×

Publicidade

Ouvidoria da OAB Mulher age no enfrentamento contra a violência doméstica

Ouvidoria da OAB Mulher age no enfrentamento contra a violência doméstica

Fotografia: Assessoria/OAB

Com o fim de agir para reduzir o alto índice de feminicídios registrados no estado, colocando Rondônia na oitava posição no ranking de homicídios de mulheres, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, criou a Ouvidoria da Mulher para atuar diretamente com público afetado pela violência doméstica.

No último fim de semana, a Ouvidoria da Mulher da OAB/RO promoveu uma roda de conversa com um grupo de mulheres na Escola Maria Francisca de Jesus, Zona Leste de Porto Velho. A iniciativa contou com a parceria do Coletivo Multivozes e teve uma grande participação do público feminino que aproveitou para relatar seus problemas e buscar ajuda.

Elton Assis, presidente da Seccional, destaca que a atual gestão está focada em desenvolver ações efetivas e concretas para que a mulheres que passam por esse tipo de situação encontrem apoio. “Na condição de guardiões da sociedade e dos seus direitos constitucionais, enxergamos a missão de lutar para mudar esse cenário que registra alta taxa de assassinatos às mulheres. O mais alarmante, é que 28,5% dos casos acontecem em suas residências”.

Publicidade

A ouvidora-geral da OAB/RO, Aline Corrêa, explica que a princípio a Ouvidoria da Mulher atenderia apenas às advogadas, porém a diretoria da Seccional optou por ampliar o projeto para todas as mulheres que precisem do apoio. “A ideia é ouvir a mulher e saber se ela passa por algum tipo de violência e, assim, acolhê-la e orientá-la para que possa sair dessa situação”, explanou Aline.

É buscando mudar esta realidade, que o projeto começa a atingir as comunidades da capital, fazendo com que as mulheres percebam que estão sofrendo algum tipo de abuso e evitem que o problema tome proporções maiores solicitando medidas protetivas ou registrem boletins de ocorrência.

“Esse foi o primeiro evento de uma série de outros que virão. Percebemos como elas ficaram satisfeitas e se sentiram acolhidas. Apesar de termos no site a opção para registro de problemas enfrentados pelas mulheres quanto à violência, estar junto delas lhes proporciona muito mais segurança e confiança em pedir ajuda”, conclui Aline Corrêa.

A OAB Rondônia conta com um espaço específico em seu sítio eletrônico para denúncias, basta acessar o site da OAB/RO (www.oab-ro.org.br) e clicar no ícone de acesso rápido da “Ouvidoria”, em seguida, escolher a opção “Ouvidoria da Mulher”.

Ver comentários

Continue Lendo...

Embaixada do Brasil na Bolívia garante que brasileiros estão sendo assistidos

Embaixador informa que desde outubro comunidade brasileira tem sido orientada com relação às eventuais consequências de manifestações.

Leia Mais
Moradores do Aponiã recebem títulos do projeto Escritura na Mão

O projeto “Escritura na Mão” entregou 189 títulos a moradores do Aponiã, na última sexta (1º). Ao todo eram 228 títulos para serem entregues. As pessoas que não conseguiram pegar o documento, podem se dirigir…

Leia Mais
Empresa grega é suspeita do vazamento de óleo, diz Polícia Federal

O produto atingiu 250 praias nordestinas brasileiras.

Leia Mais
MPRO faz outorga da Medalha de Bons Serviços Prestados a Membros e Servidores

MPRO faz outorga da Medalha de Bons Serviços Prestados a Membros e Servidores

Leia Mais
TJRO realiza primeira fase do concurso para juiz substituto e divulga gabarito

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia realizou no domingo, 28, a primeira fase do concurso para juiz substituto, cujo edital prevê cinco vagas para a magistratura estadual. 3.582 candidatos tiveram inscrições homologadas para…

Leia Mais
MPRO participa do projeto Destemidas Marias de conscientização contra a violência doméstica

O Promotor de Justiça Héverton Alves de Aguiar, da 35ª Promotoria de Justiça (Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher), participou na sexta-feira (25/10) e sábado (26/10) do ciclo de palestras promovido pela Unimed Porto…

Leia Mais