×

ANEEL suspende cortes de energia elétrica por 90 dias

Deputada Jaqueline Cassol protocolou o pedido à agência na segunda-feira (23).

Foto: Reprodução/Assessoria

Foto: Reprodução/Assessoria

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) definiu a suspensão por corte de energia elétrica dos consumidores residenciais, em todo o território nacional. O pedido para suspender o corte foi protocolado pela deputada federal Jaqueline Cassol, na tarde de ontem (23). A decisão valerá por 90 dias e foi tomada para contribuir com a prevenção do contágio do coronavirus.

“A energia elétrica é serviço essencial é contribui para manter as pessoas dentro das suas casas durante o distanciamento social. Estamos tomando as medidas necessárias para prevenir e evitar o contágio do coronavirus”, explicou a deputada..

Além da suspensão do corte a deputada também solicitou a suspensão da cobrança das tarifas pelo mesmo período de 90 dias. A sugestão é que as contas suspensas sejam diluídas durante 2021.
“Muitas famílias terão uma severa redução na renda devido ao isolamento. Temos trabalhado para garantir suas subsistências”, contou a deputada.

Publicidade

A diretoria da ANEEL tomou uma série de medidas acessórias para as distribuidoras, como a suspensão da entrega física das contas, a flexibilização de prazos de obrigações acessórias de distribuidoras, a paralisação do atendimento presencial e o reforço do atendimento em vias não presenciais, de urgência e de emergência.

A medida coloca fim a parte das discussões, em âmbito estadual, sobre suspensões da cobrança de débitos residenciais. Segundo o relator do caso, os consumidores residenciais são responsáveis por 47% do faturamento das empresas distribuidoras.

Ver comentários

Continue Lendo...

Presidente Laerte Gomes defende que servidores que atuam diretamente contra o Coronavírus, sejam recompensados

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), reforçou que os servidores da saúde, da segurança pública e de outros setores que atuam diretamente no combate à pandemia do Coronavírus (covid-19) devem ser recompensados pelo…

Leia Mais
Após 36 anos o presidente Laerte Gomes cria fluxograma e normatiza procedimentos da ALE

Ferramenta contribuirá na gestão e no controle dos processos administrativos da Assembleia.

Leia Mais
Deputados aprovam leis que defendem o consumidor na quarentena

Normas suspendem a cobrança de empréstimos consignados.

Leia Mais
Foto: Marcos Figueira - ALE/RO

Deputado contesta a aquisição de apenas dois mil testes, número insignificante para assegurar a cobertura necessária.

Leia Mais
renda básica emergencial

Após o Senado, medida deverá ser sancionada pelo presidente.

Leia Mais