×

Polícia Militar de Rondônia monta estratégia para desencadear a Operação Fim de Ano Seguro, com reforço do efetivo

A Polícia Militar estará empregando todo o efetivo de Unidades Administravas e órgão da administração pública.

Polícia Militar de Rondônia monta estratégia para desencadear a Operação Fim de Ano Seguro, com reforço do efetivo

Foto: Ésio Mendes

Com o objetivo de reforçar a presença do policiamento ostensivo no período em que ocorrem as duas das mais tradicionais festas do calendário brasileiro: o Natal e o Réveillon, a Polícia Militar do Estado de Rondônia montou estratégia visando intensificar ações preventivas e repressivas que serão desencadeadas no período de 16 de dezembro deste ano a 5 de janeiro de 2020, em todo Estado. A Operação Fim de Ano Seguro será lançada no dia 16 de dezembro, às 8 horas, em frente ao Comando-Geral da PM, com foco em proporcionar e ampliar sensação de segurança pública, através das medidas planejadas.

Conforme alerta feito pela Polícia Militar, é preciso que as pessoas redobrem a atenção com a segurança, principalmente, nas áreas de comércio que recebem grande fluxo nesta época do ano, inclusive, devido à maior circulação de dinheiro em virtude do pagamento do 13º salário, o que exige um incremento do policiamento. Por esse motivo, a Polícia Militar estará empregando todo o efetivo de Unidades Administravas e órgão da administração pública em reforço ao efetivo operacional já existente, garantindo ainda mais tranquilidade aos cidadãos com acréscimo desses policiais nas ruas.

Furtos, roubos, estelionatos e as famosas saidinhas de banco são crimes recorrentes que podem ser evitados dependendo do planejamento que a pessoa faz desde quando sai de sua residência até o momento que retorna, tais como: o caminho que vai tomar, onde vai estacionar o carro, onde vai descer e atenção redobrada ao fechar o veículo, cuidados com celular e bolsa.

Publicidade

As estratégias montadas pela PM incluem pontos de estacionamento em locais e horários de grande circulação de pessoas; bloqueios em locais críticos; atividades com grande quantidade de efetivo policial, atuação programada de ocupação de pontos estratégicos, podendo ser integrada, em locais críticos; policiamento ostensivo a pé e policiamento motorizado. Além disso, as rondas e atendimento de ocorrências continuarão sendo realizados normalmente nas áreas residenciais, nos bairros dos municípios rondonienses.

Conforme definido pelo comandante-geral, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, a Polícia Militar realizará a Operação Fim de Ano Seguro visando proporcionar um período de festejos de final de ano e comemorações com elevada sensação de segurança para a comunidade rondoniense, tendo como meta a redução dos índices de crimes contra a vida e contra o patrimônio, em relação ao mesmo período no ano anterior.

A estratégia da Polícia Militar foi dividida em duas fases: a primeira no período de 16 de dezembro a 5 de janeiro; e a segunda de 6 de janeiro a 2 de fevereiro. Durante as festas de Natal e ano novo, há ocorrências de acidentes que ocorrem devido ao exagero na bebida alcoólica. Para evitar abusos de direção e álcool, a Operação Fim de Ano Seguro também traz o reforço nas operações de trânsito e da “Lei Seca’ que deverão ser intensificadas e conjugadas com ações através de efetivo recebido em reforço na Capital e interior.

Todas as ações e operações devem ter como foco a preservação da vida, da dignidade humana e proteção do patrimônio das pessoas. Para tanto, estão também previstas operações conjuntas com a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Detran e secretarias municipais de Trânsito.

DICAS IMPORTANTES

Conforme alerta feito pela Polícia Militar, neste período do ano é fundamental adotar alguns cuidados no intuito de garantir a segurança. A época é de maior circulação de dinheiro, somado ainda ao aumento do fluxo de pessoas nas lojas, bancos e lotéricas, o que demanda maior atenção  de cada pessoa. Veja algumas dicas de segurança:

  • Para maior segurança, leve sempre uma companhia na hora de fazer as compras;
  • Prefira pagar com cartão, para que não precise levar grandes quantias em dinheiro;
  • Prefira realizar compras durante o dia;
  • Evite deixar a bolsa, carteira ou outros objetos comprados de forma descuidada;
  • Cuidado ao retirar sua carteira em público, principalmente em bares, lojas, locais de grande movimento, etc;
  • Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e a frente do corpo, para o lado de dentro da calçada;
  • Desconfie de empurrões ou esbarrões;
  • Evite manusear ou contar dinheiro nas ruas ou em público;
  • Jamais conte dinheiro nas portas das agências bancárias, visando evitar a saidinha de banco;
  • No caso de furto ou qualquer outro tipo de ocorrência policial, jamais reaja! Comunique imediatamente à Polícia Militar.
Ver comentários

Continue Lendo...

Lotofácil passará a ter seis sorteios semanais

As premiações ocorrerão de segunda a sábado.

Leia Mais
Defensoria Pública poderá contestar resultado de auxílio emergencial

Acordo para agilizar processos foi feito com Ministério da Cidadania.

Leia Mais
Conselho anuncia operação em áreas protegidas da Amazônia Legal

Fiscais do Ibama e do ICMBio já estão fazendo buscas e autuações.

Leia Mais
Golpes cibernéticos prometem de dinheiro a serviços de streaming

Denúncias de sites e aplicativos fraudulentos não param de crescer.

Leia Mais
Saiba como cadastrar e usar a CNH digital

Você sabia que não precisa mais portar a versão impressa do documento?

Leia Mais