×

Município de Espigão terá de indenizar filhos por morte do pai em bueiro

O acidente fatal ocorreu, na Zona Urbana, no período noturno em 2018.

Município de Espigão terá de indenizar filhos por morte do pai em bueiro

Imagem: Prefeitura de Espigão do Oeste / Site Oficial

A 2ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, por intermédio de seus julgadores, manteve a sentença do juiz Leonel Pereira da Rocha, da 1ª Vara Genérica da Comarca de Espigão do Oeste, que condenou o Município a indenizar quatro filhos de um homem que morreu asfixiado depois de cair em um bueiro, situado na Rua Sergipe. O acidente fatal ocorreu no período noturno, do dia 3 de junho de 2018. Não havia sinalização nem tampa no bueiro com 3 metros de altura, aproximadamente. Pela negligência, o Município foi condenado a pagar, por danos morais, 15 mil reais a cada filho; mais 4 mil e 300 reais por dano material.

A sentença do Juízo da causa narra que “não se pode exigir do pedestre (vítima) que transita em calçada de via pública, embriagado ou não, o dever de não vitimar-se por omissão da ré (referindo-se à parte Municipal), que abandonou bueiro edificado em via pública sem tampa. Ademais é de conhecimento deste juízo que a via mencionada não possui sistema de iluminação suficiente para exigir da vítima que vislumbrasse o bueiro destampado”.

Inconformado com a decisão, o Município ingressou com recurso de apelação para o Tribunal de Justiça, onde foi distribuído ao relator, desembargador Roosevelt Queiroz Costa. No recurso, a defesa do Município sustenta que o acidente foi por culpa da vítima, que estava em estado de embriaguez. Porém, segundo o relator, no laudo tanatoscópico não existe nenhuma prova dessa alegação.

continua após a Publicidade

Ainda segundo o voto, “mesmo que houvesse esta constatação no laudo (de embriaguez), o que não há, ainda assim, poder-se-ia apenas discutir culpa concorrente, e não culpa exclusiva, pois, pelas fotos constantes (nos autos), é possível constatar a total negligência do Apelante (Município) em não proteger a obra realizada, a qual poderia causar o acidente de diversos transeuntes, principalmente para pessoas idosas, crianças ou com algum tipo de necessidade especial”.

De acordo com o voto, a vítima foi encontrada morta no dia seguinte ao acidente pelos filhos. A causa da morte da vítima foi de que “devido à queda, líquidos atingiram suas pleuras, cavidades pleurais e pulmão”.
O julgamento do recurso de apelação ocorreu no dia 13 de abril de 2021, com a participação dos desembargadores Roosevelt Queiroz Costa e Miguel Monico, e da juíza convocada Inês Moreira da Costa.

Apelação Cível n. 7003493-23.2018.8.22.0008 (PJe)

Ver comentários

Continue Lendo...

Primeira dose em pacientes com 61 e 60 anos será aplicada nesta quinta e sexta-feira - Foto: Assessoria/Secom-VHA

Lote com 1.085 doses permitirá avanço nas faixas etárias ainda nesta semana.

Leia Mais
1ª Câmara Especial do TJRO mantém cassação de vereador de Buritis

Os desembargadores decidiram pelo não provimento do recurso de apelação.

Leia Mais
Coluna Social - Ponto E

Sintoma de covid? O que fazer? – O programa Ponto E desta semana acontece salão de festas do Reserva do Bosque Condomínio Clube. A farmacêutica e bioquímica Kelly Cristina Gomes nos atualiza quanto aos testes…

Leia Mais
Governo vai repassar mais de R$ 10 milhões para assistência social dos municípios de Rondônia

A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) participou de uma reunião online, na quarta-feira (3), com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB-RO), que aprovou critérios para o repasse financeiro de R$ 10,100…

Leia Mais
Procuradoria Geral do Estado abre inscrições para Programa de Estágio em Direito nesta terça-feira, 1

A Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE-RO) abre nesta terça-feira (1) as inscrições do processo seletivo para o Programa de Estágio em Direito com vagas para Porto Velho, Vilhena Rolim de Moura, Ji-Paraná, Cacoal…

Leia Mais
Governo de Rondônia desvia trecho da rodovia 399 para melhor escoamento da produção de soja

O Governo do Estado de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), trabalha intensamente para modificar uma parte da RO-399, conhecida como Estrada da Soja, que liga-se à Rodovia do Boi,…

Leia Mais