×

Afastada por suposto esquema de proprina, prefeita renuncia candidatura à reeleição em Cacoal

Glaucione Rodrigues encaminhou carta assinada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), protocolada em 14 de outubro. Prefeita afastada segue presa em Porto Velho.

Afastada por suposto esquema de proprina, prefeita renuncia candidatura à reeleição em Cacoal

Glaucione Rodrigues foi afastada do cargo de prefeita de Cacoal. - Foto: Prefeitura de Cacoal/Reprodução

A prefeita afastada de Cacoal (RO), Glaucione Rodrigues, está fora da corrida eleitoral após renunciar da candidatura à reeleição no pleito de 2020. Glaucione encaminhou uma carta assinada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que foi protocolada no último dia 14 de outubro. Ela foi presa em setembro por envolvimento em um suposto esquema de propina.

Na carta, Glaucione diz que está abrindo mão da candidatura devido ao afastamento da cidade por meio de decisão judicial, além de não querer causar prejuízos aos atos administrativos e eleitorais do partido e da coligação. No lugar da prefeita afastada entrou Vasques, do DEM. A candidatura dele aguarda julgamento.

A Rede Amazônica entrou em contato com a defesa da prefeita para um posicionamento, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem.

Publicidade

Glaucione Rodrigues está afastada do cargo desde o dia 25 de setembro, quando foi presa pela Polícia Federal (PF) na Operação Reciclagem, que investiga o envolvimento da prefeita em crime de corrupção. Ela segue presa no comando da Polícia Militar (PM) em Porto Velho.

Vereadora assume prefeitura

O desembargador Roosevelt Queiroz Costa determinou que a 1ª vice-presidente da Câmara Municipal de Cacoal (RO), vereadora Maria Simões (Solidariedade), assumisse a prefeitura da cidade. A medida cautelar de urgência aconteceu após a prisão da então chefe do executivo.

A decisão de caráter emergencial ocorreu depois que o presidente da Câmara de Vereadores, Valdomiro Corá, abriu mão de assumir a gestão interinamente.

afastada por suposto esquema de proprina prefeita renuncia candidatura a reeleicao em cacoal 1 - Afastada por suposto esquema de proprina, prefeita renuncia candidatura à reeleição em Cacoal

Vereadora Maria Simões (PR) -Foto: Reprodução/Facebook

No texto, Roosevelt cita que a determinação não envolve a questão criminal em que Glaucione está envolvida, “pois o tema é pertinente ao campo eleitoral”. O desembargador reforça ainda que a prefeita segue afastada do cargo por 120 dias.

Dez vereadores da cidade aprovaram a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a prefeita afastada. A comissão, que é formada por três vereadores, tem até 90 dias para concluir o processo de cassação do mandato de Glaucione.

Nascida em Cacoal e filha de pioneiros do município, Maria Aparecida Simões tem 45 anos e é mãe de três filhos. A vereadora e nova prefeita da cidade é formada em administração com especialidade em Metodologia Didática do Ensino Superior.

Maria trabalhou na empresa SAAE como Diretora Financeira e logo seguiu à carreira política. Esse é seu segundo mandato como vereadora. O primeiro foi de 2013 a 2016.

Ver comentários

Continue Lendo...

Jaqueline Cassol defende retomada dos debates da portabilidade da conta de luz

A deputada foi uma das painelistas do 12º Encontro Anual do Mercado Livre promovido pelo Canal Energia.

Leia Mais
Laerte Gomes reafirma compromisso da ALE em não deliberar Regra de Transição

Projeto que trata da Reforma da Previdência será discutido apenas no ano que vem após retorno do recesso parlamentar.

Leia Mais
Presidente Laerte Gomes recebe visita do prefeito eleito de Rolim de Moura, Aldo Júlio

O parlamentar apresentou valores que somam mais de R$ 1 milhão de recursos alocados para atender demandas do município.

Leia Mais
Senado aprova prorrogação de contratos do Incra

Medida é referente a funcionários que atuam na regularização fundiária.

Leia Mais
Ponte sobre o rio Urupá, idealizada pelo deputado Laerte Gomes, é inaugurada em Ji-Paraná

Deputado atuou pela execução da obra, que foi finalizada com o aterro e asfaltamento das cabeceiras e entregue à população.

Leia Mais