×

Mutirão de cirurgias eletivas em crianças pretende zerar fila de espera

Mutirão de cirurgias eletivas em crianças pretende zerar fila de espera

Foto: Sângela Oliveira/Secom

O governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), está realizando um mutirão de cirurgias eletivas que vai atender 600 crianças de todo o estado, e até de estados vizinhos, como Amazonas e Acre. Serão realizadas cirurgias de fimose, hérnia, hipospádia e hidrocele, todas no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho.

Segundo o diretor do Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), Sergio Pereira, essas cirurgias estão sendo realizadas no período noturno. “A Sesau contratou mais um cirurgião para dar celeridade e zerarmos essa fila. Por isso, optamos pela realização no período da noite com início às 20h. É bom ressaltar que durante o dia também acontece essa ação. É uma forma de acelerar e dar uma resposta a essas mães que esperam por um procedimento cirúrgico em seus filhos há muito tempo”.

De acordo, ainda, com a direção do HICD, 100 crianças já foram avaliadas e já saíram com datas marcadas para a realização da cirurgia. “Estamos fazendo em torno de 3 a 4 cirurgias somente no período noturno, lembrando que esses procedimentos que não são de urgência, a criança não permanece por mais de 24h na unidade, fazendo com que esse leito gire de forma rápida”, destacou Sergio Pereira.

Publicidade

“Entendemos que precisávamos ampliar essa oferta e que havia uma demanda reprimida muito grande recebida pelo atual governo. E essa demanda precisava de algumas decisões sérias e rápidas para poder dar conta, não somente nessa área, mas em várias outras, como, ortopedia, catarata e ressonância magnética, é o que estamos fazendo com esses mutirões de cirurgias, tentando zerar essas filas”, disse o secretário de Saúde, Fernando Máximo.

Ver comentários

Continue Lendo...

Violência doméstica é tema de atividade na comarca de Alvorada do Oeste

Reeducandos do presídio de Alvorada do Oeste participaram, na semana passada, de uma atividade de conscientização sobre os prejuízos decorrentes de violência doméstica. A ação fez parte da programação da Justiça pela Paz em Casa,…

Leia Mais
Embaixada do Brasil na Bolívia garante que brasileiros estão sendo assistidos

Embaixador informa que desde outubro comunidade brasileira tem sido orientada com relação às eventuais consequências de manifestações.

Leia Mais
Moradores do Aponiã recebem títulos do projeto Escritura na Mão

O projeto “Escritura na Mão” entregou 189 títulos a moradores do Aponiã, na última sexta (1º). Ao todo eram 228 títulos para serem entregues. As pessoas que não conseguiram pegar o documento, podem se dirigir…

Leia Mais
Empresa grega é suspeita do vazamento de óleo, diz Polícia Federal

O produto atingiu 250 praias nordestinas brasileiras.

Leia Mais
MPRO faz outorga da Medalha de Bons Serviços Prestados a Membros e Servidores

MPRO faz outorga da Medalha de Bons Serviços Prestados a Membros e Servidores

Leia Mais
TJRO realiza primeira fase do concurso para juiz substituto e divulga gabarito

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia realizou no domingo, 28, a primeira fase do concurso para juiz substituto, cujo edital prevê cinco vagas para a magistratura estadual. 3.582 candidatos tiveram inscrições homologadas para…

Leia Mais