin defendeu exclusão de competições europeias e Copa do Mundo.

Leia Mais
Flamengo visita São Paulo em busca de título do Brasileiro

Líder do campeonato com 71 pontos, o Rubro-negro depende apenas da vitória sobre o Tricolor paulista para conquistar o segundo título nacional consecutivo, o que seria o oitavo de sua história. Caso empate ou perca,…

Leia Mais
Bahia afasta jogador acusado de racismo por Gerson, do Flamengo

Ramirez nega caso, mas Tricolor cita importância de “voz da vítima”.

Leia Mais
Justiça italiana confirma condenação de Robinho por crime sexual

Em nota, defesa afirma que atacante recorrerá à terceira instância.

Leia Mais
Mundial de Clubes da Fifa será em fevereiro de 2021 no Catar

Torneio ocorreria em dezembro, mas pandemia alterou programação.

Leia Mais