×

Quase 6,5 milhões são deslocados na Ucrânia devido à guerra, diz ONU

Muitos dos deslocados são particularmente vulneráveis.

Quase 6,5 milhões são deslocados na Ucrânia devido à guerra, diz ONU

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A agência de migração da ONU disse nesta segunda-feira (21) que quase 6,5 milhões de pessoas foram deslocadas dentro da Ucrânia como resultado direto da guerra, superando suas piores previsões.ebc - Quase 6,5 milhões são deslocados na Ucrânia devido à guerra, diz ONUebc - Quase 6,5 milhões são deslocados na Ucrânia devido à guerra, diz ONU

Os números são de um estudo realizado pela Organização Internacional para as Migrações entre 9 e 16 de março. Eles se somam às mais de 3,3 milhões de pessoas que a agência da ONU diz terem fugido através das fronteiras desde que a invasão russa começou em 24 de fevereiro.

“A escala do sofrimento humano e do deslocamento forçado devido à guerra excede em muito qualquer planejamento de cenário de pior caso”, disse António Vitorino, diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

continua após a Publicidade

Ele disse que as equipes da OIM estão prestando ajuda a milhares de pessoas com alimentos e cobertores, mas as que estão em áreas severamente afetadas continuam fora de alcance.

Muitos dos deslocados são particularmente vulneráveis, incluindo mulheres grávidas, idosos e pessoas com doenças crônicas, disse a OIM. A agência reiterou um apelo à cessação das hostilidades e à criação de corredores humanitários para permitir a fuga de civis.

Ver comentários

Continue Lendo...

Preços de alimentos no mundo têm nova queda em julho, diz FAO

Índice chegou a 140,9 pontos em julho, contra 154,3 do mês anterior.

Leia Mais
Pfizer pede que EUA aprovem tratamento oral contra covid-19

Medicamento Paxlovid está sob autorização de uso emergencial.

Leia Mais
Biden anuncia novas sanções contra a Rússia

EUA devem retirar do país status de “nação mais favorecida”.

Leia Mais
Mais de 1,7 milhão de pessoas fugiram da Ucrânia, diz ONU

A maioria é de mulheres e crianças que foram para a Europa Central.

Leia Mais