×

Governador sanciona projeto do presidente Laerte Gomes que proíbe corte de energia sem notificação

Energisa é obrigada, sob pena de multa, a encaminhar notificação com 15 dias de antecedência ao consumidor.

Governador sanciona projeto do presidente Laerte Gomes que proíbe corte de energia sem notificação

Foto: José Hilde - ALE/RO

O governador Marcos Rocha (PSL) sancionou a Lei 4.660/2019 proibindo o corte de energia sem a notificação com 15 dias de antecedência pela concessionária de energia em Rondônia. O ato foi publicado na edição desta terça-feira, 26, no Diário Oficial do Estado. A matéria é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), e assegurou várias garantias ao consumidor.  A medida está de acordo com a Resolução nº 414/2010 da ANEEL.

O texto legal ainda proíbe a punição ao consumidor, caso este não pague a conta gerada, mas tenha quitado as próximas faturas se não houve haja notificação do débito anterior em até 90 dias. Também está proibido, segundo a Lei de Laerte Gomes, o corte em estabelecimentos de saúde, instituições educacionais e de internação coletiva de pessoas e usuário residencial de baixa renda beneficiário de subsídio.

Outro ponto é a proibição de corte em domicílio onde resida pessoa idosa que cuide de outra pessoa idosa portadora de deficiência mental, física ou acamada. “Conforme a Resolução da ANEEL, verifica-se que o corte no fornecimento da energia ante o inadimplemento das faturas é lícito, contudo, o consumidor deve ser previamente notificado, vez que havendo a interrupção da energia elétrica sem aviso prévio, o corte é ilegítimo, respondendo a concessionária pelos danos causados ao consumidor”, explicou texto legal do parlamentar aprovado pela Assembleia.

Publicidade

 

Ver comentários

Continue Lendo...

TSE reverte desaprovação das contas de campanha do Deputado Federal Expedito Netto

O Tribunal Superior Eleitoral, por meio de decisão monocrática proferida pelo Ministro Og Fernandes, reformou a desaprovação das contas de campanha do Deputado Federal Expedito Netto, proferida pelo Plenário do TRE/RO, composto por sete juízes….

Leia Mais
Veja o que muda na legislação eleitoral após a votação dos vetos

O Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado) terminou nesta terça-feira (10) a votação dos vetos do presidente Jair Bolsonaro à lei que muda as regras eleitorais. Os vetos restantes foram mantidos. Veja…

Leia Mais
Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Com a aprovação do Orçamento terminam as sessões ordinárias neste período legislativo.

Leia Mais
Deputados derrubam veto e mantêm alteração em projeto que beneficia pequeno produtor

Dois outros vetos foram mantidos, em matérias que envolvem o PPA e a eleição de diretores de escolas.

Leia Mais
VEJA O VÍDEO: Deputada Jaqueline Cassol usa tribuna da Câmara para chamar de “assalto” o pedido de reajuste tarifário da Energisa pautado para amanhã (10)

Assim que tomou conhecimento, na tarde desta segunda-feira, 09 de dezembro de 2019, do pedido de reajuste tarifário anual feito pela Energisa/Rondônia e que se encontra pautado para amanhã (10/12), na Agência Nacional de Energia…

Leia Mais
Nota Oficial da Presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia

Em respeito à população rondoniense venho esclarecer o seguinte: A eleição da mesa diretora foi uma das mais transparentes dos últimos anos. Nossa eleição se deu com a soma de 23 votos dos nobres pares,…

Leia Mais