×

Latrocidas são condenados a mais de 57 anos de reclusão pela Justiça, em Colorado do Oeste/RO

A decisão foi proferida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Colorado.

Latrocidas são condenados a mais de 57 anos de reclusão pela Justiça, em Colorado do Oeste/RO

Casal morto pelos latrocidas. Imagem publicada no site do TJRO.

Nessa sexta-feira, 5, o Juiz Eli da Costa Júnior, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colorado do Oeste – RO, condenou os réus Nilmar dos Santos e Francineia Costa de Oliveira sob acusação de, premeditadamente e de forma planejada, matar e roubar o casal de idosos: Eldon Mai e Dionélia Giacometti Mai. De caso pensado, o casal de criminosos alugou uma casa nos fundos da residência das vítimas (edícula) para roubá-las e matá-las.

Nilmar Santos, que confessou os crimes, foi condenado a 57 e 2 meses de reclusão, mais 81 dias-multa. A pena é a somatória dos crimes de concurso material, delitos de latrocínio e ocultação de cadáver.  Já a ré Francineia Costa de Oliveira, foi condenada a pena de 61 anos e 2 meses de reclusão, mais 91 dias-multa, pelas práticas dos mesmos crimes de seu esposo Nilmar. Além disso, Francineia foi condenada a 4 meses de detenção pelo crime de falsidade de documento.

Segundo a sentença, os crimes aconteceram no dia 05 de julho de 2020, na Rua Bahia, n. 4191, no município de Colorado do Oeste – RO. A sentença narra que, na parte da manhã, o casal de criminosos, simulando um problema de vazamento de água na pia em que morava, chamou e matou a vítima Dionélia com uma paulada na nuca e enforcamento com um fio no pescoço. Em seguida, cortaram os dedos indicadores e polegares da vítima para sacar dinheiro do caixa eletrônico. No período da tarde, utilizando a mesma tática, mataram Eldon Mai.

continua após a Publicidade

Utilizando um veículo das vítimas, segundo a sentença, para evitar a descoberta dos crimes, levaram os cadáveres para lugares distintos.  O corpo de Dionélia foi deixado na zona rural do município de Corumbiara – RO, e o de Eldon Mai, na zona rural de Chupinguaia – RO.

Segundo a sentença, o casal tinha uma caderneta onde constava o escalonamento das etapas da ação ilícita de como seriam cometidos os crimes. Antes dos delitos, o casal de criminosos, com o objetivo de fugir para Mato Grosso, já havia deixado seus filhos em um hotel de Vilhena. Depois de matar o casal de idosos, roubar os pertences pessoais das vítimas, como: bolsas, roupas, celulares, veículo e efetuar saques e transferências bancárias, fazer compras com o cartão de crédito, entre outros, os criminosos tentaram fugir, porém foram interceptados pela Polícia no limite da fronteira do Estado de Rondônia com Mato Grosso.

Segundo a sentença, o réu Nilmar dos Santos tentou assumir todos os crimes, para inocentar a sua esposa. A ré tentou se livrar negando a sua participação nos crimes, mas diante das provas, e tendo ela cometido outros crimes anteriores, foi condenada e teve pena mais elevada. O regime da prisão para ambos os réus é o fechado. Além disso, embora caiba recurso, ambos continuarão presos na cadeia em que se encontram.

 

Ação Penal n. 0000257-05.2020.8.22.0012.

Ver comentários

Continue Lendo...

TJRO reforça vigência de medidas restritas por conta das condições sanitárias

Desde o dia 1º de março, o horário de expediente do Poder Judiciário, em todo estado, é das 7h às 14h, com intervalo intrajornada de 30 minutos, conforme estabelecido pela Resolução 184/2021, publicada nesta quinta-feira,…

Leia Mais
Juiz autoriza sindicato de motoristas de apps a importar vacinas

Na decisão, o juiz criticou a atuação do governo no combate à covid-19.

Leia Mais
Justiça de RO mantém preso acusado de desviar 9 milhões de reais de clientes do BB

A 1ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, por intermédio de seus julgadores, manteve a decisão do Juízo de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Alta Floresta do Oeste…

Leia Mais
OAB Rondônia aprova refis para anuidades vencidas, com desconto na multa e juros

Com redução de até 90% da multa e juros de mora das anuidades vencidas até dezembro de 2020, o Conselho Pleno da OAB Rondônia aprovou na última Sessão Ordinária nº446, via videoconferência nesta sexta-feira (26),…

Leia Mais
Sistemas prisional e socioeducativo já têm 7,8 mil novos casos de Covid-19 em 2021

Somente nos primeiros meses de 2021, foram registrados 7,8 mil novos casos oficiais da Covid-19 entre pessoas em privação de liberdade e servidores, segundo monitoramento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  No total, estabelecimentos dos sistemas prisional…

Leia Mais
Ministério Público ingressa com ação para que Estado realize obras em escola que desabou em Buritis

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Buritis, ajuizou Ação Civil Pública nesta terça-feira (23 de fevereiro), com pedido de liminar, a fim de que o…

Leia Mais