×

Desembargadores apresentam boa prática de ressocialização de adolescentes em seminário

“Se a Vida Ensina, Eu Sou Aprendiz”.

Desembargadores apresentam boa prática de ressocialização de adolescentes em seminário - correio de rondônia

Os desembargadores Isaías Morais Fonseca, Coordenador da Infância e Juventude, e Marcos Alaor Diniz Grangeia, Diretor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, apresentaram o projeto “Se a Vida Ensina, Eu Sou Aprendiz” no painel “Boas práticas e colaboração interinstitucional na promoção do trabalho decente de adolescentes e jovens”, no 1º Seminário Regional Integrado de Trabalho Seguro e Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região com o objetivo de estimular debates e propostas que incentivem o combate ao trabalho infantil no Brasil e promovam o cumprimento da Lei da Aprendizagem como instrumento para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. O Tribunal de Justiça de Rondônia foi uma das instituições convidadas para o evento, apresentando uma boa prática na área de ressocialização de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

No “Se a Vida Ensina, Eu Sou Aprendiz”, desenvolvido pela Vara Infracional e de Execução de Medidas Socioeducativas em parceria com a Emeron, o judiciário oferece educação profissionalizante a jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Além da formação técnica em informática básica, os alunos participam de atividades multidisciplinares, como teatro, oficinas de literatura, palestras motivacionais e de saúde, com o intuito de desenvolver a consciência cidadã e refletir sobre si e sobre suas escolhas, bem como sobre seus valores pessoais.

Publicidade

Isaías, que também coordenou o painel, esclareceu que o projeto visa dar cumprimento ao caráter pedagógico da medida socioeducativa, possibilitando a reinserção do adolescente infrator no meio familiar e comunitário, bem como o seu aprimoramento profissional e intelectual. “Esses adolescentes estão ainda dentro do sistema de internação e não é suficiente para nós apenas tirarmos esse adolescente de lá e devolvê-los para suas casas sem fazermos nada com eles, sem dar a oportunidade, de pelo menos, ter a esperança de mudar de vida. Se a gente fizer isso, não tem significado nenhum e não é uma medida socioeducativa”.

Marcos Alaor explicou que a intenção da iniciativa, além de atender aos requisitos da ressocialização, é utilizar o espaço do projeto como um vetor de mudança pessoal para os adolescentes. Para isso, todas as atividades foram pensadas de forma a trazer novos conteúdos e perspectivas para os participantes. “Há que se ter por parte deles a compreensão do porque eles estão ali para que aquilo não seja apenas uma coisa lúdica para sair da unidade de internação. Portanto, eles são concitados a compreender porque estão ali e a ter dimensão de outras coisas que existem na vida. Nós temos que abrir os olhares desses jovens de que existe música, teatro e outras opções e não permitir que eles tenham uma visão obtusa de que se entregar ao crime é o caminho único a seguir”, afirmou.

Grangeia também apresentou dados das três turmas realizadas, como número de concluintes, conteúdos ministrados e destacou os desdobramentos obtidos pela iniciativa, como a parceria firmada entre a Escola e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para que os participantes do “Se a Vida Ensina, Eu Sou Aprendiz” sejam inseridos no programa Aprendiz Legal. Como primeiros resultados da parceria, estão a adesão do Tribunal de Justiça ao programa e o interesse do Tribunal de Contas em também ser beneficiada com os aprendizes.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Ver comentários

Continue Lendo...

Concursos do TCE-RO e do MPC-RO têm provas objetivas e discursivas neste fim de semana

Serão realizadas neste fim de semana, em Porto Velho, as provas dos concursos públicos para o preenchimento de vagas de Analista de TI e Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO)…

Leia Mais
Consumidor pode remarcar viagem a praias atingidas por mancha de óleo

Segundo Procon SP, remarcação ou cancelamento serão sem multa.

Leia Mais
Inscrições para o 9º Prêmio MPRO de Jornalismo se encerram na terça-feira

As inscrições para o 9º Prêmio MPRO de Jornalismo se encerram às 18 horas, na terça-feira (15/10) e podem ser feitas no endereço eletrônico https://www.mpro.mp.br/html/premiodejornalismo9. As reportagens deverão ser inscritas de acordo com os eixos…

Leia Mais
Ouvidoria da OAB Mulher age no enfrentamento contra a violência doméstica

Com o fim de agir para reduzir o alto índice de feminicídios registrados no estado, colocando Rondônia na oitava posição no ranking de homicídios de mulheres, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil,…

Leia Mais
Governo de Rondônia anuncia antecipação da ExpoPorto de 2020 para o mês de agosto

Em 2020, a Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho (ExpoPorto) será antecipada para, no máximo, até o final de agosto, antes do período chuvoso. Ao mesmo tempo, as tradicionais festas juninas com arraial e…

Leia Mais
TCE-RO e MPC-RO deflagram nova “blitz” e fiscalizam unidades de saúde e infraestrutura da educação de 12 municípios

Após realizar, de modo inédito, a ação denominada “Blitz na Saúde” em unidades da saúde de Porto Velho, o Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio de sua equipe de fiscalização (Secretaria-Geral de Controle Externo –…

Leia Mais