×

Todas capitais terão 5G até 28 de outubro, diz conselheiro da Anatel

Moisés Queiroz Moreira foi entrevistado no A Voz do Brasil.

Todas capitais terão 5G até 28 de outubro, diz conselheiro da Anatel

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Todas as capitais brasileiras terão a tecnologia 5G até 28 de outubro, disse nesta segunda-feira (19) durante o programa A Voz do Brasil o conselheiro da  Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Moisés Queiroz Moreira. Até agora 22 capitais receberam a tecnologia, faltando ser instalada em Macapá, Belém, Manaus, Rio Branco, Porto Velho.ebc - Todas capitais terão 5G até 28 de outubro, diz conselheiro da Anatelebc - Todas capitais terão 5G até 28 de outubro, diz conselheiro da Anatel

Hoje, a Anatel autorizou a faixa 3,5 gigahertz (GHz) do 5G em Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina. “Está indo bem, dentro do previsto”, disse Moreira. “A partir de janeiro o 5G será implantado em cidades com população acime de 500 mi habitantes. Depois, 30 de junho de 2023, cidades acima de 200 mil habitantes e assim sucessivamente.”

O conselheiro explicou que o impacto do 5G puro está muito focado, para a população, nos celulares, em se conseguir baixar e subir dados em grande velocidade. Apesar da expectativa, grande parte dos aparelhos usados pelos brasileiros não está apto para receber o sinal do 5G puro. “Aqueles que já estão recebendo o sinal sentem essa diferença que é brutal.

continua após a Publicidade

Moreira acredita que o mais importante são as aplicações que surgirão com essa nova tecnologia e que serão utilizadas no cotidiano por meio de cidades inteligentes, maior segurança, carros conectados, telemedicina e também na indústria, no agronegócio. Ele diz que isso vai proporcionar um desenvolvimento do Brasil e colocar o “país na vanguarda da tecnologia de celular móvel.”

“Na telemedicina se fala muito na cirurgia a distância, com maior precisão, ou seja, não haverá latência e isso vai facilitar muito a vida, mas isso ainda é um futuro que está por vir. Em relação ao agronegócio e indústria, exitem dois tipos de 5G, as redes públicas, que são a Tim, a Vivo, a Telefônica, a Claro, que estão utilizando estas frequências públicas que nós usamos em nosso celular e a rede privada, que chamamos de SLP [Serviço Limitado Privado], onde as fazendas, as indústrias podem utilizar essas frequências específicas para o SLP de forma privada e isso vai facilitar muito o desenvolvimento da nossa indústria, onde nós queremos obter a indústria e a agricultura 4.0”, explicou.

Ver comentários

Continue Lendo...

Dezenove horas após resultado, Bolsonaro mantém silêncio sobre vitória de Lula na eleição

Tradicionalmente, candidatos derrotados fazem declaração pública sobre o resultado da eleição.

Leia Mais
Moraes ligou para Bolsonaro após vitória de Lula nas eleições

Ministro do STF e presidente do TSE fez uma ligação para os dois candidatos para informar a vitória de Lula.

Leia Mais
PRF diz que vai à Justiça para liberar vias bloqueadas por caminhoneiros após derrota de Bolsonaro

Corporação afirma que Advocacia-Geral da União (AGU) já foi acionada para ajuizar ações.

Leia Mais
China, Rússia e países da América Latina felicitam Lula pela vitória

Candidato do PT venceu presidente Bolsonaro em disputa acirrada.

Leia Mais
Desfile em comemoração ao Bicentenário reúne multidão na Esplanada

Perto das 9h, o presidente Jair Bolsonaro, chegou ao evento.

Leia Mais