×

Aneel autoriza contratação de duas termelétricas para o Amapá

Estado vive drama causado pela falta de energia elétrica.

Aneel autoriza contratação de duas termelétricas para o Amapá

Foto: © Divulgação/Ministério de Minas e Energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a liberação operacional, em caráter excepcional, de duas usinas termelétricas para abastecer o estado do Amapá, que passa por problemas de energia desde o dia 3 de novembro, quando um apagão atingiu o estado.ebc - Aneel autoriza contratação de duas termelétricas para o Amapáebc - Aneel autoriza contratação de duas termelétricas para o Amapá

Segundo o despacho, publicado hoje (20) no Diário Oficial da União, as usinas poderão comercializar 45 megawatts (MW) de energia para o estado. A liberação para a produção comercial começa a partir de amanhã (21).

A contratação atende a uma determinação do Ministério de Minas e Energia (MME), que autorizou a medida, “de forma célere, excepcional e temporária”, de geração de energia elétrica no montante de até 150 MWs, na cidade de Macapá, no Amapá, por até 180 dias. A expectativa é que a entrada em operação das usinas contribua para normalizar o abastecimento de energia no estado.

continua após a Publicidade

Pelo despacho, a energia virá da Unidade Termelétrica (UTE) Santana II, com 24 unidades geradoras de 1.230 quilowatts (kw) cada, totalizando potência instalada de 29,52 MW para garantia de geração contínua e ininterrupta de 25 MW e da UTE Santa Rita, com 20 unidades geradoras de 1.224 kw cada, somando 24,28 MW de potência instalada para garantia de geração contínua e ininterrupta de 20 MW. As usinas estão localizadas em Macapá, capital do estado.

De acordo com o documento, caberá ainda à Eletronorte, responsável por providenciar a contratação do montante de geração termelétrica, apresentar, no prazo de 60 dias, a documentação necessária para a liberação das operações.

O prazo poderá ser prorrogado por igual período. O restante da documentação relacionada às UTEs poderá ser apresentado até o dia 10 de janeiro de 2021.

Ver comentários

Continue Lendo...

Senadores cobram da Anvisa a aprovação rápida de mais vacinas

Senadores de diversos partidos cobraram nesta quinta-feira (4) a aprovação mais rápida de vacinas contra a covid-19. Ele ouviram o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, em sessão temática no…

Leia Mais
Senado assegura funcionamento de hospitais de campanha

O Senado aprovou nesta quarta-feira (10) projeto que proíbe a desativação de hospitais de campanha enquanto a vacinação contra o coronavírus não estiver disponível nas cidades onde foram implantados. O PL 4.844/2020, da senadora Rose…

Leia Mais
Ameaça de greve de caminhoneiros não prejudica trânsito em rodovias

Imagens captadas pela PRF mostram fluxo normal em estradas federais.

Leia Mais
Com covid-19, estado de saúde de Hamilton Mourão é bom

Vice-presidente está em isolamento no Palácio do Jaburu.

Leia Mais
Governo destina R$ 20 bi para vacinação da população contra covid-19

Vacinação será gratuita e voluntária, disse Bolsonaro ao assinar MP.

Leia Mais
Amapá: fornecimento de energia é restabelecido e rodízio, suspenso

Normalização ocorreu após funcionamento do segundo transformador.

Leia Mais