×

Servidores participam de curso no TCE-RO sobre gestão e prática em ouvidoria e reflexos da Lei 13.460/17

Servidores participam de curso no TCE-RO sobre gestão e prática em ouvidoria e reflexos da Lei 13.460/17

Fotografia: Assessoria

Com o objetivo de compartilhar e repassar experiências e expertises da Ouvidoria do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) para servidores de prefeituras e câmaras municipais que atuam no segmento de ouvidoria, foi realizado em Porto Velho o curso “Gestão e prática em ouvidoria e os reflexos da Lei n. 13.460/2017”.

Organizada pela Escola Superior de Contas (Escon), unidade de educação corporativa do TCE, a capacitação foi dividida em dois módulos (ambos com 12 horas-aula), a fim de contemplar o máximo possível de órgãos jurisdicionados.

O curso foi ministrado para duas turmas, sendo que o primeiro curso foi realizado no período de 27 a 29 de novembro. Já o segundo ocorreu na semana passada, mais precisamente dos dias 4 a 6. Todas as aulas foram ministradas na nova sede da Escon.

Publicidade

Os instrutores do curso foram os assessores da Ouvidoria do TCE, Ana Lúcia da Silva e Felipe Lima Guimarães. Em relação ao objetivo do curso, eles lembraram que a Ouvidoria Pública atua no processo de interlocução entre o cidadão e a administração pública, a fim de que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem a melhoria na prestação dos serviços públicos.

Nesse contexto, o curso buscou capacitar servidores públicos que atuam nesse seguimento acerca dos fundamentos e atividades relacionadas à Ouvidoria Pública como instrumento de cidadania e controle social.

 LEI 13.470/17

O curso deu ênfase aos ditames da Lei 13.460/17, que disciplina a defesa do usuário do serviço público. Nesse contexto, foi abordada a sistemática para desenvolver ações e procedimentos simplificados visando atender a mencionada lei.

Segundo os instrutores, essa sistemática deve ser seguida pelas Ouvidorias Públicas e demais setores do Poder Público, tendo em vista que vai gerar mais qualidade e agilidade nos serviços prestados ao cidadão.

Ainda durante a capacitação, também foram apresentados breve histórico, dados e informações sobre o projeto Fomentar a Implantação de Ouvidoria nos Municípios, iniciativa do TCE-RO, por meio de sua Ouvidoria, em parceria com a Controladoria-Geral da União – Representação Rondônia (CGU-RO) e o Ministério Público estadual (MP-RO).

Realizada de modo prático, a capacitação contou ainda com esclarecimentos e interação entre os participantes. Foram trabalhados temas relativos a procedimentos, processamento de demandas e demais atividades inerentes à ouvidoria, bem como técnicas de atendimento ao público.

Foi enfocada a divulgação dos canais de comunicação e o gerenciamento e gestão das informações com a apresentação do Sistema da Ouvidoria do TCE-RO conhecido como SICOUV e o portal Tô no Controle.

Ainda foi divulgado o sistema e-Ouv da CGU-RO que é disponibilizado de forma gratuita aos jurisdicionados interessados. Outra ferramenta eletrônica abordada foi o aplicativo Opine aí, lançado em 2018 e que visa, primordialmente, possibilitar ao cidadão manifestar-se a respeito da qualidade na prestação dos serviços públicos em Rondônia.

Ver comentários

Continue Lendo...

Lotofácil passará a ter seis sorteios semanais

As premiações ocorrerão de segunda a sábado.

Leia Mais
Defensoria Pública poderá contestar resultado de auxílio emergencial

Acordo para agilizar processos foi feito com Ministério da Cidadania.

Leia Mais
Conselho anuncia operação em áreas protegidas da Amazônia Legal

Fiscais do Ibama e do ICMBio já estão fazendo buscas e autuações.

Leia Mais
Golpes cibernéticos prometem de dinheiro a serviços de streaming

Denúncias de sites e aplicativos fraudulentos não param de crescer.

Leia Mais
Saiba como cadastrar e usar a CNH digital

Você sabia que não precisa mais portar a versão impressa do documento?

Leia Mais