×

Governador sanciona projeto do presidente Laerte Gomes que proíbe corte de energia sem notificação

Energisa é obrigada, sob pena de multa, a encaminhar notificação com 15 dias de antecedência ao consumidor.

Governador sanciona projeto do presidente Laerte Gomes que proíbe corte de energia sem notificação

Foto: José Hilde - ALE/RO

O governador Marcos Rocha (PSL) sancionou a Lei 4.660/2019 proibindo o corte de energia sem a notificação com 15 dias de antecedência pela concessionária de energia em Rondônia. O ato foi publicado na edição desta terça-feira, 26, no Diário Oficial do Estado. A matéria é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), e assegurou várias garantias ao consumidor.  A medida está de acordo com a Resolução nº 414/2010 da ANEEL.

O texto legal ainda proíbe a punição ao consumidor, caso este não pague a conta gerada, mas tenha quitado as próximas faturas se não houve haja notificação do débito anterior em até 90 dias. Também está proibido, segundo a Lei de Laerte Gomes, o corte em estabelecimentos de saúde, instituições educacionais e de internação coletiva de pessoas e usuário residencial de baixa renda beneficiário de subsídio.

Outro ponto é a proibição de corte em domicílio onde resida pessoa idosa que cuide de outra pessoa idosa portadora de deficiência mental, física ou acamada. “Conforme a Resolução da ANEEL, verifica-se que o corte no fornecimento da energia ante o inadimplemento das faturas é lícito, contudo, o consumidor deve ser previamente notificado, vez que havendo a interrupção da energia elétrica sem aviso prévio, o corte é ilegítimo, respondendo a concessionária pelos danos causados ao consumidor”, explicou texto legal do parlamentar aprovado pela Assembleia.

Publicidade

 

Ver comentários

Continue Lendo...

Jaqueline Cassol conquista R$ 11 milhões para combate ao Coronavírus

Recursos extras serão investidos em 27 municípios.

Leia Mais
Presidente Laerte Gomes indica ao Poder Executivo instituição de auxílio financeiro para professores da rede pública estadual

Sintero afirma que educadores estão tendo gastos extras ao adotar modalidade de ensino à distância em razão da pandemia.

Leia Mais
Presidente Laerte Gomes confirma empenho de quase R$ 190 mil para agroindústria de Alvorada do Oeste

Recurso atenderá a Associação dos Agricultores e Piscicultores de Alvorada do Oeste.

Leia Mais
Maia diz que acordo para adiamento das eleições ainda está longe

Presidente da Câmara tenta fechar consenso até a quarta-feira.

Leia Mais
Jaqueline Cassol solicita respiradores e medicamentos para Rolim de Moura

A solicitação foi de três aparelhos de ventilação pulmonar para equipar a sala vermelha da unidade do Hospital Municipal de Rolim de Moura.

Leia Mais