×

Rondônia contará com sistema de videomonitoramento nas unidades prisionais

Finalidade é a de garantir segurança a todos.

Com a finalidade de garantir a segurança dos presos, familiares e de agentes penitenciários que atuam no sistema prisional do Estado e para evitar qualquer irregularidade como fugas e rebeliões, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Justiça (Sejus), contará com uma ferramenta que será os “olhos” do Estado, o circuito fechado de TV- CFTV.

Cerca de 300 câmeras já foram instaladas, sendo a maioria em Porto Velho, nas unidades Dr. José Mário Alves (Urso Branco), Milton Soares de Carvalho (470), Edvan Mariano Rosendo (Panda), Pandinha e Centro de Ressocialização Suely Maria Mendonça (feminino). Nos demais municípios, neste primeiro momento apenas o Centro de Ressocialização de Ariquemes foi contemplado.

De acordo com o engenheiro eletricista da Gerência de Infraestrutura (Geinf), Sebastião Pacheco da Silva, o sistema de videomonitoramento foi instalado nestas unidades desde o final ano passado.

Publicidade

As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos, nos corredores de pavilhões, nas áreas do banho de sol e em todo perímetro externo dos presídios. O registro das imagens ocorre em tempo real, sendo possível acompanhar a movimentação nas unidades, por meio de computador e celulares, através de aplicativo, em que a secretária da Sejus, Etelvina Rocha, e demais agentes envolvidos no sistema prisional, com permissão, terão acesso ao sistema de onde estiverem. As câmeras vão monitorar possíveis rebeliões simultâneas, em casos de fugas e verificação do trânsito de visitas e veículos nas penitenciárias.

O representante da empresa Murano Construções e Tecnologia, de Brasília, vencedora da licitação, Luiz Oliveira, informou que o sistema é potente, muito parecido com o modelo de videomonitoramento utilizado no Estado do Rio de Janeiro. O recurso para a implantação do CFTV é oriundo do Fundo Penitenciário Nacional (Fupen), destinado a manutenção de presídios.

Nesta quinta-feira (7), servidores das gerências de Infraestrutura e Inteligência (Sejus) e da gerência estratégica e Inteligência (Sesdec) participaram de treinamento em que representantes da empresa Murano Construções e Tecnologia ensinaram como funciona passo a passo do sistema de CFTV. O treinamento foi na sala de reuniões da Sejus.

Para a secretária Etelvina Rocha, o vídeomonitoramento vai auxiliar o trabalho dos agentes penitenciários, e que o papel do agente continua sendo muito importante, porque câmeras não impedem fugas e rebeliões.

Etelvina Rocha lembrou que a instalação de câmeras nas unidades prisionais foi iniciativa do governador Coronel Marcos Rocha, quando secretário da Sejus no ano passado. A próxima etapa, segundo a secretária é expandir o projeto às demais penitenciárias de Rondônia, podendo acontecer até o segundo semestre deste ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Ver comentários

Continue Lendo...

Polícia Militar apreende menores com réplicas de pistolas em Ji-Paraná

As apreensões aconteceram no último sábado (11 de julho), durante patrulhamento de rotina e denúncias através do 190. Um sitiante que trafegava de motocicleta pela Gleba Pirineu, zona rural de Ji-Paraná, avistou três adolescentes parados…

Leia Mais
PM desarticula mais três pontos de vendas de drogas em Ariquemes

A Polícia Militar conduziu cinco pessoas suspeitas de tráfico de drogas.

Leia Mais
Mais de 90 m³ de madeira ilegal são apreendidos no interior de Rondônia

Polícia Rodoviária Federal apreendeu cargas em Ariquemes e em Ji-Paraná.

Leia Mais
PM prende homem suspeito de fabricar arma artesanal em Ji-Paraná

Na tarde de quarta-feira (08 de Julho), após determinação da Central de Operações (190), uma guarnição se deslocou até uma residência no bairro Novo Ji-Paraná, onde de acordo com o solicitante, havia sido ameaçado de…

Leia Mais
Cerca de R$ 30 mil em cabos de cobre são roubados de empresa em Cujubim

Guarda noturno foi rendido e amarrado a um pilar. Vítima só foi encontrada no início da manhã por outro funcionário da empresa.

Leia Mais
Mais um foragido é recapturado pela Polícia Militar em Guajará-Mirim

A prisão ocorreu na madrugada de segunda feira (6), na Avenida Boucinha de Menezes no Bairro Triângulo. Policiais militares, do serviço de Rádio Patrulha, lotados no 6º Batalhão de Polícia Militar, deslocaram-se até o local…

Leia Mais