×

Conselho Pleno da OAB é contrário às candidaturas avulsas e quer ingressar em ação

Conselho Pleno da OAB é contrário às candidaturas avulsas e quer ingressar em ação

Fotografia: OAB/Conselho Federal

O Conselho Pleno da OAB decidiu que a entidade deve requerer o ingresso, como amicus curiae, na ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de candidatos sem filiação partidária concorrerem a cargos políticos eletivos. A decisão foi tomada na sessão da última segunda-feira (7).

A presidente da Comissão Especial de Estudo da Reforma Política, Luciana Nepomuceno, ressaltou que a decisão ratifica a posição sólida do Pleno sobre o tema. “Os conselheiros entenderam que a exigência constitucional de filiação a um partido político para qualquer cidadão que queira se candidatar deve ser cumprida. O Conselho Pleno vai requerer o ingresso nos autos do recurso extraordinário que versa sobre o tema”, apontou.

Para ela, a falta de filiação geraria incerteza dos eleitores, como por exemplo na forma de posicionamento dos políticos. “Como votariam? Quais blocos legislativos eles comporiam? Negociariam diretamente com o Poder Executivo?”, indagou.

Publicidade

Nepomuceno também lembrou que, nas audiências públicas que a comissão tem realizado nas seccionais da OAB sobre o tema, a maioria dos presentes se mostra contrário às candidaturas independentes. “Vejo as pessoas mostrando adesão à opção do nosso constituinte”, completou.

O conselheiro federal Antonio Pimentel Neto, relator do processo no Conselho Pleno, defendeu em seu voto a importância do papel exercido pelos partidos políticos no sistema brasileiro. “Pragmaticamente, os partidos são base essencial da democracia representativa. Eles agrupam as principais demandas sociais, mobilizam pessoas, representam interesses, organizam eleições e apresentam os candidatos. Qualquer possibilidade de evolução política passa necessariamente pelo fortalecimento das agremiações partidárias, que são a base da democracia representativa no sistema brasileiro”, afirmou.

Ver comentários

Continue Lendo...

TSE reverte desaprovação das contas de campanha do Deputado Federal Expedito Netto

O Tribunal Superior Eleitoral, por meio de decisão monocrática proferida pelo Ministro Og Fernandes, reformou a desaprovação das contas de campanha do Deputado Federal Expedito Netto, proferida pelo Plenário do TRE/RO, composto por sete juízes….

Leia Mais
Veja o que muda na legislação eleitoral após a votação dos vetos

O Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado) terminou nesta terça-feira (10) a votação dos vetos do presidente Jair Bolsonaro à lei que muda as regras eleitorais. Os vetos restantes foram mantidos. Veja…

Leia Mais
Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Com a aprovação do Orçamento terminam as sessões ordinárias neste período legislativo.

Leia Mais
Deputados derrubam veto e mantêm alteração em projeto que beneficia pequeno produtor

Dois outros vetos foram mantidos, em matérias que envolvem o PPA e a eleição de diretores de escolas.

Leia Mais
VEJA O VÍDEO: Deputada Jaqueline Cassol usa tribuna da Câmara para chamar de “assalto” o pedido de reajuste tarifário da Energisa pautado para amanhã (10)

Assim que tomou conhecimento, na tarde desta segunda-feira, 09 de dezembro de 2019, do pedido de reajuste tarifário anual feito pela Energisa/Rondônia e que se encontra pautado para amanhã (10/12), na Agência Nacional de Energia…

Leia Mais
Nota Oficial da Presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia

Em respeito à população rondoniense venho esclarecer o seguinte: A eleição da mesa diretora foi uma das mais transparentes dos últimos anos. Nossa eleição se deu com a soma de 23 votos dos nobres pares,…

Leia Mais