×

Ouvidoria da OAB Mulher age no enfrentamento contra a violência doméstica

Ouvidoria da OAB Mulher age no enfrentamento contra a violência doméstica

Fotografia: Assessoria/OAB

Com o fim de agir para reduzir o alto índice de feminicídios registrados no estado, colocando Rondônia na oitava posição no ranking de homicídios de mulheres, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, criou a Ouvidoria da Mulher para atuar diretamente com público afetado pela violência doméstica.

No último fim de semana, a Ouvidoria da Mulher da OAB/RO promoveu uma roda de conversa com um grupo de mulheres na Escola Maria Francisca de Jesus, Zona Leste de Porto Velho. A iniciativa contou com a parceria do Coletivo Multivozes e teve uma grande participação do público feminino que aproveitou para relatar seus problemas e buscar ajuda.

Elton Assis, presidente da Seccional, destaca que a atual gestão está focada em desenvolver ações efetivas e concretas para que a mulheres que passam por esse tipo de situação encontrem apoio. “Na condição de guardiões da sociedade e dos seus direitos constitucionais, enxergamos a missão de lutar para mudar esse cenário que registra alta taxa de assassinatos às mulheres. O mais alarmante, é que 28,5% dos casos acontecem em suas residências”.

Publicidade

A ouvidora-geral da OAB/RO, Aline Corrêa, explica que a princípio a Ouvidoria da Mulher atenderia apenas às advogadas, porém a diretoria da Seccional optou por ampliar o projeto para todas as mulheres que precisem do apoio. “A ideia é ouvir a mulher e saber se ela passa por algum tipo de violência e, assim, acolhê-la e orientá-la para que possa sair dessa situação”, explanou Aline.

É buscando mudar esta realidade, que o projeto começa a atingir as comunidades da capital, fazendo com que as mulheres percebam que estão sofrendo algum tipo de abuso e evitem que o problema tome proporções maiores solicitando medidas protetivas ou registrem boletins de ocorrência.

“Esse foi o primeiro evento de uma série de outros que virão. Percebemos como elas ficaram satisfeitas e se sentiram acolhidas. Apesar de termos no site a opção para registro de problemas enfrentados pelas mulheres quanto à violência, estar junto delas lhes proporciona muito mais segurança e confiança em pedir ajuda”, conclui Aline Corrêa.

A OAB Rondônia conta com um espaço específico em seu sítio eletrônico para denúncias, basta acessar o site da OAB/RO (www.oab-ro.org.br) e clicar no ícone de acesso rápido da “Ouvidoria”, em seguida, escolher a opção “Ouvidoria da Mulher”.

Ver comentários

Continue Lendo...

Conselho anuncia operação em áreas protegidas da Amazônia Legal

Fiscais do Ibama e do ICMBio já estão fazendo buscas e autuações.

Leia Mais
Golpes cibernéticos prometem de dinheiro a serviços de streaming

Denúncias de sites e aplicativos fraudulentos não param de crescer.

Leia Mais
Saiba como cadastrar e usar a CNH digital

Você sabia que não precisa mais portar a versão impressa do documento?

Leia Mais
Rondônia alinha estratégias para dar mais opções de pontos de vacinação contra influenza e evitar aglomerações

Os idosos e trabalhadores de saúde fazem parte do grupo prioritário da primeira fase da campanha nacional de imunização contra gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B) que teve início na segunda-feira (23). Em…

Leia Mais
TRE-RO terá sessões do Pleno por meio de videoconferência a partir do dia 30 de março

A medida atende recomendações da Organização Mundial da Saúde para diminuir o avanço do contágio por coronavírus no país.

Leia Mais
Promotoria de Violência Doméstica da Capital faz atendimentos por canais alternativos em razão da pandemia do coronavírus

Como forma de prevenção ao contágio e enfrentamento à doença, todos os atendimentos da Promotoria de Justiça de Combate à Violência Doméstica de Porto Velho, inclusive os pedidos de medidas protetivas de urgência, estão sendo…

Leia Mais