×

MP lembra Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, divulgando ações de Projeto de Combate às Vulnerabilidades no Campo

Equipes que atuam diretamente com os produtores rurais.

MP lembra Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, divulgando ações de Projeto de Combate às Vulnerabilidades no Campo - correio de rondôniaO Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância (CAOP-Infância), divulgou nesta quarta-feira (12/06), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, os resultados das ações do Projeto de Combate às Vulnerabilidades no Campo, desenvolvido por diversos órgãos que compõem o sistema de garantias e proteção do público infantojuvenil, com o objetivo de sensibilizar famílias rurais sobre a permanência, na escola, de crianças e adolescentes que vivem no campo. O trabalho, conforme aponta relatório de atividades, promoveu a capacitação de mais de 200 técnicos e a sensibilização de 1.600 estudantes da área rural do Estado, no ano passado.

Lançado em 2016, o projeto é executado pelo Comitê Gestor de Combate às Vulnerabilidades no Campo, com uma abordagem voltada para a educação e sensibilização de famílias rurais, sob o slogan “Agricultor Inteligente Mantém a Criança na Escola”.

Conforme dados do projeto, no ano passado, 280 técnicos de órgãos ligados à área da Agricultura, em nível estadual e municipal, receberam capacitações promovidas pelo Ministério Público de Rondônia, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emater.

Publicidade

As atividades, destinadas a equipes que atuam diretamente com os produtores rurais, extensionistas da Emater e técnicos da Idaron, Seagri e Secretarias de Agricultura dos Municípios, tiveram como objetivo principal preparar os participantes para disseminar a mensagem central da campanha, que é a preservação da infância e a garantia do direito da criança de estudar.

Assim, os alunos dos cursos foram alertados para a importância de crianças e adolescentes que vivem no campo aprenderem a profissão dos pais, tendo, contudo, o acesso ao lazer, saúde e, principalmente, educação e qualificação profissional. A intenção é fazer desses técnicos difusores dessa ideia em suas atividades diárias no campo, junto às comunidades rurais.

Ainda conforme levantamento divulgado pelo Projeto, em 2018, foram realizadas diversas ações, promovidas por extensionistas sociais da Emater em escolas rurais de diversos municípios do Estado, as quais contemplaram, aproximadamente, 1.600 estudantes.

Eventos

No ano passado, a equipe promoveu a realização de atividades lúdicas e de conscientização junto a crianças da Escola Municipal João Afro, na Vila Princesa, em Porto Velho; esteve presente a 34ª Expoari, realizada no período de 22 a 30 de julho, em Ariquemes e, ainda, a III Expoagro, ocorrida no período de 24 a 28 de agosto, na Capital.

O Comitê Gestor de Combate às Vulnerabilidades no Campo também levou a mensagem do projeto à 7ª Rondônia Rural Show, ocorrida nos dias 24 a 27 de Maio, no Município de Ji-Paraná. A ação se repetiu na edição do evento já em 2019.

Comitê

Compõem o Comitê Gestor de Combate às Vulnerabilidades no Campo, o Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância (CAOP-Infância); Ministério Público do Trabalho; Tribunal Regional do Trabalho; Governo de Rondônia, por meio de diversas Secretarias; Ministério do Trabalho; Emater e Banco da Amazônia (Basa).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Ver comentários

Continue Lendo...

Governo de Rondônia entrega primeiro equipamento de tomografia ocular da região Norte

O aparelho de Tomografia de Coerência Óptica (OCT) foi adquirido com recursos próprios do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), no valor de R$ 588.339,00 e foi entregue ao setor de…

Leia Mais
Sinjor abre Roda de Conversa com reflexão sobre 2018

Com participação de mais de 50 pessoas, e transmissão ao vivo no facebook do site rondoniadagente.com.br, o Sindicato de Jornalistas de Rondônia, Sinjor, abriu, na noite de quinta-feira, 17, com o tema “A eleição de 2018…

Leia Mais
Estudante de Rondônia vai expor sensor de detecção de gás de baixo custo em feira no Rio Grande do Sul

Gabriel dos Santos Mota, de Nova Mutum Paraná, foi selecionado para apresentar o trabalho na Mostratec, que terá visitação pública esta semana.

Leia Mais
Mega Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 21,5 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do Concurso 2.199 da Mega Sena, sorteadas ontem (19) à noite, no Espaço Loterias em São Paulo. As dezenas sorteadas foram 15, 23, 30, 35, 38 e 44. Ficam acumulados…

Leia Mais
Concursos do TCE-RO e do MPC-RO têm provas objetivas e discursivas neste fim de semana

Serão realizadas neste fim de semana, em Porto Velho, as provas dos concursos públicos para o preenchimento de vagas de Analista de TI e Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO)…

Leia Mais
Consumidor pode remarcar viagem a praias atingidas por mancha de óleo

Segundo Procon SP, remarcação ou cancelamento serão sem multa.

Leia Mais