×

Congresso vota na segunda-feira regras de transparência nas emendas

A previsão era que a análise fosse feita hoje, mas votação foi adiada.

Foto: © Antonio Cruz/Agência Brasil Política

Foto: © Antonio Cruz/Agência Brasil Política

O Congresso Nacional analisa na próxima segunda-feira (29) o Projeto de Resolução nº 4/2021, que cria regras para a destinação de emendas ao Orçamento. A sessão na Câmara dos Deputados está prevista para as 14h e a do Senado, para as 16h.ebc - Congresso vota na segunda-feira regras de transparência nas emendasebc - Congresso vota na segunda-feira regras de transparência nas emendas

A aprovação desse texto é uma tentativa do Congresso de ampliar a transparência na apresentação, aprovação e execução das emendas de relator-geral da lei orçamentária.

A reunião do Congresso estava prevista inicialmente para esta sexta-feira (26). Mas no fim da noite de ontem (25), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comunicou sua decisão de transferir a reunião para segunda-feira.

continua após a Publicidade

Apresentado pelas Mesas do Senado e da Câmara, o projeto limita o valor das emendas de relator-geral, que passariam a ser direcionadas apenas para políticas públicas previstas em parecer preliminar. A intenção é permitir que os membros do Congresso Nacional e a sociedade tomem conhecimento prévio antes da apresentação do relatório geral.

O projeto também define regras para a publicação das indicações feitas pelo relator-geral, bem como das solicitações de recursos que as tiverem fundamentado.

Segundo a Agência Senado, as novas regras previstas na proposta, se aprovadas, devem valer para a lei orçamentária de 2022 e vão normalizar as emendas de 2021 que já foram previstas.

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a execução das chamadas emendas do relator-geral ao Orçamento da União, no dia 10.

Ver comentários

Continue Lendo...

Jaqueline Cassol reafirma compromisso com a população de Alta Floresta

A deputada federal Jaqueline Cassol afirmou que em 2022 irá trabalhar com ainda mais afinco para conquistar investimentos para Alta Floresta do Oeste. A afirmação foi feita durante a entrega de um veículo para a…

Leia Mais
Luiz Paulo inicia 2022 fazendo visitas nas Regiões da 429 e Zona da Mata em Rondônia – VEJA AS IMAGENS

O advogado conversou com líderes políticos e pretensos candidatos ao pleito eleitoral.

Leia Mais
Presidente do Senado quer votar projeto sobre preço de combustíveis

Rodrigo Pacheco quer frear o modelo atual de remarcação frequente.

Leia Mais
Assinada a ordem de serviços para revitalização da entrada de Nova Brasilândia

A deputada federal Jaqueline Cassol e o prefeito de Nova Brasilândia do Oeste Hélio Silva assinaram a ordem de serviço para o início da revitalização da entrada da cidade. A deputada destinou cerca de R$…

Leia Mais
Foto: Diego Queiroz - ALE/RO

Serão investidos R$ 200 mil na aquisição dos equipamentos para a rede municipal de saúde.

Leia Mais
Centro de Especialidades Odontológicas de Cacoal terá novos equipamentos

Aparelhos serão adquiridos com recursos conquistados pela deputada Jaqueline Cassol.

Leia Mais