×

Publicidade

Batalhão da PM em Cacoal sedia treinamento de resgate com cães

Necessidades de qualificação de pessoal.

Batalhão da PM em Cacoal sedia treinamento de resgate com cães - correio de rondônia

Canil Central da Polícia Militar do Estado de Rondônia está sediado no 4º BPM, em Cacoal.

Cerca de 20 policiais militares de Rondônia terão a oportunidade de participar de um Programa de Treinamento e Nivelamento de Conhecimentos em Cinotecnia oferecido pelo 4º Batalhão de Polícia Militar em Cacoal. O treinamento acontece entre os dias 16 e 18 de maio, na sede do 4ºBPM.

Entre as disciplinas que serão ministradas aos policiais militares de Rondônia estão “Técnicas de Seleção de Cães para a Atividade Policial Militar”, que tem como objetivo distinguir a melhor escolha do filhote para cada atividade fim e realizar a socialização e ambientação dos impulsos de caça em ambientes externos; “Mantrailing”, para o aperfeiçoamento do cinotécnico na formação de um cão farejador para busca de desaparecidos, aprendendo a ler, interpretar e entender seu cão na trilha e, por fim; “Condução e Trilha”, onde o cão de mantrailing discriminador de odor é uma ferramenta especializada, treinado para seguir a trilha de odor de um indivíduo vivo.

Publicidade

“O Mantrailing se justifica na necessidade do treinamento de busca e localização de uma pessoa, através de um cheiro de referencia que é dado ao cão, geralmente por uma peça de roupa. O cão devidamente treinado deve seguir apenas o traço daquele cheiro, até encontrar a pessoa”, destacou o coronel Anderson, veterinário do Canil Central da PM.

O treinamento oferecido pelo 4º Batalhão busca atender as necessidades de qualificação de pessoal nas unidades operacionais tanto da capital, como do interior do Estado. Além dos policiais militares do canil do 4ºBPM, também está confirmada a participação de policiais de Ji-Paraná, Porto Velho, Vilhena e São Miguel.

“É desta forma que o treinamento tem como objetivo principal capacitar os cinotécnicos em atividade da Polícia Militar de Rondônia a desempenharem com proficiência as funções de condução e leitura dos cães que integram os canis da Polícia Militar”, ressalta o comandante do 4ºBPM, major França.

O treinamento será ministrado pelo cinotécnico Ezequiel Bertolino, inspetor da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu (PR), Membro da Federation Cynologique Internacionale- F.C.I (Belgique), Diretor de Adestramento do Foz do Iguaçu Kennel Club (F.I.K.C) e Diretor de Adestramento do Laboratório de Adestramento Kennel.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Ver comentários

Continue Lendo...