×

Mutirão de cirurgias eletivas em crianças pretende zerar fila de espera

Mutirão de cirurgias eletivas em crianças pretende zerar fila de espera

Foto: Sângela Oliveira/Secom

O governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), está realizando um mutirão de cirurgias eletivas que vai atender 600 crianças de todo o estado, e até de estados vizinhos, como Amazonas e Acre. Serão realizadas cirurgias de fimose, hérnia, hipospádia e hidrocele, todas no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho.

Segundo o diretor do Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), Sergio Pereira, essas cirurgias estão sendo realizadas no período noturno. “A Sesau contratou mais um cirurgião para dar celeridade e zerarmos essa fila. Por isso, optamos pela realização no período da noite com início às 20h. É bom ressaltar que durante o dia também acontece essa ação. É uma forma de acelerar e dar uma resposta a essas mães que esperam por um procedimento cirúrgico em seus filhos há muito tempo”.

De acordo, ainda, com a direção do HICD, 100 crianças já foram avaliadas e já saíram com datas marcadas para a realização da cirurgia. “Estamos fazendo em torno de 3 a 4 cirurgias somente no período noturno, lembrando que esses procedimentos que não são de urgência, a criança não permanece por mais de 24h na unidade, fazendo com que esse leito gire de forma rápida”, destacou Sergio Pereira.

Publicidade

“Entendemos que precisávamos ampliar essa oferta e que havia uma demanda reprimida muito grande recebida pelo atual governo. E essa demanda precisava de algumas decisões sérias e rápidas para poder dar conta, não somente nessa área, mas em várias outras, como, ortopedia, catarata e ressonância magnética, é o que estamos fazendo com esses mutirões de cirurgias, tentando zerar essas filas”, disse o secretário de Saúde, Fernando Máximo.

Ver comentários

Continue Lendo...

Nasa anuncia programa para levar primeira mulher à Lua em 2024

Antes disso, agência lançará dois testes de voo ao redor do satélite.

Leia Mais
Governo libera R$ 10,1 milhões para combate a incêndio no Pantanal

Acordo foi assinado na tarde de hoje em Cuiabá.

Leia Mais
Errata de foto da Polícia Federal publicada no JCR

A imagem de uma viatura da PF que aparece nas matérias veiculadas pelo JCR pertence ao fotógrafo Vagner Leal do Rosário.

Leia Mais
Correios aguardam decisão da Justiça sobre greve de trabalhadores

Ação de dissídio deve ser julgada na próxima segunda-feira.

Leia Mais
Agências do INSS retomam atendimento presencial na segunda-feira

Apenas serviços com agendamento prévio serão realizados.

Leia Mais
Lotofácil passará a ter seis sorteios semanais

As premiações ocorrerão de segunda a sábado.

Leia Mais