×

Publicidade

Projeto exige exame toxicológico para aquisição de posse de arma de fogo

Projeto exige exame toxicológico para aquisição de posse de arma de fogo

Foto: Reprodução/Internet

Projeto em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) exige apresentação de exame toxicológico com resultado negativo para a obtenção da autorização de posse ou porte de armas de fogo. O PL 3.113/2019 está pronto para pauta em caráter terminativo.

A proposta do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826, de 2003) para estabelecer que interessados na aquisição de posse ou porte de arma de fogo apresentem obrigatoriamente exame toxicológico de larga janela de detecção. O teste é um tipo de exame que analisa amostras de cabelo, pelo ou unhas para detectar o uso de substâncias proibidas como cocaína, crack e anfetaminas. A avaliação deve ser realizada em instituição credenciada pelo poder público e deverá ser revalidada com periodicidade não inferior a três anos.

O projeto estabelece ainda que a Polícia Federal e as Forças Armadas poderão submeter os proprietários de arma de fogo a exame toxicológico de forma randômica, a qualquer momento e de surpresa, durante o prazo da autorização, para flagrar os eventuais usuários de drogas.

Publicidade

Styvenson destaca que o Estatuto do Desarmamento prevê a comprovação de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, mas que poucas vezes a confirmação é objetiva. “Nem sempre esse teste conseguirá detectar o usuário de drogas, ainda mais se este fizer apenas uso recreativo, que não tenha alcançado o vício”, disse.

O relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), apresentou parecer favorável ao projeto. Ele ressaltou que o uso de drogas pode alterar as faculdades mentais, fazendo com que a pessoa cometa crimes. “Muitas pessoas que não conseguem praticar crimes de ‘cara limpa’ ingerem bebidas alcoólicas ou usam drogas para criar coragem. Não é recomendável, portanto, que um usuário de drogas tenha acesso a armas de fogo”, justificou Otto.

 

Ver comentários

Continue Lendo...

Justiça determina soltura de Lula; petista deixa a cadeia

Decisão do juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Federal de Curitiba, se baseou em julgamento do STF sobre prisão após 2ª instância.

Leia Mais
Leilão do pré-sal deve permitir descontingenciamentos, diz governo

Áreas como saúde, educação e defesa devem estar na lista.

Leia Mais
Governo tenta reverter veto à carne bovina brasileira, diz porta-voz

Segundo Rêgo Barros, ministra da Agricultura vai aos EUA.

Leia Mais
Dodge Challenger vira carro da Polícia Rodoviária Federal no Paraná

Veículo, que foi fabricado nos EUA, foi apreendido em uma ação contra o tráfico de drogas e está avaliado em mais de R$200 mil .

Leia Mais
Ministério da Justiça realiza operação contra pirataria digital em SP

A Polícia Civil realiza na manhã desta sexta-feira (1) uma operação para combater a pirataria digital em São Paulo e em outros 11 estados. Coordenada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, a força-tarefa,…

Leia Mais