Siga o CR
×
Siga o CR

Geral

TJRO prepara servidores para mudanças trazidas pela aposentadoria

O programa “Preparando para o Amanhã”, voltado aos servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia em vias de se aposentar, realiza segunda e terça-feira, 14 e 15, no Fórum Sandra Nascimento, mais um módulo com aplicação de oficinas e dinâmica. O programa prepara as pessoas para o momento da aposentadoria, colocando em debate situações que vão desde as escolhas e influência emocional da gestão dos recursos econômicos até a alimentação saudável e envelhecimento.

Se de um lado a jornada de trabalho leva a uma vida cheia de atividades, preenchendo todo o dia das pessoas, muitas vezes levando ao cansaço físico e mental, a aposentadoria é uma etapa de mudança significativa, que também requer preparação e adaptação.

Esse tipo de preocupação com os aposentados do Tribunal de Justiça de Rondônia motiva a realização de programação onde dinâmicas e reflexões ajudam a enfrentar os desafios da nova condição pessoal, social e familiar dos servidores aposentados.

Entre as atividades previstas neste módulo estão a palestra “Comer bem até mais que 100! – Alimentação para o envelhecimento saudável”; orientações gerais sobre processos de aposentadoria; roda de conversa “Estratégias de enfrentamento dos impactos financeiros da aposentadoria”; Empreendedorismo e Oficina “Repercussões históricas do trabalho e Representações da aposentadoria”.

Na programação da quarta-feira, os servidores terão oportunidade de assistir palestra com o tema “Os ciclos da vida” e, após um intervalo, haverá a oficina “Aspectos do luto e envelhecimento”. No período da tarde, “Histórias Inspiradoras” serão apresentadas para os participantes.

Encontro com os já aposentados

Pela primeira vez no programa, devido à nova realidade com a implantação do PAI – Programa de Aposentadoria incentivada, o TJRO realizou também encontro com os servidores já aposentados, no último dia 10, na Escola da Magistratura de Rondônia.

O evento contou com a participação do Secretário de Gestão de Pessoas, Jean Carlo dos Santos, da Assistente Social Daniele Pacher e da Psicóloga Camila Alessandra Scarabel, numa reflexão sobre o legado e a contribuição que o trabalho dos servidores deixou ao Tribunal.

Segundo a psicóloga Camila Scarabel, “os servidores têm expressado gratidão por tudo o que estão aprendendo e compartilhando, principalmente o convívio social, pois rever os colegas tem trazido alegria e vivacidade nessa nova etapa de vida”.

Fonte: TJRO

Publicidade

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Comente com o Facebook

Publicidade

Curta Nossa Fanpage

Publicidade

Previsão do Tempo

Publicidade

Últimas Notícias