×

Publicidade

Cerca de 2 milhões de fiéis participam da procissão do Círio de Nazaré

Estimativa é da assessoria da festa religiosa, que começou no dia 8.

Cerca de 2 milhões de fiéis participam da procissão do Círio de Nazaré

Foto: Reprodução/Agência Pará

Cerca de dois milhões de pessoas acompanharam a procissão do Círio de Nazaré, realizada hoje (13), em Belém. A estimativa e da assessoria da festa, considerada uma das maiores manifestações religiosas do país.

Fiéis de todo o Brasil e turistas de várias nacionalidades demoraram cerca de 4h30 para percorrer os quase 3,7 quilômetros de romaria entre a Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, e a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, também conhecida como Basílica Santuário, na Praça Santuário.

Maior das 12 romarias que compõem o calendário da grande festa do Círio de Nazaré, que ocorre até o último domingo de outubro, a procissão do Círio foi realizada pela primeira vez em 1793, estando em sua 227ª edição. Hoje (13), a missa que antecede o início da procissão começou por volta das 5h30 e foi presidida pelo núncio apostólico do Brasil, dom Giovanni D’Aniello.

Publicidade

Festa sem incidentes

De acordo com a assessoria da festa, não houve registro de incidentes graves durante a romaria conhecida pelo ardor com que fiéis seguem pelas ruas da capital agarrados à corda, um dos símbolos da procissão, representando a ligação entre o terreno e o divino, e alvo da fé de milhares de pessoas que acreditam que terão seus pedidos atendidos por tocá-la.

Segundo a Agência Pará de notícias, o posto de atendimento montado pelo Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) na Avenida Presidente Vargas atendeu a 239 pessoas, mas nada grave. O auxílio foi realizado em parceria com a Cruz Vermelha, que espalhou 21 postos de atendimento ao longo do trajeto percorrido pelos romeiros. Enquanto os voluntários da Cruz Vermelha resgatavam romeiros que passavam mal, a equipe do Hospital Metropolitano se concentrava nos atendimentos.

Além disso, mais de 50 funcionários na Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), além de voluntários, distribuíram mais de 35 mil copos com água para os fiéis.

Círio Musical

Ainda neste domingo (13), a partir das 20h, na Praça Santuário, será realizada a abertura do Círio Musical. Voltado à evangelização, o evento é gratuito e conta com a participação de artistas regionais e nacionais. Esta noite, o show fica por conta da banda Anjos de Resgate.

Ver comentários

Continue Lendo...

MPF consegue liminar que suspende bloqueio de recursos do Instituto Federal de Rondônia

Ifro corria o risco de paralisar suas atividades por falta de verba.

Leia Mais
PF desarticula organização criminosa especializada em fraudes a licitações

Vilhena/RO – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (18/10) a denominada OPERAÇÃO BLISTER, com o objetivo de coibir crimes de corrupção no estado de Rondônia, praticadas por uma organização criminosa, sediada na cidade de Vilhena/RO, que…

Leia Mais
Polícia Militar de Rondônia destaca importância da campanha Outubro Rosa

O Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia fortaleceu as atividades que destacam sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa faz parte da campanha de prevenção tem como…

Leia Mais
Dez mil brasileiros participam da canonização da Irmã Dulce

A estimativa é do Vaticano. Celebração ocorreu hoje de manhã.

Leia Mais
Casa do Ancião recebe voluntários que festejam Dia Internacional do Idoso

No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso, uma data importante para que todos lembrem que ‘ser velho’ é apenas um estado de espírito, e que é possível sim envelhecer com…

Leia Mais
Banco do Povo de Rondônia liberou mais de R$ 5 milhões em microcréditos

A instituição oferece o dinheiro em parceria com a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura.

Leia Mais