×

TJRO incentiva atitudes para consumo consciente de energia elétrica em casa e no trabalho

Além das razões financeiras, a preservação ambiental deve fazer parte do comportamento social.

TJRO incentiva atitudes para consumo consciente de energia elétrica em casa e no trabalho

(Foto: TJRO)

As razões financeiras para economizar energia elétrica são óbvias para a maioria das pessoas, mas as ambientais nem sempre são conhecidas ou praticadas. O Núcleo de Acessibilidade, Gestão Socioambiental e Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Rondônia reforça, nesta semana que antecede a do Meio Ambiente, atitudes de consciência e ambientalmente corretas para o consumo desse recurso, em casa e no trabalho.

O aumento do consumo de energia elétrica nas residências, em razão do isolamento social decorrente da pandemia de covid-19, e as consequentes demandas mais frequentes como uso de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, são um bom motivo para despertar a atenção dos consumidores à necessidade de criar hábitos que podem impactar positivamente não somente o saldo como o meio ambiente.

Para a diretora do Nages, Maiara Ribeiro de Moraes, “consumir apenas o necessário e evitar desperdícios não significa renunciar ao conforto, à qualidade ou ao bem-estar, mas aprender ou, já conhecendo, passar a aplicar novas maneiras de utilizar os recursos de modo sustentável, o que proporciona resultados benéficos para todo o planeta, já que a geração de energia implica na exploração de recursos naturais”.

continua após a Publicidade

Tirar aparelhos da tomada em vez de deixá-los em stand by; usar a máquina somente quando juntar a quantidade de roupas ideal; pendurar a roupa no varal de forma que facilite na hora de passar; priorizar iluminação natural; e usar lâmpadas mais econômicas são ações que fazem diferença. “Especialmente quando lembramos da finitude dos recursos naturais e pensamos na saúde e prosperidade das próximas gerações”, afirmou Maiara.

Da mesma forma, também no ambiente de trabalho, onde a permanência e o número de pessoas foram limitados em razão das medidas preventivas contra o novo coronavírus, existe a possibilidade de adotar atitudes que refletem na redução do consumo de energia.

Ver comentários

Continue Lendo...

Prevenção ao suicídio e automutilação é urgente, defende Dr. Luiz Paulo em audiência no DF

O advogado também falou sobre a necessidade de fortalecimento dos CAPS.

Leia Mais
Foto: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Maioria dos ministros segue decisão de Lewandowski.

Leia Mais
Foto: Ilustrativa/Pixabay

Anatel aprova leilão da exploração do acesso móvel na tecnologia 5G.

Leia Mais
Foto: Ilustrativa/Pixabay

Encontro será na próxima sexta-feira.

Leia Mais
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Governo prevê queda de 30% no desmatamento nos números de agosto.

Leia Mais
Foto: Ilustrativa/Pixabay

Previsão foi feita pelo ministro Fábio Faria após aprovação do edital.

Leia Mais