×

Deputada Jaqueline Cassol pede suspensão da cobrança da conta de água e luz

Medida beneficiará participantes do programa Tarifa Solidária.

Deputada Jaqueline Cassol pede suspensão da cobrança da conta de água e luz - correio de rondônia

Fotografia: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A deputada federal Jaqueline Cassol protocolou, nessa segunda-feira (23) pedido aos governos Federal e Estadual para suspender a cobrança das contas de luz, água e esgoto das famílias beneficiárias do programa Tarifa Social. Ao todo, quase 70 mil famílias rondonienses podem ser beneficiadas com a medida. A inicialmente, a proposta estabelece a suspensão por 90 dias.

São duas ações: um projeto de lei federal que isenta temporariamente o pagamento da Tarifa Social de Energia Elétrica aos consumidores enquadrados na subclasse residencial baixa renda e outro ofício ao governo de Rondônia solicitando a suspensão da conta de água para os beneficiários do programa no Estado.

Publicidade

A proposta de lei, caso seja aprovada pelo Congresso Nacional, beneficiará todos os brasileiros participantes do programa do Governo Federal. Já a suspensão da conta de água atende a população de Rondônia.

De acordo com os documentos, as medidas são necessárias para que as famílias de baixa renda do Estado garantam o sustento de suas casas durante a epidemia do coronavírus no país. Na última sexta-feira (20), o Governo de Rondônia decretou estado de calamidade pública e com isso muitas atividades comerciais foram suspensas.

“O momento é muito delicado e exige sensibilidade dos governantes. Muitas famílias trabalham com atividades autônomas e devido o decreto de distanciamento social ficarão sem parte de suas rendas. É nosso dever como representantes do povo trabalhar para minimizar os problemas que enfrentarão”, afirmou.

COBRANÇA EM 2021- O ofício prevê o pagamento, das tarifas isentas, durante 2021, assim o estadual não teria o prejuízo fiscal. “Propomos a diluição dessas três contas durante o próximo ano, assim as famílias já terão conseguido se reestabelecer financeiramente”, explicou.

Ver comentários

Continue Lendo...

Presidente Laerte Gomes apresenta ações da Assembleia Legislativa no combate à Covid-19

Ele manifestou sua preocupação em encontrar uma alternativa para proteger a saúde e garantir a atividade econômica.

Leia Mais
Presidentes do PP no Cone Sul de Rondônia participam de reunião por videoconferência

O calendário das próximas reuniões será divulgado pela Executiva Estadual.

Leia Mais
Laerte Gomes anuncia a liberação de R$ 1,360 milhão para apoiar Presidente Médici

Presidente da Assembleia Legislativa garantiu os investimentos, beneficiando diversos setores do município.

Leia Mais
Volta ao Senado projeto que proíbe corte de serviços essenciais em fim de semana

O Projeto de Lei 669/2019, que proíbe o desligamento de serviços públicos como água e energia elétrica nas sextas-feiras, fins de semana e feriados, retornará ao Senado para análise devido às mudanças feitas na Câmara….

Leia Mais
Câmara pode votar hoje urgência para projeto que adia o Enem

Mudança decorre da crise causada pelo novo coronavírus.

Leia Mais