×

Publicidade

Comissão da Assembleia acolhe demandas de servidores da rede pública de saúde

Funcionários reclamam das péssimas condições de trabalho, dos riscos e dos baixos salários.

Comissão da Assembleia acolhe demandas de servidores da rede pública de saúde

Foto: José Hilde - ALE/RO

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS) da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta terça-feira (03), no plenarinho 01, com as presenças dos deputados Adailton Furia (PSD), presidente, Dr. Neidson (PMN) e Luizinho Goebel (PV). Na pauta, a discussão de melhorias salariais e de condições de trabalho para os profissionais da área da saúde do Estado.

Furia aproveitou para enfatizar a necessidade de se valorizar os profissionais da saúde, especialmente os enfermeiros e técnicos. “Os servidores vivem em um ambiente de muito estresse e de pressão e também estão doentes e precisam da atenção governamental”, observou.

Representantes dos trabalhadores fizeram uso da palavra, mais uma vez relatando as dificuldades e os desafios da categoria. Uma nova reunião está prevista para ocorrer na manhã desta quarta-feira (04), na Assembleia Legislativa, dessa vez com as presenças de representantes do Governo, para debater com a classe o atendimento das demandas que são cobradas.

Publicidade

Os servidores reclamam dos altos índices de atendimento aos profissionais de saúde, pelas más condições de trabalho. “A enfermagem representa 70% da mão-de-obra da saúde e estamos doentes, pela falta de condições de trabalho e pelo elevado estresse, além dos baixos salários”, relatou Charles Alves, representando a enfermagem.

Segundo Charles, “estamos sendo a cada dia mais desvalorizados e desprezados pelo poder público. O servidor de carreira precisa ser respeitado e não pode ser tratado como bandido, ou como responsável pelas más condições das unidades de saúde. Sugiro que o pagamento dos plantões seja revisado, pois é pago muito pouco aos técnicos, enfermeiros e auxiliares. Os trabalhadores estão doentes e as condições de trabalho são preocupantes “.

Flávia Lenzi, presidente do Sindicato dos Médicos, pontuou que “todos os profissionais na saúde são únicos: precisam ser reconhecidos. Enfrentamos periculosidade, com o risco enorme de agressões. Estamos expostos a falta de condições de trabalho. Faltam luvas, máscaras e estamos aqui discutindo em defesa de quem, nas piores condições possíveis, se dedica a trabalhar, em meio ao desespero de famílias. Precisamos ter uma carreira, e que isso fosse levado em consideração”.

Parecer 

O deputado Dr. Neidson foi o relator, com o parecer favorável, ao projeto de lei 311/19, de iniciativa do Executivo, que altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei nº 4.535, de 17 de julho de 2019, que trata do Fundo Estadual para Financiar a Construção do Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho (FUNHEURO).

Ver comentários

Continue Lendo...

Presidente Laerte Gomes prestigia inauguração de equipamento de radioterapia de alta tecnologia no Hospital de Amor da Amazônia

Parlamentar anunciou doação de R$ 4 milhões para a entidade considerada maior centro de tratamento oncológico do Norte do país.

Leia Mais
Rondônia alinha estratégias para avançar na reforma da previdência

Em reunião realizada na quarta-feira (19), no Palácio Rio Madeira, com a equipe econômica do Governo de Rondônia e representantes da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron) e Associação do Ministério Público do Estado de…

Leia Mais
Presidente Laerte Gomes atende lideranças de Espigão D’Oeste e Ministro Andreazza

Parlamentar recebeu vereadores dos dois municípios para discutir apoio nas próximas eleições e liberação de emendas.

Leia Mais
Ato cívico marca primeiro hasteamento da bandeira da Assembleia Legislativa, escolhida via concurso público

Presidente Laerte Gomes destaca que pavilhão simboliza a pluralidade e a importância do Parlamento para a democracia.

Leia Mais
Presidente Laerte Gomes prestigia evento do Governo voltado ao desenvolvimento sustentável de Rondônia

Na solenidade foram entregues 22 veículos e 20 drones para fortalecer a meta prevista no Plano Estratégico do Governo.

Leia Mais
Luiz Paulo Batista esclarece sobre o fim das coligações nas eleições de 2020

Além de advogado, ele é Secretário-Geral dos Progressistas em Rondônia.

Leia Mais