×

TJRO reforça vigência de medidas restritas por conta das condições sanitárias

Desde o dia 1º de março, o horário de expediente do Poder Judiciário, em todo estado, é das 7h às 14h, com intervalo intrajornada de 30 minutos, conforme estabelecido pela Resolução 184/2021, publicada nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, no Diário da Justiça. A mudança de horário implicou, inclusive, na adaptação dos atos relativos à pandemia.

O Ato Conjunto da Presidência e da Corregedoria-Geral da Justiça, que prorrogou e alterou os atos 004/2021 e 20/2020, colocou o Tribunal de Justiça e todas as comarcas na etapa 1, em função das medidas de isolamento social decretadas em razão da pandemia de COVID-19.

Nesta 1ª etapa continua suspenso o atendimento presencial ao público, sendo que o atendimento às partes, advogados, Ministério Público, Defensoria Pública e Procuradoria é realizado remotamente, pelos meios tecnológicos disponíveis ou por telefone, salvo comprovada e inadiável necessidade a ser apreciada pelo juiz da causa ou do diretor do Fórum.

continua após a Publicidade

O Ato 007/2021 prorrogou esse enquadramento de todas as unidades nas medidas excepcionais, até o dia 28 de março. Porém, o atendimento externo será adequado para o período de 7h às 14h, exclusivamente por meio da sala virtual (Google Meet), telefones e e-mails das unidades judiciais e administrativas.

Nos processos criminais, inclusive eletrônicos, no horário das 7h às 14h dos dias úteis, o juiz natural fará a análise dos flagrantes e demais medidas urgentes que forem distribuídas neste período, observando-se quanto aos flagrantes que a respectiva análise deva ocorrer no prazo de 24 horas, contados da distribuição da comunicação. Continuam suspensos os prazos dos processos físicos.

O Estado de Rondônia, assim como todo o país, está num momento de alto contágio e grande número de mortes decorrentes da doença, com ocupação de leitos de UTI nas redes pública e privada próxima a 100%, o que justifica a adoção destas medidas.

Atendimento aos advogados

A resolução do novo horário também define um atendimento especial aos advogados, quando voltar para a fase 3 do Ato, que compreende o atendimento presencial: No horário compreendido entre 14 e 18 horas, nas unidades onde existam processos físicos não arquivados, será garantido acesso aos advogados exclusivamente para consulta ou carga de autos.

Ver comentários

Continue Lendo...

Inquéritos policiais serão recebidos pelo TJRO de forma virtual

Sistema de “Peticionamento Inteligente” foi criado pelo PJRO e auxiliará nas atividades criminais.

Leia Mais
Justiça condena empresa a pagar R$ 15 mil por dano moral coletivo, em razão de degradação em reserva ambiental

A 2ª Câmara Especial do TJRO manteve a obrigação de recuperação da Resex Jaci-Paraná, degradada para pecuária.

Leia Mais
Foto: Vladimir Gerdo/Reprodução/Agência Brasil

Decisão é do ministro do STF Ricardo Lewandowski.

Leia Mais
Foto: Ilustrativa/Pixabay

A sanção da nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), na última quinta-feira (1), traz em seu bojo uma grande conquista para a advocacia no que tange a sua contratação direta pelo poder público. Além de…

Leia Mais
Foto: MPF/RO

Data da prova foi adiada para o dia 12 de abril e ocorrerá em ambiente virtual.

Leia Mais
Foto: MPT/Rondônia e Acre

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Pimenta Bueno, ajuizou ação civil pública com pedido indenizatório por dano moral coletivo contra o Frigorífico JBS – Filial…

Leia Mais