×

Explosão de casos de covid-19 em cruzeiros motivou suspensão

Explosão de casos de covid-19 em cruzeiros motivou suspensão.

Explosão de casos de covid-19 em cruzeiros motivou suspensão

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

A explosão de casos de covid-19 em embarcações de navios de cruzeiro foram a motivação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão da temporada de cruzeiros no país. Segundo a agência, os últimos nove dias registraram 798 casos do vírus. A título de comparação, em 55 dias de temporada, até 25 de dezembro de 2021, apenas 31 casos haviam sido confirmados.

Se considerado o período de início da temporada – 1º de novembro de 2021 – o número sobe para 829 casos até o momento. Do total de casos confirmados nesse período, 60% são referentes a tripulantes. Segundo a Anvisa, os números mostram uma “mudança radical” no cenário epidemiológico e requerem uma reavaliação da atividade no setor.

“Tal mudança repentina e brusca do contexto epidemiológico, provavelmente decorrente do surgimento da variante Ômicron, requer nova avaliação do cenário da pandemia de covid-19, nos termos da Portaria GM/MS 2.928/2021, que dispõe que a autorização da operação de navios de cruzeiro poderá ser revista a qualquer momento em função dos desdobramentos do contexto epidemiológico dos navios de cruzeiro ou de alterações do cenário epidemiológico nacional e internacional”, disse, em nota.

continua após a Publicidade

A Anvisa acrescentou que sua decisão foi pautada em critérios técnicos e fundamentada no princípio da precaução. Também destacou a dificuldade de estados e municípios em obter os dados epidemiológicos junto às empresas responsáveis pelas embarcações. Segundo ela, isso prejudicou a condução oportuna das investigações pelas autoridades locais de saúde.

Ver comentários

Continue Lendo...

INSS retoma atendimento presencial sem agendamento

Os serviços estão sendo retomados gradualmente.

Leia Mais
Acordo que facilita entrada nos EUA é estendido a todos os brasileiros

Exigência de visto continua, mas entrada no país pode ser mais rápida.

Leia Mais
Foto: Ilustrativa/Pixabay

Ministro das Comunicações citou cidades que terão cronograma acelerado.

Leia Mais
Foto: © Valter Campanato/Agência Brasil

Ministro abriu a 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.

Leia Mais
Prevenção ao suicídio e automutilação é urgente, defende Dr. Luiz Paulo em audiência no DF

O advogado também falou sobre a necessidade de fortalecimento dos CAPS.

Leia Mais